INVISTA NUM GUARDA-ROUPA SUSTENTÁVEL

Share

INVISTA NUM GUARDA-ROUPA SUSTENTÁVEL

Nunca se consumiu tanto quanto nos dias atuais e isso não de restringe apenas ao vestuário. As pessoas consomem em demasia praticamente tudo: comida, eletrônicos… Queria que consumissem cultura em demasia, mas esse tipo de consumo é praticamente o que figura em último lugar. Mas quero focar aqui no consumo de roupas. Como nós temos escolhido nossas peças? Sabemos a origem, como são produzidas? Será que a mão-de-obra é oriunda do trabalho escravo? Essa e outras questões devem ser levadas em contas na hora de adquirir um produto.

O QUE É UM GUARDA-ROUPA SUSTENTÁVEL?

Partindo do dignificado da palavra sustentável, que significa aquilo que se pode sustentar, manter ou conservar, podemos dizer que um guarda-roupa sustentável é aquele que dura mais e que é utilizável, ou seja, peças que não ficam esquecidas e que suportam várias lavagens. Não precisa necessariamente ter sido feita de algodão orgânico, se for ótimo, mas infelizmente as coisas mais sustentáveis não são acessíveis à maioria da população, mas ainda assim é possível, com pequenas atitudes, agregarmos mais sustentabilidade ao nosso modo de consumir roupas e de quebra economizar bastante.

DICAS PARA TER UM GUARDA-ROUPA SUSTENTÁVEL

Compre em brechós.

Um roupa usada e que está em bom estado, além de ser uma alternativa mais econômica, é uma forma sustentável de consumir moda. Pensando nisso criei um Bazar. Nem sempre há peças lá porque não consumo muito, mas sempre que algo não cabe mais ou que acho que não fica mais bem em mim, coloco no bazar. O que deixou de combinar comigo pode cair como uma luva em outra pessoa. Minhas amigas também já estão aderindo essa nova de consumir e vender.

Cuide bem das suas roupas

O segredo para uma peça durar mais é o cuidado. O cuidado na lavagem, na hora de passar e também na ora de por pra secar no varal. Observar as instruções de lavagem das etiquetas e escolher um sabão menos agressivo é uma das dicas que dou para conservar melhor suas roupas. Para a cor não desbotar, deixar de molho numa solução de vinagre com água antes( duas xícaras de vinagre para um balde de 20 litros) de por à máquina ou antes de lavar à mão, também minimiza a perda de cor dos tecidos.

Invista em qualidade

Seja uma peça nova ou usada, a qualidade é essencial para fazer durar. Lembro que meu irmão mais novo tinha um colete caramelo , que por ser masculino era grande, esse colete foi usado por mim anos depois. Minha apenas alargou as laterais e serviu direitinho. O que fez com esse colete durasse tantos anos assim foi a qualidade do tecido e a qualidade da produção, pois foi minha mãe quem o fez.

Se já tem o que precisa, evite comprar mais.

Evite comprar por impulso, só porque está em promoção ou porque você deseja aquela peça. Quando digo evitar não é que agora você não vai comprar mais nada, mas sim que vai pensar duas vezes antes de colocar o fruto do seu trabalho em coisas que provavelmente não irá usar. As compras tem de ser planejadas e oriundas de uma necessidade. Essas são as compras mais inteligentes.

Saiba a origem da roupa que você veste

Desde que assisti ao doccumentário THE TRUE COAST (disponível no Netflix) que passei a olhar as etiquetas das roupas e dar prioridade ao que é fabricado no Brasil. Claro que nem tudo o que é feito aqui é de origem confiável. Há muitas marcas que terceirizam a produção e exploram mão de obra estrangeira e oferecem condições de trabalho análogas à escravidão. Gosto de comprar as roupas da Riachuelo que são feitas numa fábrica perto da minha casa. Sei como são as condições de trabalho lá e conheço várias pessoas que são funcionárias do local, inclusive já meio que entrevistei algumas. Evito comprar na na Luigi Bertolli e todas as lojas do grupo GEP, que  estão envolvidas com o trabalho escravo. Outra loja que passo longe e tenho raiva é a Zara, essa é uma das que mais fomenta o trabalho escravo.

Essas são minhas dicas. eu tenho seguido para além de consumir de forma mais sustentável, fazer uma baita economia. Se você compartilha da mesma visão, conte-me suas dicas aqui nos comentários. Não esqueça de compartilhar esse post. Vamos disseminar essa ideia. Tenha um dia abençoado, cheio da graça de Deus.

 

Palavra do dia: Feliz  o homem a quem o Senhor não inculpa delito e em cujo espírito não há falsidade. Salmos 32: 2

 

No Comments

Deixe aqui o seu comentário e se tiver um blog deixe também o link para eu poder visitá-lo.