o-lado-positivo

Enfatize o lado positivo das pessoas e veja a diferença

Enfatize o lado positivo das pessoas e veja a diferença

Quem aqui não já listou os defeitos de alguém algum dia? Eu já ,muitas vezes. E isso prejudicou demais meu relacionamento com algumas dessas pessoas e prejudicou a mim mesma. Quero hoje , nessa postagem, tentar de alguma forma incentivar você a enfatizar o lado positivo das pessoas.

O que destacar as características negativas de uma pessoa revela sobre nós

Quando destacamos apenas a parte ruim daqueles que convivem conosco (amigos, cônjuge, parentes) só estamos mostrando o quão negativos nós somos.

Muitas vezes o fato de procurarmos coisas más nas pessoas revela que nos sentimos mal acerca de nós mesmos. Quando isso acontece, “ao malhar o Judas” nós nos sentimos melhor. É aquela velha sensação de superioridade por não ser “tão egoísta assim”, “tão pecador assim”, mas no fundo nosso coração está de verdade machucado e descontamos nossa frustração catando os defeitos de outras pessoas, quando nós, na verdade, não somos isentos de falhar e também possuímos incontáveis defeitos.

 

O que destacar as características negativas de uma pessoa provoca nos nossos relacionamentos

enfatize o lado positivo

Quando começamos a destacar demais o lado negativo de alguém, o nosso comportamento com essa pessoa começa a mudar para o mal de um forma tão perigosa que podemos até afastá-la de nosso convívio sem querer. Digo isso por experiência própria.

Há uma amiga ( que já não é mais tão amiga assim) minha que afastei por conta do meu comportamento insano de querer que as pessoas fossem perfeitas quando eu não era. Eu só via os defeitos dela e achava que ela , no caso, só queria tirar vantagem de mim.

O que acontecia é que eu não havia superado ainda algumas experiências dos anos de escola, quando só tinha amigos na época de provas e depois todos se afastavam. Eu não havia superado ainda o fato de ter sido deixada de lado muitas vezes na minha vida e isso me fez não conseguir criar amizades muito profundas, pois eu sempre achava que iam me passar a perna mais cedo ou mais tarde.

Mas eu estava enganada em rotular todos assim e até perceber isso,  machuquei-me, privei-me de grandes amizades e machuquei outras pessoas.

Faça um exercício de positividade

positividade

Esse exercício super simples vai ajudar você a ver que as pessoas, por piores que sejam, (me incluo nessa lista também) possuem pontos positivos também. Para fazê-lo, escolha uma pessoa de sua convivência na qual você observa falhas excessivas ou acredita que essa pessoa deva mudar  suas atitudes por um motivo ou outro. Depois de escolher essa pessoa tente listar:

  • Algo bom que essa pessoa já fez;
  • Características positivas dela em relação a você;
  • Características positivas dela em relação aos outros;
  • Habilidades que essa pessoa possui.
  • Por último reflita se essa pessoa é realmente tão defeituosa assim.

Será que você está enfatizando os defeitos de alguém quando poderia estar justamente fazendo o oposto, ou seja, ressaltando os pontos positivos? Sejamos misericordiosos com as pessoas  que nos cercam assim como Deus tem sido misericordioso conosco.

Todos nós temos defeitos e quando damos atenção demasiada a eles , os mesmos se tornam maiores do que realmente são e causam estragos nos nossos relacionamentos. Mas quando decidimos destacar as coisas boas nas pessoas, suas qualidades  falam mais alto do que aquilo que nos faz ter raiva delas. Isso significa ter paz com as pessoas com as quais convivemos. Exatamente o que Deus nos pede que façamos sempre que for possível:

Se for possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens. Romanos 12:18

Aprenda a repreender sem ofender

enfatize o lado positivo

Tudo depende da forma como falamos. Se já chegamos com arrogância para exortar um irmão, amigo ou colega de trabalho acerca de algo que essa pessoa fez e não gostamos, o sangue pode ferver, a antipatia pode brotar e o relacionamento pode ficar amargo.

Sabe aqueles programas de música, nos quais os candidatos não se saíram tão bem, mas fizeram algumas coisas certas? Os jurados mais amados são aqueles que mesmo ao darem um veredito não favorável, enfatizam todas as boas coisas, os acertos que o candidato fez.

Paulo também fazia isso quando escrevia suas cartas às igrejas. Mesmo quando uma repreensão era necessária ele sempre começava elogiando o que eles faziam de bom. Ele sabia como repreender sem ofender, mas porque no fundo ele esperava o melhor dessas pessoas e se ele enfatizasse o comportamento ruim talvez não inspirasse a mudança.

Enfatizar o lado positivo das pessoas nos ajuda a crescermos mutuamente

enfatize o lado positivo

Quando enfatizamos o lado positivo das pessoas isso vai além de convivermos melhor com elas, isso as ajuda a crescer e nos ajuda também a gostar mais delas, do jeito que elas são e nós também crescemos com isso. Só Deus pode transformar alguém por completo, mas nós podemos incentivar pequenas mudanças sendo luz em todos os nossos relacionamentos.

Uma forma de fazer isso é agir com misericórdia, tentando ver o lado positivo das pessoas a fim de que não venhamos a ficar cegos  no nosso próprio senso de perfeição e acabar julgando ou tratando mal essas pessoas. Não somos melhores que ninguém. Mas podemos ser  melhores com as pessoas com quais convivemos.

Para nossa reflexão convido você a ouvir esse hino. Toda vez que o escuto eu lembro que o amor de Deus se revelou a mim por vontade dEle e dessa forma pode ser revelado a quem Ele quiser. Esse hino me ajuda a agir com mais misericórdia, ao meditar na tamanha misericórdia que foi dada a mim por Deus mesmo sem eu merecê-la. Espero que ele edifique a sua vida como edifica a minha. Tenha um ótimo dia. Grande abraço!

Palavra do dia: Porém ele disse: Eu farei passar toda a minha bondade por diante de ti, e proclamarei o nome do Senhor diante de ti; e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia, e me compadecerei de quem eu me compadecer. Êxodo 33:19

4 Comments

  • Reply Tatiane outubro 2, 2017 at 3:55 pm

    Amei a reflexão, Deus te abençoe!!!!

    • Reply Daniele Leite outubro 3, 2017 at 2:46 pm

      Que bom que gostou Tati!! bj! Deus te abençoe tb!

  • Reply Ananza Figueiredo outubro 3, 2017 at 3:56 am

    Realmente, é muito mais comum a gente criticar do que elogiar. Mas há tempos venho me policiando quanto a isso… Nem sempre é fácil, principalmente quando são pessoas do nosso convívio. Precisamos aprender a ser cristãos como Paulo. Ótima reflexão! Que Deus continue te abençoando. Bjus

    • Reply Daniele Leite outubro 3, 2017 at 2:48 pm

      Também tenho me policiado muito em relação a isso, pois não quero ser injusta. Muitas vezes nós criticamos sem pensar e acabamos pecando contra o próximo. Deus a abençoe também. Bjuss!

    Deixe aqui o seu comentário e se tiver um blog deixe também o link para eu poder visitá-lo.