CONSUMO COMPARTILHADO: O QUE É E COMO FUNCIONA

Share

Antigamente, comprar coisas de brechó parecia coisa de pobre, mas hoje é coisa de gente inteligente. Essa nova forma de encarar o consumo vem ganhando a simpatia de muitas pessoas e está cada vez mais popular. Recuperar parte daquilo que foi gasto numa peça também é uma motivação a mais para praticar esse tipo de consumo.

Segundo o Vision Critical, um instituto de pesquisa de comportamento do consumidor, pelo menos 60 milhões de pessoas em países ricos aderiram ao consumo colaborativo durante o ano de 2013. Isso nos mostra que o consumidor está mudando os seus hábitos e que novas oportunidades de negócio estão surgindo. Essa estatística nos revela ainda que o consumo vai muito além de comprar algo, ele é baseado numa experiência prazerosa para o cliente.

VANTAGENS

Comprar uma peça que custava caro por um preço menor é uma das grandes vantagens desse tipo de consumo. Alugar um espaço , por exemplo, para estadia ,  por um preço menor do que o de um hotel e ainda contando com o aconchego do clima de uma casa, é uma opção bem mais atrativa e muito mais econômica.

 ALGUNS SERVIÇOS ENCONTRADOS

São vários os serviços dentro dessa categoria de consumo, desde  hospedagem para cachorros até aluguéis de temporadas em casas de famílias desconhecidas, o que é uma opção mais barata que um hotel e acredito eu muito mais valiosa.

1. AIRBNB

Este serviço já soma mais de vinte milhões de usuários e faz  aponte entre pessoas dispostas a hospedar desconhecidos e pessoas que aceitem se hospedar em casa de estranhos. É uma forma de economizar e quem tiver a sorte de encontrar uma família legal e acolhedora que o aceite, além de fazer economia , fará novas amizades. Recentemente uma amiga minha usou o Airbnb e amou a experiência.

2. ETSY

A Etsy conecta pessoas que produzem artesanato àquelas que amam comprar artesanato e isso em diversos países. A demanda por produtos exclusivos , feitos à mão ou que não sejam originados de mecanismos duvidosos de produção, como aqueles que envolvem o trabalho escravo, está aumentando, pois o consumidor está cada vez mais consciente.

 ROUPAS , CALÇADOS E ACESSÓRIOS

Sites menores também podem ser uma boa opção para quem gosta de comprar peças usadas em bom estado. Listei aqui alguns que podem ser úteis e aproveitei também para deixar o link do meu bazar online, sobre o qual já falei aqui em outro post:

BAZAR DA DANI

Esse é o meu brechó online onde vendo as coisas que já não cabem mais em mim, as que enjoei ou que comprei e por algum motivo não usei. Às vezes eu coloco coisas da minha mãe também. Como ainda estou montando um blog e alterando o layout para deixá-lo bem gracioso, estou vendendo apenas  pelo Facebook.

ADORO BRECHÓ

Uma lojinha super fofa que achei nas minhas pesquisas e que tem peças inclusive de marcas famosas por um precinho bem em conta.

 MARIA BRECHÓ

Esse também é bem interessante e oferece a opção de comprar, vender ou doar. Você pode rastrear o seu pedido pela internet.

É CONFIÁVEL COMPRAR EM BRECHÓS?

Geralmente os vendedores colocam as fotos do produto e listam todas as avarias. Algumas lojas dão o código de rastreio para que você possa acompanhar o deslocamento do produto. Redes como o Enjoei só liberam o pagamento depois que o cliente recebe produto. Quando não há esse recurso o que fica mesmo é confiança de que o vendedor não vai dar calote, o que acho difícil nos dias de hoje, pois a má reputação se espalha muito fácil nas redes sociais e ninguém vai querer perder venda.
Para receber o produto há várias opções. Pode ser via correio ou em lugar marcado,de preferência público. Não se recomenda marcar em casa , por exemplo. Shoppings centers são os locais mais indicados para entregar uma mercadoria.
Eu já vendi pelo enjoei e já vendi também pela minha página no Facebook: BAZAR DA DANI. A experiência e recuperar arte daquilo que você investiu é ótima e também de saber que alguém fez um ótimo negócio ao comprar algo por um preço reduzido. Acredito que essa forma de consumo vai além da economia, ela expressa valores, como a questão de contribuir para um planeta mais sustentável e revela os novos hábitos do consumidor que está cada vez mais consciente.
Qualquer dúvida sobre o assunto é só deixar um comentário. Abraços e um dia abençoado, cheio da graça de Deus!!!
Palavra do dia: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Deuteronômio 6:4

No Comments

Deixe aqui o seu comentário e se tiver um blog deixe também o link para eu poder visitá-lo.