D.I.Y: desodorante caseiro fácil e rápido

Share

D.I.Y: desodorante caseiro fácil e rápido

Há alguns dias publiquei um post sobre os riscos de se utilizar os desodorantes comuns,( LEIA AQUI) os quais são repletos de substâncias nocivas e alérgenas e podem trazer riscos à saúde a longo prazo. Na ocasião deixei a receitinha do desodorante caseiro que uso. Vieram me questionar sobre a efetividade do desodorante caseiro no combate a odores e eu contestei com base na minha experiência de uso.

Eu faço meu próprio desodorante com óleo de coco, óleo essencial de cravo e bicarbonato de sódio. Às vezes, quando o dia não está muito quente, uso apenas leite de magnésia como desodorante, mas na maioria das vezes combino o desodorante natural com o leite de magnésia.  Estou sempre buscando novas receitas e criando as minhas.

Quando suamos, o corpo libera muitas substâncias, como água , mas libera também substâncias tóxicas. O suor não possui cheiro, porém , alguns indivíduos podem exalar um odor desagradável , proveniente da atividade de bactérias que se alimentam do suor. Quando as bactérias digerem o suor acabam liberando aquele cheirinho nada agradável.

Beber muito líquido, ao contrário do que parece, ajuda a controlar a quantidade de suor. Quem bebe mais água transpira menos, pois a temperatura corporal fica mais baixa e sem necessidade de regulá-la, transpira-se menos.

A minha receita é adaptada. Pesquisei em alguns sites e vi que a maioria das receitas levava amido de milho, que é transgênico. Não conheço nenhuma marca de amido que não seja, então quem souber onde vende amido não modificado geneticamente , eu agradeceria se compartilhasse.

 Ingredientes do desodorante caseiro

4 colheres(sopa) de óleo de coco

4 colheres(chá) de bicarbonato de sódio

2 gotinhas de óleo essencial de cravo

Modo de preparar:

Misture todos os ingredientes num potinho (compre um potinho com tampa pequeno) e leve à geladeira até endurecer. Guarde essa mistura na geladeira e sempre que for manipulá-la para uso utilize uma pazinha. Você pode usar palitos de picolé que são vendidos em pacotes com várias unidades. O bom é que quando descartados não poluem o meio ambiente. Veja a ação de cada elemento do seu desodorante natural:

Onde comprei o potinho?

Encontrei na Le Biscuit, uma loja que me lembra muito as Lojas Americanas, mas tem bem mais variedade. Comprei um pacotinho de quatro potes por 5 reais.

Conheça as propriedades de cada ingrediente

Óleo de coco – emoliente e calmante

Bicarbonato de sódio – ação alcalinizante,  o que detona com as bactérias que se alimentam do seu suor e preferem o meio ácido.

Óleo essencial de cravo – agente bactericida natural.

Você pode usar outro óleo essencial, caso não goste do cheirinho de cravo, mas o poder bactericida será um pouquinho menor.

Modo de usar:

Aplique nas axilas limpas e secas com as mãos. Use uma pazinha ou outro instrumento para manipular seu desodorante a fim de evitar contaminação. Se desejar uma efetividade maior e uma sensação de pele sequinha, umedeça um chumaço de algodão com leite de magnésia e aplique uma camada nas axilas, após usar o desodorante.

Meus resultados

Sábado agora fui passear com uma amigas que fazia tempo que não via. Apliquei o desodorante às 09:30 e fiquei até às 16:30 aproximadamente. Fomos a um dos shopping aqui de Fortaleza. Andamos bastante. Não fiquei com nenhum cheirinho desagradável nas axilas. Transpirei gotinhas apenas, o que acontecia muito mais quando usava o desodorante convencional. Eu não troco meu desodorante natural, a não ser que apareça um outro natural melhor ainda. Teve um monte de gente que questionou a eficácia, mas gente funciona, pelo menos pra mim está funcionando muito bem, graças a Deus.

Espero que você tenha gostado da dica. Se você fizer o desodorante, ficarei muito feliz se compartilhar seus resultados aqui. Se achar que pode ser útil para alguém, compartilhe este post.

Um abençoado e cheio da graça de Deus!!Abraço!

Palavra do dia: Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna. Mateus 5:37

4 Comments

  • Reply Stefanie Regina Forler agosto 4, 2015 at 1:13 am

    Eu tinha visto essa receita + ou – em uma comunidade de produtos naturais e estava interessada para experimentar, por que desodorante comum não dá comigo, eu passo de manhã e de tarde já tá com cheirinho…

    Se eu quiser colocar algum óleo essencial a mais para dar perfume eu posso?

    Beijinhos
    http://www.sakurys.com

  • Reply Daniele Leite agosto 4, 2015 at 1:19 am

    Pode sim Stefanie. Eu uso o óleo essencial de cravo porque é bactericida natural, mas o cheiro dele é um pouco forte e se colocar muito fica meio enjoativo. Mas você pode colocar um outro óleo de sua preferência, que possua um cheirinho mais gostoso. Eu estou usando esse desodorante e ele segura por umas quase cinco horas. A roupa fica com um leve cheiro de cravo, o que é bom, porque cravos evita traças.

  • Reply Marcia julho 23, 2016 at 4:08 pm

    Que legal! Quanto tempo será que dura?

    • Reply Daniele Leite julho 23, 2016 at 7:58 pm

      Depende do clima. Em cidade de tempo frio aguenta o dia todo, mas em locais como a minha cidade, Fortaleza, é necessário reaplicar.
      Bjos!

    Deixe aqui o seu comentário e se tiver um blog deixe também o link para eu poder visitá-lo.