Espada do Espírito

A Espada do Espírito: manuseando bem essa ferramenta

Share

A Espada do Espírito: manuseando bem essa ferramenta

A Espada do Espírito é um dos nomes que se atribui à Palavra de Deus e o responsável por essa analogia foi Paulo, que comparou a batalha espiritual com um batalha de verdade e para estarmos preparados para essa batalha é necessário que saibamos manusear as ferramentas que estão disponíveis para nós. Um delas é a Espada do Espírito.

Stormie Omartian em seu livro Guerreiras de oração fala do treinamentos que os atiradores de elite americanos recebem para executar suas missões. Eles treinam em período integral e transformam o treino com arma em um estilo de vida. Ser atirador de elite é parte do que eles são, fica enraizado. Em suas missões o tiro deve ser certeiro. Quando são convocados não podem errar.

De forma similar, a nossa melhor arma, a Espada do Espírito, a Palavra de Deus, deve se tornar parte de quem nós somos e não só algo que lemos e ouvimos e não muda a nossa vida ou a vida de quem nos cerca.

Para que isso aconteça é necessário treino. Não há como ficar bom ou excelente em algo sem trabalho duro, sem dedicação. Para que fiquemos firmes é interessante que sigamos algumas dicas a fim de que manuseemos bem a Palavra da Verdade:

1 – Leia a Bíblia todos os dias

Transforme a leitura da Bíblia em um hábito. Sei que não é fácil porque vivemos em um mundo cheio de tarefas a serem realizadas. Mas pense quão melhor será realizar essas atividades todas que temos que dar conta se passarmos um tempo desfrutando da presença de Deus e de seus conselhos. Melhor começar o dia com a melhor parte. Lendo a Bíblia e buscado a direção de Deus.

2 – Medite no que você leu

Não basta apenas ler por obrigação. Leitura sem entendimento, sem reflexão é perda de tempo. Antes de começar a sua leitura e após terminá-la peça a Deus que oriente você. Peça calma para ouvi-lo, peça sabedoria para entender o recado que Ele tem para você. Não tenha pressa.

2 – Memorize versículos

Escolha um versículo da sua leitura para memorizar. Ter a Palavra de Deus guardada na mente ajuda a nos manter em equilíbrio com Deus, obedecendo-o. Ajuda-nos também a tomar decisões mais sábias e nos livra de pecar.

“Guardei no coração a tua Palavra para não pecar contra Ti” (Salmo 119:11)

3 – Use guias de estudo bíblico para ajudá-lo

Guias de estudo bíblico ou lições bíblicas são ótimas ferramentas para nos motivar a ler e estudar a Bíblia. Eu possuo alguns aqui em casa. Um dos meus preferidos é o da Editora Cristã Evangélica: “Vivendo uma vida de qualidade”, um série de estudos baseado no livro de Provérbios. É um livrinho básico, mas muito edificante.

 

4 – Tenha um pequeno grupo

Grupos de leitura e discussão da Bíblia são muito edificantes e auxiliam bastante na apreensão dos preceitos bíblicos. Forme um grupo pequeno mesmo que não seja presencial.

Você pode compartilhar com outros irmãos e amigos a sua leitura da semana, como Deus falou ao seu coração e encorajar os demais a seguirem firmes nas suas leituras e orações, além claro , de ser edificado pelos testemunhos dos outros membros do grupo.

Reunir-se presencialmente é muito bom, mas se não der para fazer isso crie um grupo no Whatsapp e comece da forma que for possível.

Mai fortes a cada leitura

Leitura

Cada vez que você a Bíblia ela vai se enraizando em seu coração. Mesmo que você leia o mesmo versículo , cada leitura será um novo aprendizado. A Espada do Espírito, que é a Palavra de Deus, é uma arma poderosa contra o inimigo das nossas almas.

Uma espada tem o poder de cortar, ferir e destruir. A Espada do Espírito, se manuseada da forma correta tem o poder de destruir as estratégias do mal. O inimigo constantemente ataca nossas mentes, mas elas estiverem cheias da Palavra de Deus ele não as conseguirá atingir.

Deixe que a Palavra de Deus alimente sua alma. Posso lhe dar uma sugestão? Leia Provérbios capítulo 10. Espero que essa leitura fale ao seu coração. Um excelente domingo!

Quem anda em sinceridade, anda seguro; mas o que perverte os seus caminhos ficará conhecido.
Provérbios 10:9

 

No Comments

Deixe aqui o seu comentário e se tiver um blog deixe também o link para eu poder visitá-lo.