Escova progressiva: efeitos colaterais

Share

Escova progressiva: efeitos colaterais

Faz bastante tempo que não faço escova  progressiva no cabelo. Quando fazia , eram média umas duas  vezes por ano. No começo o cabelo ficava lindo. Mas com o passar do tempo ia ressecando , caindo muito e perdia todo aquele brilho inicial.

Algumas negatividades da progressiva

Pois bem, vamos à lista de consequências negativas que aconteceram com meu cabelo. Meu cabelo tinha muito  volume,  mas depois de fazer progressiva algumas vezes ficou ralinho. A queda também foi outra característica marcante.

Meu marido até apelidou os fios que caíam e se juntavam (formando um aglomerado) de Bob Marley. Não estou exagerando, era muito cabelo no chão da casa, no ralo do banheiro. Eu pegava no cabelo e ele já caía.

Um cabelo cheio de caspas

Outro problema que a escova progressiva me causou foram as caspas, ou melhor as cascas que desapregavam do meu couro cabeludo dando a impressão de que era uma porquinha e não lavava o cabelo.

Eu fazia manutenção, hidratação, reconstrução.  Não passava creme na raiz e ainda assim o cabelo era um  poço de óleo e vivia cheio dessas crostas horrorosas . Era como se eu tivesse escaldado meu couro cabeludo. Coçava muito, vocês não têm ideia.

Um cabelo opaco

Outro problema foi opacidade do meu cabelo. Estava sem vida dois meses após o procedimento e todo emborrachado. Fazer cauterização piorava meu problema, deixando-o duro.

Como tudo começou…

Essa história de progressiva começou porque a minha preguiça era grande de escovar o cabelo e também porque como no Ceará o clima é escaldante, a escova não durava nada e eu queria ter a sensação de sair com o cabelo molhado de casa e ele secar lisinho.

 Se eu ainda vou fazer progressiva?

Progressiva não, no máximo um botox, que não muda a forma dos meus cachos e não deixa meu cabelo caindo horrores. Mas progressiva definitivamente não. Para mim não deu muito certo.

Para você que não consegue abrir mão do liso

Se você não consegue ficar sem escova progressiva, a orientação é escolher um bom profissional  e um produto que cause o mínimo de irritação. Não confie em tudo que lhe dizem, a maioria desses produtos tem formol e quem é alérgico( meu caso)  sofre bastante.

Sempre procure saber a origem dos produtos e desconfie de escovas que causem ardências nos olhos, pode conter formol.

Eu não vou mentir que gosto do efeito da progressiva. Logo no início o cabelo fica lindo e é bem mais prático cuidar do cabelo assim. Mas não quero meu cabelo caindo e cheio de cascas novamente.

E você? Já teve alguma consequência advinda do uso da progressiva? Deixe seu comentário aqui. Compartilhe com a gente a sua experiência.

Palavra do dia: Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna. Gálatas 6:8

10 Comments

  • Reply Andréia junho 7, 2017 at 12:29 pm

    Ótimo artigo, eu faço progressiva a cada 6 meses, é o que me salva… Parabéns por compartilhar sua experiência

    • Reply Daniele Leite junho 7, 2017 at 1:19 pm

      Eu desisti, Andrea, meu cabelo estava caindo demais, mesmo fazendo uma vez por ano. Cada um reage de uma maneira, eu reagi bem mal à química.
      Mas tô conseguindo, graças a Deus, deixar ele do jeitinho que quero !! No máximo faço um Botox, mas nada que agrida muito!
      Bjos!

  • Reply Jane junho 7, 2017 at 1:03 pm

    Meninas tudo bem?
    Então, sou cabeleireira.
    Isto de caspa cair, sair do salão com cabeça pegando fogo, foi pq passaram produto no couro cabeludo, isto é imperdoável. Não pode de maneira alguma.
    Minhas clientes amam fazer, tenho maior cuidado, não passo nas pontas para q fique com resultado natural. Nunca houve queda, nem caspas, e tb lavo assim q termino.
    Acho q a cabeleireira de vcs não tomaram os devidos cuidados…

    • Reply Daniele Leite junho 7, 2017 at 1:12 pm

      Jane, eu sofri. Fiquei com trauma de progressiva por conta disso e hoje só faço escova e chapinha porque passei maus bocados. Fico feliz que você seja uma profissional responsável, que se preocupa com a saúde de seus clientes. A cabeleireira que fez o meu na época passou sim o produto no meu couro cabeludo e saí com a cabeça toda vermelha.

  • Reply Daniele Leite junho 7, 2017 at 1:19 pm

    Obrigada Manuela pelo comentário e pelas dicas. Também tenho investido em produtos profissionais. Eu tive muitos problemas com os efeitos colaterais da escova progressiva. Ainda assim caí na tentação de fazer outra vez, pois a cabeleireira disse que o produto não agredia os fios e que que até a prima dela que era super alérgica tinha feito e não sentiu nada. Eu quase saí do salão com a cabeça pegando fogo, de tanto que ardia. Depois de ter tantas experiências negativas decidi só pela escova mesmo, no máximo um botox . Dá mais trabalho, mas a nossa saúde é mais importante. Sem contar que o nosso cabelo permite muito mais mudanças quando está natural, podendo ser usado lisinho com a escova ou cacheado. Bjs.

  • Reply Fernanda junho 7, 2017 at 7:44 pm

    Olá Daniele,

    Realizo progressiva sem formol a cada 6 meses ou mais. Em relação a queda de cabelo não notei mesmo porque já tive uma queda muito grande quando descobri a menopausa precoce.

    Gostei muito de sua experiência e post!!

    Um beijo,

    http://www.purestyle.com.br

    • Reply Daniele Leite junho 7, 2017 at 8:09 pm

      Hoje eu não faço mais porque vi que realmente não dá para mim. Os efeitos são muito ruins. Experimentei o Botox capilar, que segundo a dona do salão era versão para crianças, mais fraquinha. Gostei do resultado pois não senti pinicação, meu cabelo não ficou caindo aos montes e não altera os meus cachinhos que agora aprendi a amar. Vez ou outra ainda uso chapinha, mas no dia a dia estou amando meu cabelo natural.
      Bj!

  • Reply Anônimo junho 7, 2017 at 8:13 pm

    Muito bom o post, obrigada por compartilhar a tua experiência. Tenho o cabelo cacheado igual ao teu e fico morrendo de vontade de fazer progressiva nele pq é realmente difícil manter a escova no meu cabelo (especialmente quando o tempo está úmido). Algumas coisas que me ajudam muito: shampoo smooth, hidratação com máscaras profissionais sempre que lavo, secador 2000w ou mais, protetor térmico com ação anti frizz e, para manter a escova durante a semana, faço touca antes de dormir. Com isso, só lavo o cabelo 2x na semana (tenho o cabelo muito seco) e apesar de todo o trabalho acaba que vale a pena considerando os problemas decorrentes da progressiva.
    Bj, Manuela.

  • Reply Lary Zorzenone agosto 12, 2017 at 8:12 pm

    Olá
    Já fiz progressiva algumas vezes, inclusive a última foi a quase um ano, mas não pretendo voltar a fazer. Meu cabelo é muito volumoso, o que não gosto, mas estou descobrindo alguns cremes de tratamento que diminuem isso, então vou apostar neles e deixar a química de lado, até porque não sou a maior fã de cabelo escorrido, só não curto o volume.

    Vidas em Preto e Branco

    • Reply Daniele Leite agosto 15, 2017 at 2:27 pm

      Eu também Lary, não gosto de cabelo escorrido, mas também não curto volumão. Nada contra quem gosta, só acho que não combina comigo e não me sinto à vontade.

    Deixe aqui o seu comentário e se tiver um blog deixe também o link para eu poder visitá-lo.