MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA – SÃO PAULO

Share

MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA – SÃO PAULO

Um lugar que não dá para deixar de ir quando estou em São Paulo é o Museu da Língua Portuguesa. Todos os meses várias exposições presenteiam aqueles que investem um tempinho para conhecer melhor o local, além é claro , de mergulhar na história da nossa Língua. Na minha última visita ao Museu, ano passado, fiquei deslumbrada com a quantidade de materiais disponíveis aos visitantes. É tudo muito bem cuidado e exposto. É de encher os olhos. Visitar esse local proporciona experiências incríveis.

 

 

 

 

 

CONHECENDO O MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA

O Museu da Língua Portuguesa está abrigado na Estação da Luz,  um patrimônio histórico do Século XIX; na cidade que tem a maior população de falantes do português no mundo, São Paulo. O Museu da Língua Portuguesa conta com uma área correspondente a 4.333,62 m2 e está distribuído em 03 andares:

1) Primeiro Andar:

A ala leste do primeiro andar comporta a sala destinada às exposições temporárias. Já a ala oeste, onde ficam a administração e o setor educativo do Museu, dispõe de sala de aula para 50 pessoas.

2) Segundo Andar:

a) Grande Galeria: Tela de 106m de extensão com projeções simultâneas de filmes que mostram a Língua Portuguesa no cotidiano e na história de seus usuários;

b) Palavras Cruzadas: Totens dedicados às influências das Línguas e dos povos que contribuíram para formar o Português falado no Brasil. Existe ainda um totem dedicado ao Português falado nos demais países lusófonos;

c) Linha do Tempo: Uma linha com recursos interativos onde o visitante poderá conhecer melhor a história da Língua Portuguesa;

d) Beco das Palavras: Sala com jogo etimológico interativo que permite ao visitante brincar com a criação de palavras, conhecendo suas origens e significados;

e) História da Estação da Luz: Painéis que mostram um pouco da história do edifício sede da Estação da Luz e os trabalhos de restauro realizados antes da implantação do Museu da Língua Portuguesa.

f) Mapa dos Falares: A partir de um grande mapa do Brasil, o visitante pode escolher uma localidade e apreciar ( ver e ouvir) depoimentos de diversas pessoas, verificando, assim, os diversos “falares” do brasileiro.

3) Terceiro Andar:

a) Auditório: Projeção de um filme de 10 minutos sobre as origens da Língua Portuguesa falada no Brasil;

b) Praça da Língua: Espécie de “planetário da Língua”, composto por imagens projetadas e áudio. Uma antologia da literatura criada em Língua Portuguesa, com curadoria de José Miguel Wisnik e Arthur Nestrovski.

4) Elevadores

Os elevadores de acesso ao museu também são espaços expositivos, pois permitem uma visão total da escultura “Árvore de Palavras”, de 16m de altura, criada por Rafic Farah (nesta escultura o visitante encontra palavras de idiomas que contribuíram para a formação do português e do português falado no Brasil, palavras em português e a representação de objetos e animais). Além disso, no interior dos elevadores, os visitantes podem ouvir uma espécie de mantra, composto por Arnaldo Antunes, que repete as palavras “língua” e “palavra” em vários idiomas.

EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA (OUTUBRO)

Esse mês estará disponível até o dia 25 de outubro , com a  curadoria dos designers brasileiros Kiko Farkas e Rico Lins ,“Exposição Internacional de Cartazes AGI” que conta com cerca de 200cartazes inéditos criados por diferentes designers, como os brasileiros Guto Lacaz e Marina Willer, o norte-americano Milton Glaser, o holandês Max Kismann, o suíço NiklausTroxler, o francês Michel Bouvet e muitos outros renomados criadores.

 

DETALHES DA EXPOSIÇÃO

“Exposição Internacional de Cartazes AGI” | Museu da Língua Portuguesa

De 22 de agosto a 25 de outubro

De terça a domingo, das 10h às 18h (retirada de ingressos na bilheteria até as 17h)

Entrada franca

Museu da Língua Portuguesa | Espaço Estação
Praça da Luz, s/nº, Centro
Tel.: (11) 3322-0080

FONTE: www.museulinguaportuguesa.org.br

No Comments

Deixe aqui o seu comentário e se tiver um blog deixe também o link para eu poder visitá-lo.