Inveja não é coisa de crente? Bom, não deveria ser, mas o número de cristãos invejosos e preguiçosos cresce a cada dia. Eu acredito que a inveja é amiga íntima da preguiça, pois pessoas com objetivos de vida claros e definidos não têm tempo de ficar assuntando a vida alheia.
Mas o que é inveja?
É querer o que o outro tem chegando ao ponto de se entristecer com a vitória do outro. É cobiçar o que não lhe pertence.
De onde vem a inveja?
A inveja procede da concupiscência do próprio coração humano. Há uma luta de dentro de nós entre o bem e o mal, entre a nova natureza dada a nós pelo novo nascimento em Cristo e o velho homem, que antes era escravo do pecado.
Devemos dizer não à cobiça. Ceder à tentação é decisão nossa. Se sabemos o que e certo a fazer e não o fazemos, pecamos. Se cairmos na tentação de desejar colher onde não semeamos, ou seja , querer o que o nosso irmão tem, aquilo pelo qual lutou, sendo que nós não movemos uma palha para tal, estamos dando lugar à inveja. E onde há inveja , há toda sorte de males.
Consequências da inveja
1 – Traz confusão e toda espécie de males
Tiago 3:16 nos diz: Pois onde há inveja e ambição egoísta, aí há confusão e toda espécie de males.
O invejoso, mesmo que de forma inconsciente, acabará agindo para prejudicar o invejado. Imagine alguém invejoso no seu trabalho? Ele não medirá esforços para tirar você do caminho. Onde há inveja , há falta de amor, e não só de amor pelo outro, mas de amor próprio.
2 – Apodrece os ossos
Estudos científicos já demonstraram que sentimento negativos provocam reumatismo. Imagine uma pessoa rancorosa, invejosa e cheia de sentimentos ruins? A inveja prejudica a saúde, é um veneno psíquico e um pecado.
3 – Atrasa a vida e prejudica pessoas
A inveja atrasa a vida do invejoso e prejudica o alvo da inveje. Por que atrasa a vida do invejoso? Bom, o invejoso vai gastar tanta energia em desejar a vida do outro e em prejudicar o outro que acabará deixando de realizar muita coisa. E contrapartida, as suas investidas para atrapalhar a vida de quem é o objeto da inveja culminarão em discórdia, inimizade e prejuízo psicológicos e dependendo do grau da inveja até físicos.
Observe o seu coração
Observe bem o seu coração, de detectar qualquer raiz de amargura, trate de eliminá-la. Como? Leve a Deus em oração e seja sincera. Diga que aquilo a está afligindo e que não deseja esse sentimento em sua vida.
A amargura afasta a graça de Deus das nossas vidas e uma das causas da amargura é a inveja. Pois a pessoa invejosa nunca está satisfeita com a vida, sempre reclama e o pior , não deseja o bem dos outros. Isso não é exclusividade de quem não conhece a Cristo.
O versículo abaixo é um trecho da carta de Paulo aos Hebreus e que eram judeus cristãos:
Cuidem que ninguém se exclua da graça de Deus. Que nenhuma raiz de amargura brote e cause perturbação, contaminando a muitos.
Hebreus 12:15
O texto nos mostra que há uma relação de exclusão entre amargura e graça. As duas não podem andar juntas.
A Bíblia ordena que nos livremos da inveja
Portanto, livrem-se de toda maldade e de todo engano, hipocrisia, inveja e toda espécie de maledicência.
1 Pedro 2:1
O versículo acima é claro, é necessário fazer um detox na nossa alma e nos livramos de todo sentimento ruim.
Deus não se agrada da maldade, da mentira e de pessoas falsas. A inveja também está na lista das coias das quais devemos nos livrar. Outra coisa que precisa ser abolida da nossa vida é maledicência, ou seja hábito de falar mal dos outros, difamar, maldizer.
A inveja demonstra falta de amor
O amor não inveja, portanto quando sentimos inveja de alguém estamos deixando de amar essa pessoa. Se não cuidarmos disso, em eliminar esse sentimento, ele pode acabar se transformando em ódio.
É preciso guardar o nosso coração desse sentimento tão inútil e devastador que é a inveja.
O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha.
1 Coríntios 13:4
Como evitar a inveja
Vejamos cinco maneiras de como evitar a inveja em nossas vidas:
1 – Memorize versículos bíblicos
Elenquei aqui alguns versículos que falam sobre quão prejudicial é a inveja:
O rancor é cruel e a fúria é destruidora, mas quem consegue suportar a inveja? Provérbios 27:4
Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti: Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus. Gálatas 5:19-21
Não sejamos presunçosos, provocando uns aos outros e tendo inveja uns dos outros.
Gálatas 5:26
O ressentimento mata o insensato, e a inveja destrói o tolo. Jó 5:2
Quando o meu coração estava amargurado e no íntimo eu sentia inveja, agi como insensato e ignorante; minha atitude para contigo
era a de um animal irracional. Salmos 73:21-22
2 – Tenha um projeto de vida
Se você estiver ocupado cuidando da sua própria vida, dos seus sonhos e planos, não terá tempo para invejar a vida de ninguém, pois terá o seu propósito de vida. Se não tiver um, pergunte a Deus em oração : – Senhor, o que queres que eu faça? Estou confusa e não sei por onde prosseguir.
Lembrando que se espelhar em alguém nada tem a ver com inveja. Todos nós sempre escolhemos uma pessoa para nos inspirar, um mentor, alguém que se deu bem em uma área que gostamos ou algo do gênero.
3 – Esteja contente com o que você tem
Saiba ser grato por aquilo que você já possui. A gratidão atrai a graça de Deus em nossas vidas, pois Deus se alegra com quem sabe ser agradecido. Mas aquele que só investe o seu tempo em reclamar da vida, não pode receber nada de bom. É como se se ele dissesse a Deus que nada do que Ele tem lhe dado presta.
4 – Trabalhe duro para realizar os seus sonhos
Acorde cedo, se esforce, deixe a preguiça de lado e faça o que estiver a seu alcance para chegar aonde você quer chegar, porém não passe por cima de ninguém, tampouco prejudique alguém. Trabalhe e peça a Deus que abençoe e multiplique o fruto do seu trabalho. Peça a Deus que seu trabalho o glorifique.
5 – Sempre que um sentimento ruim bater à porta, converse com Deus
Sempre que alguma raiz de amargura, inveja, discórdia bater à sua porta, diga NÃO! Leve em oração tais sentimentos e peça a Deus que os corte pela raiz. Nutra seu coração de bondade a amor e não de maldade e inveja.
Palavra do dia: Não tenhas inveja do homem violento, nem escolhas nenhum dos seus caminhos. Provérbios 3:31
Oii dani! Parabéns pelo post, achei super interessante a forma em que você explicou o assunto. Porque muitos crentes infelizmente ainda não sabem como evitar a inveja. E devemos estar atentos, pois estamos sujeitos não é mesmo?
Parabéns! Beijinhos,
http://sorriameninaoficial.blogspot.com.br/
Estamos sujeitos à tudo na verdade, mas não obrigados. A carne luta contra o espírito e vencerá o mais bem nutrido, por isso a importância de se ter uma vida plena de comunhão com Deus!
Bjos!
Oi Dani, tudo bem? Que reflexão belíssima. Infelizmente nós humanos quando nos entregamos à Cristo não nos tornamos 100% espirituais e muito da natureza adâmica habita em nós. Pecamos, invejamos, cobiçamos, mas graças à Deus, Ele é misericordioso para nós perdoar sempre que nos arrependemos verdadeiramente. Mas isso não significa que estamos liberados para pecar e pedir perder, porque Deus nos conhece e não se deixa escarnecer. Não devemos colocar nossa salvação em risco por maus hábitos. A inveja é um dos grandes males da sociedade e acredito que o grande causador de muitas tragédias. Nós cristãos devemos ficar atentos, uma vez que, nos mais “inocentes” pensamentos nos julgamos o outro, mas muitas vezes não por nos acharmos melhores, o que também é ruim, mas por termos inveja criticamos. Já vi muito isso acontecer, pessoas que não conseguem determinada coisa, sentem-se menores e acabaram por criticar severamente por mera inveja. Parabéns pela linda reflexão, sei que foi fruto de um belo estudo bíblico. Beijos
Como a Bíblia diz, devemos vigiar. Quando vigiamos a nós mesmos nos livramos de agir como pessoas invejosas. A inveja pode culminar em atos terríveis, como o caso de Caim e Abel. Deus nos livre sempre de tal sentimento.
Amei seu comentário! Deus a abençoe!
Beijos!
Post maravilhoso.
A inveja eh Algo que muitas vezes tem nos cercado em ambientes em que vivemos e infelizmente até dentro das igrejas.
Ms devemos olhar pra Jesus!!
Olhando p Ele , vemos que Ele é suficiente em nossas vidas, independente do que temos ou não.
Bjs
Verdade Jaqueline! Sabe, se cada um se preocupasse em viver sua vida de forma a agradar a Deus e a ser contente e agradecido, teríamos menos inveja no mundo.
Bjs!
A inveja é um mal de todos os tempos. Não existe isso de inveja Branca, inveja é inveja e muitas pessoas a usam para fazer o mal.
Texto excelente. Parabéns!!!
Beijinhos
http://www.lifeenthusiastblog.com
É Llane, também não acredito nessa desculpazinha de “inveja branca”, a inveja é negra e má por natureza sempre.
Bjs! Obrigada!
A inveja parte muito de quando você começa a se comparar com os outros, né. Deus nos fez únicos e deveríamos agradecer á Ele todos os dias por isso. Quanto mais perto de Sua palavra mais entendemos seus planos pra nós e vemos que não vale a pena ter inveja de nada nem ninguém. Deus nos basta. ♡ xoxo, Blog B de Bia
Essa também é uma das causas sim Bia, a comparação sempre deixa alguém para baixo, por isso o melhor a fazer é ser grata mesmo a Deus pelo que se tem e olhar o que há de melhor em si mesmo. Ninguém é perfeito né? Apenas Deus.
Bj!