CUIDADOS COM A PELE OLEOSA

Share

CUIDADOS COM A PELE OLEOSA

Manter a pele saudável nos dias de hoje com tanta poluição e correria é um desafio.  Para cuidar bem da sua pele é preciso conhece-la a fim de selecionar os produtos mais adequados e a rotina de limpeza e hidratação mais indicada para o seu tipo de pele. Hoje vamos falar sobre a pele oleosa.

 

CARACTERÍSTICAS DA PELE OLEOSA

A pele oleosa, também chamada de pele lipídica, recebe esse nome pelo fato de produzir muito sebo. Seus aspecto é gorduroso, úmido e brilhante, apresenta poros dilatados. É tendenciosa para o surgimento de cravos e espinhas, por esse motivo merece uma atenção especial e procedimentos de limpeza e hidratação específicos.

CUIDADOS ESPECÍFICOS  COM A PELE OLEOSA

Para cuidar direitinho da pele oleosa é necessário uma rotina. Se você ficar um dia sem cuidar da forma correta da sua pele oleosa perceberá problemas rapidamente. Lavar , tonificar e hidratar com produtos específicos, são passos essenciais para evitar o brilho excessivo e a aparência de polos dilatados.

Utilizar os produtos certos faz toda a diferença. Ter um profissional de confiança que te assista também. Muitos dermatologistas querem empurrar produtos caros e te fazem gastar mais e também a ter certas dores de cabeça com reações desagradáveis, como alergias ou queimaduras na pele.

Há alguns aproximadamente três anos minha dermatologista prescreveu alguns produtos. Alguns uso até hoje, outros eu fui escolhendo de acordo com as minhas necessidades e com o conhecimento que já possuo sobre o meu tipo de pele. Estudar ajuda muito. Ter feito algumas cadeiras de Fisiologia na época da faculdade de Fisioterapia e ter participado de estágios na clínica escola da faculdade também aprimoraram meus conhecimentos.

 

Hoje , graças a Deus, consigo controlar as espinhas, pois a minha pele é muito oleosa. O segredo: oração e ação, algumas amigas riam de mim quando pegavam meu celular e lá estava um pequeno lembrete: orar pela minha pele. Bom, a Bíblia diz que não devemos ficar ansiosos por nada. Minha pele me deixava incomodada, então eu orava sim e pedia a Deus sabedoria para me ajudar a resolver aquilo. Acredito que ele me respondeu.

MINHA ROTINA DIÁRIA DE CUIDADOS

Começo o dia limpando a pele. Utilizo um esfoliante diário logo cedo e após esfoliar a pele aplico meu sabonete para pele oleosa. Uso o sabonete Dermotivin Control, para peles muito oleosas. O esfoliante é o Rapid clear anti-cravos da neutrogena. Minha dermatologista disse que o uso desse sabonete , que já possui ação adstringente, dispensa o uso do tônico.

Nem sempre a pele oleosa dispensa o procedimento de hidratação, se você preferir ou precisar hidratar, opte por produtos livre de óleo e que tragam na embalagem o termo gel creme. Minha pele, segunda minha médica, ainda não precisa de hidratação, até porque os protetores solares que eu uso o dia inteiro já são cheios de ativos hidratantes, então hidratar significaria deixar a pele mais pesada e predisposta ao surgimento de espinhas. Como as coisas estão fluindo direitinho sem hidratação específica, continuo fazendo assim, mas nada melhor que ter a sua pele avaliada por um profissional e só faça o teste de produtos que você sabe que são indicados para o seu tipo de pele.

Pela manhã não aplico hidratante para o rosto, apenas um para área dos olhos. Utilizo dois: o ultra-ligth contorno dos olhos, da neutrogena e o Clinical Eye Lift Pro da Avon, que é meu preferido.

Após lavar a pele e aplicar o creme para área dos olhos prossigo para a proteção solar. Mesmo morena, tenho muitas sardas e sou passível de adquiri-las com muita facilidade se ficar exposta ao sol sem proteção.

Lavo o rosto, por recomendação da minha dermatologista, de duas a três vezes por dia e sempre reaplico o protetor solar.

À noite, o ritual de limpeza consiste em retirar algum vestígio de maquiagem que eu tenha usado durante o dia. Utilizo primeiro um demaquilante bifásico e depois o meu sabonete.

Aplico novamente o creme para a área dos olhos e um ácido prescrito pela minha dermatologista.

Não recomendo que ninguém faça uso de ácidos para o rosto sem consultar um profissional, pois as consequências podem ser graves, como queimaduras e lesões na pele.O ácido prescrito pra mim foi o differin 0.3%.  Uso somente à noite.

Faço uso também de algumas receitinhas caseiras de esfoliação com mel e açúcar e máscaras para hidratação. Uma que gosto de sempre utilizar é a máscara de açafrão, sobre a qual já escrevi uma outra postagem. (Para ler clique aqui)

 

Bom, esta é minha rotina de cuidados com a pele. Quem me conhece há mais tempo sabe que eu tinha muitas espinhas, muitas mesmo. Estou muito satisfeita com o resultado do tratamento que tenho feito. Graças a Deus minha pele melhorou muito.

Gostaram do post? Que tal compartilhar com uma amiga? Beijo grande e uma dia abençoado, cheio da graça de Deus!

2 Comments

  • Reply Joana agosto 15, 2016 at 11:58 pm

    Eu tenho a pele oleosa para conseguir amenizar preciso sempre usar algum tipo de creme

    • Reply Daniele Leite agosto 16, 2016 at 8:56 pm

      Dependendo do creme o efeito pode ser o inversamente proporcional à intenção. É preciso escolher bem!!
      Bjo!

    Deixe aqui o seu comentário e se tiver um blog deixe também o link para eu poder visitá-lo.