potinho de creme

Alguns ingredientes que você deve evitar nos cosméticos- parte II

Share

Alguns ingredientes que você deve evitar nos cosméticos- parte II

Já falei aqui no Blog de alguns ingredientes que devemos evitar nos cosméticos e como a postagem ia ficar muito grande, resolvi escrever em duas partes.  Hoje trago mais uma lista de substâncias nocivas que algumas empresas insistem em manter na sua formulação e que podem trazer riscos à nossa saúde:

1. Conservantes liberadores de formol

Alguns conservantes artificiais são usados pelas empresas para aumentar a vida útil dos produtos. Até aí tudo bem, o problemas é que alguns desses conservantes podem causar prejuízos. Verifique os rótulos de suas maquiagens, hidratantes e sabonete e opte por produtos que contenham o mínimo ou não contenham, os seguintes elementos: MDM hidantoína, diazolidinil ureia, imidazolidinil ureia, metenamina, quartênio-15 e hidroximetilglicinato de sódio.

Esses elementos liberam formol e sabemos o quão prejudicial essa substância é para o nosso organismo.

Em pequenas dose, o formol pode causar irritações na pele e no couro cabeludo e em grandes quantidades, o vapor dessa substância pode causar câncer.

2. Lauril sulfato de sódio ou lauriléter sulfato de sódio

O lauril e os de sua ordem , são detergentes e agentes espumantes presentes em xampus, sabonetes líquidos e cremes dentais. Podem provocar irritação nos olhos, descamação do couro cabeludo e reações alérgicas. Ainda há mais um agravante: o lauriléter sulfato de sódio pode estar contaminado com 1,4-dioxano, uma substância cancerígena. 

3. Siloxanos

Compostos à base de silicone, muito usados para que os produtos  como loções e cremes possam causar uma sensação agradável na pele. O siloxano facilita a aplicação dos produtos e forma uma película que deixa a pele macia por mais tempo. Em produtos para cabelos é  muito utilizado em protetores térmicos.

Alguns siloxanos são considerados toxinas reprodutivas, ou seja, interferem nos nossos hormônios. Também são responsáveis por causar ressecamento na pele, pelo fato de impedir que esta absorva água, isso vale também para os cabelos, por isso é necessário moderação no uso de produtos que contenham essas substâncias.

Como identificar nos rótulos: Ciclotetrassiloxano, ciclopentalossiloxano, cicloexassiloxano e ciclometicone.

4. Triclosan

É um agente bacteriano absorvido facilmente pelo nosso organismo. Está presente em cremes dentais,  sabonetes, desodorantes e também em antissépticos para as mãos.  O perigo dessa substância reside no fato de estudos mostrarem que ela aumenta  a nossa resistência a antibióticos, além de interferir no funcionamentos dos hormônios.

Não deixe de conferir a parte I desse post : Alguns ingredientes que você evitar nos cosméticos– parte I

Gostou do post? Compartilhe com seus amigos. Se quiser deixar um comentário ficarei muito feliz. Grande abraço!

Palavra do dia: A boca do tolo é a sua própria destruição, e os seus lábios um laço para a sua alma.
Provérbios 18:7

2 Comments

  • Reply André de Paula novembro 1, 2016 at 9:06 am

    Gostei da dica.

  • Deixe aqui o seu comentário e se tiver um blog deixe também o link para eu poder visitá-lo.