lábios ressecados

Como tratar os lábios ressecados? Veja algumas dicas

Share

Como tratar os lábios ressecados? Veja algumas dicas

Quem nunca sofreu  lábios ressecados? Eu vivia tento esse problema e digo que ter bons produtos e hábitos alimentares saudáveis auxiliam muito a manter a saúde dos lábios em dia.

Além de desagradáveis esteticamente, os lábios ressecados podem trazer riscos à saúde, pois num estágio mais avançado essas rachaduras podem se tornar ferimentos e serem porta de entrada para infecções. Por isso é tão importante manter a saúde dos lábios utilizando produtos que realmente hidratem. 

Um visual descuidado  não né?

Quem é que gosta do visual de lábios descuidados? É horrível acabar de passar um batom e deixar em evidência as rachaduras. Mas um descuido leva a outro e quando não cuidamos nos acostumamos com os lábios assim.

Lembre-se : mais do que o efeito estético bonito é a sua saúde que está em jogo, por isso todo cuidado na hora de usar batons, protetores labiais ou quaisquer outros produtos. 

 

Quais os melhores produtos?

A nomenclatura para os produtos de hidratação varia bastante. Protetores labiais, bálsamos para os lábios, manteiga hidratante e balms(que quer dizer pomada) são alguns dos nomes que vamos encontrar por aí.

Alguns balms labiais disponíveis no mercado utilizam manteiga de cacau em conjunto com vaselina líquida prometendo hidratar os lábios ressecados.  A vaselina é  um emoliente, portanto deveria servir para hidratar os lábios.

Eu não a uso por vários motivos. A vaselina é derivada do petróleo, não é biodegradável e não hidrata de verdade , uma vez que sua forma de ação é através da oclusão.

O que isso quer dizer? Que a vaselina impede que a pele perca água, evitando a evaporação excessiva, portanto ela retém a água, mas não é absorvida pela pele  de forma a hidrata-la, não possui ácidos graxos ou vitaminas em sua composição como os óleos vegetais, por exemplo.

Algumas empresas de cosméticos preferem utilizar esse ativo devido aos baixos custos , portanto é necessário ler bem o rótulo do produto antes de efetuar a sua compra.

Procure por palavras como vaselina, parafina líquida, mineral oil e óleo mineral, todos esses nomes dizem respeito a um mesmo ingrediente: a parafina líquida, derivada do petróleo e portanto, nada saudável para a sua pele.

Nem todo produto caro é bom!

Esteja atenta também a marcas caras que usam essa matéria prima de baixo custo e ainda assim cobram preços exorbitantes que, às vezes, a gente paga achando que a marca é boa, conhecida, e nem nos damos ao trabalho de ler o rótulo do produto para ver o que realmente estamos aplicando na nossa pele.

 

O que já testei

 

Já testei alguns. Usei a famosa manteiga de cacau e vi que na hora ficava bonitinho , mas depois ressecava mais. Quando li a composição fui pesquisar e vi que era pura parafina líquida, por isso não hidratava.

Se for usar manteiga de cacau prefira uma marca que a comercialize pura, sem aditivos como óleos minerais. Se óleo base for o mineral, vai começar hidratando, mas depois vai ressecar.

Já segui a dica de umas amigas e passei hidratante para a área dos olhos nos lábios, mas sentir uma queimação e desisti.

Já usei também aqueles balms labiais da Avon que vem com protetor solar, meus lábios ficavam mais rachados ainda. Descobri alergia a benzofenona-3, ativo que eles usam como protetor solar.

Usei também os balms labiais da Nívea. Deram um resultado bom. Esses são os três que testei. Cada um deles dura geralmente uns seis meses.

 

protetores labiais da Nivea

Usei também um bem mais caro, da Episol,o Epidrat que me custou quase cinquenta reais na época em que comprei e ressecou meu lábios.

Não sei ao que tive alergia, mas fiquei até triste pois apostei bastante nesse protetor já que a embalagem diz que é hipoalergênico.

O que uso atualmente

Não estou usando nenhum balm labial, apenas óleo de coco ou de andiroba para hidratar os lábios. Aplico um tiquinho antes de passar meu batom e tem dado super certo. Além disso procuro evitar produtos que contenham óleo mineral e benzofenona.

Algumas dicas para manter os lábios saudáveis

  • Beba bastante água;
  • Não molhe os lábios com saliva, pois esta tem pH ácido e resseca os lábios;
  • Esteja atenta aos rótulos dos batons que você usa (muitas empresas usam benzofenona-3 ou oxibenzona como protetor solar nos batons e balms, esse ingrediente pode ocasionar alergia e causar descamação e ferimentos nos lábios);
  • Não arranque as partes ressecadas dos lábios, isso pode agravar o problema;
  • Esfolie seus lábios regularmente para remover células mortas e garantir suavidade;
  • Por último, leve sempre seu balm preferido dentro da bolsa e não esqueça de reaplica-lo sempre que houver necessidade.

Gostou das dicas? Compartilhe! Tem alguma dúvida? Deixe um comentário!

Palavra do dia: O Senhor é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza, em quem confio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio.
Salmos 18:2

4 Comments

  • Reply Isabel Borgert junho 11, 2017 at 5:25 pm

    Boa tarde,
    Sempre carrego comigo um desses da Nivea, costumo passar antes do batom pra dar uma hidratada.
    Não sabia que a manteiga de cacau tinha impurezas devido a componentes.
    Vou experimentar suas outras dicas para dar uma variada,
    Bjs bom domingo.
    Isabel

    • Reply Daniele Leite junho 23, 2017 at 1:45 am

      Olá Isa, algumas marcas possuem umas misturinhas nada amigas , mas é só ficar de olho no rótulo!!
      bjs!

  • Reply dita junho 14, 2017 at 9:51 am

    ola como esfoliar os labios?

    • Reply Daniele Leite junho 23, 2017 at 1:49 am

      Oi Dita, você pode misturar um pouquinho de mel com açúcar e aplicar nos lábios em movimentos circulares, além de renovar os lábios, essa misturinha os deixam bem macios.

    Deixe aqui o seu comentário e se tiver um blog deixe também o link para eu poder visitá-lo.