criança com Bíblia

O livro de Oseias: uma reflexão

Share

O livro de Oseias: uma reflexão

Oseias é considerado o profeta do amor. E no livro que leva o seu nome, ele nos  mostra o amor de Deu por seu povo. Oseias recebe de Deus a ordem de casar com uma prostituta e ter filhos com ela. Essa mulher com a qual Oseias casou, tempos depois voltou para prostituição. Quando ela  ficou com fome e  sem dinheiro, vendeu-se como escrava. Nessa ocasião, Oseias a comprou de volta.

Quando Oseias iniciou o seu ministério, Israel estava no fim de um era de abundância. Durante os trinta anos de ministério de Oseias , ele testemunhou a queda dessa nação.  A imoralidade do povo, sua desobediência a Deus o pior, o fato de terem se esquecido de Deus, os colocou em ruína.

O contexto do livro de Oseias

O que se passa no livro de Oseias ocorreu por volta de 753-715 a.C.

O povo que se esqueceu de Deus

No capítulo  quatro,  Deus fala acerca do povo e o acusa de ser infiel e de não conhecê-lo. O povo não estava buscando a Deus, mas estava envolvido em suas próprias práticas de libertinagem. Matavam, roubavam, cometiam orgias sexuais. O povo havia se esquecido de buscar a Deus:

O povo virou as costas para Deus, assim como aquela prostituta com a qual Oseias casou o fez, voltando para um  estado ainda mais decrépito  do que o que estava antes de se casar com Oseias.

Os sacerdotes, que deveriam guiar o povo a Deus, alimentavam-se dos pecados deles. O resultado disso era uma vida vazia para todos eles, para o povo e para os quem os liderava,  uma vida sem satisfação:

 Comerão, mas não se fartarão; entregar-se-ão à luxúria, mas não se multiplicarão; porque deixaram de atentar ao Senhor.

Oseias 4:6

O povo que buscava outros deuses

O povo se afastou de Deus de uma forma tão severa que agora consultavam árvores para saber o que deveriam fazer. A religião para eles era brincadeira.

O meu povo consulta a sua madeira, e a sua vara lhe responde, porque o espírito da luxúria os engana, e prostituem-se, apartando-se da sujeição do seu Deus.  Oseias 4:12-12

 

Um povo fácil de se desgarrar e um Deus paciente

Deus amou esse povo , quando ele ainda era criança, quando ainda era pequeno. Ele o chamou do Egito e libertou-o da escravidão que se estendia por anos. Mas assim que outros os chamaram, esse mesmo povo que foi alvo do amor e misericórdia de Deus, voltou a se desgarrar.

 Quando Israel era menino, eu o amei; e do Egito chamei a meu filho. Oseias 11:1

Como facilmente esquecemos as benesses que recebemos e como facilmente nos afastamos de Deus quando as coisas vão muito bem.  Foi assim com esse povo.  Israel achou que podia fazer tudo sozinho, que não precisavam de um rei, não precisavam de Deus.

A Bíblia a mensagem traz um versículos de  quatro a seis do capítulo 13 de uma forma bem próxima da nossa compreensão e podemos ver como o povo não dava a mínima para Deus e havia se esquecido de tudo quanto ele fez:

Eu ainda sou o seu Eterno, o Deus que salvou vocês do Egito. Sou o único Deus real que vocês jamais conheceram. Sou o único Deus que salva. Eu cuidei de vocês na dura jornada pelo deserto, naqueles anos em que vocês não tinham nada. Eu cuidei de todas as suas necessidades, dei a você tudo o que precisavam. Mas vocês foram mimados e acharam que não precisavam de mim. Vocês me esqueceram. Oseias 13: 4-6

As consequências de se abandonar a Deus

O povo de Israel quis seguir o próprio caminho, criar os seu próprios deuses fajutos e viver uma vida desregrada, na qual não havia espaço para Deus.

Agiram com imensa ingratidão, pois Deus sustentou aquele povo no deserto, enviou um libertador para tirá-los do Egito, mas mesmo assim eles esqueceram rápido tudo o que passaram e como Deus os ajudou.

Por amar aquele povo, Deus não poderia deixá-los entregues à destruição, mas também não poderia fechar os olhos para as barbaridades que estavam cometendo e não fazer justiça.

Eles escolheram desobedecer e tiveram que colher os frutos dessa desobediência . Porque a Terra pertence ao Senhor. As coisas criadas e entre elas o ser humano, que Deus criou para o louvor da sua glória.

As consequências dos atos de Israel

O povo de Israel começou a passar pelo vale.  Deus disse para Oseias que o povo de Israel seria obrigado a viver muito tempo sem proteção, sem segurança.

E cairá a espada sobre as suas cidades, e consumirá os seus ramos, e os devorará, por causa dos seus próprios conselhos.Porque o meu povo é inclinado a desviar-se de mim; ainda que chamam ao Altíssimo, nenhum deles o exalta.
Oséias 11:6,7

O povo colheria a paga pelos seus atos. Deus não abençoaria aquela nação que fechou os olhos para Ele, que fazia tudo sem consultar  Eterno, preferindo ídolos fabricados por mãos humanas:

Eles fizeram reis, mas não por mim; constituíram príncipes, mas eu não o soube; da sua prata e do seu ouro fizeram ídolos para si, para serem destruídos.
Oséias 8:4

Por conta da desobediência , Israel provou o castigo. Só um duro golpe para fazer aquele povo voltar-se  para Deus. Deus ainda hoje, por amor, disciplina os seus filhos, do contrário os mesmos afundariam cada vez mais na lama do pecado. Longe de Deus não pode haver vida abundante.

Porque semearam vento, e segarão tormenta, não haverá seara, a erva não dará farinha; se a der, tragá-la-ão os estrangeiros.
Oséias 8:7

O que podemos aprender com o livro de Oseias?

Podemos aprender que o amor de Deus é imenso, visto que Ele buscou um povo que só o ignorava, mas também aprendemos quão amargo é os afastarmos de Deus, porque uma vez afastados só conseguimos voltar depois de duras provas.

Podemos aprender que não é sábio nos afastarmos de Deus para seguirmos os nossos próprios caminhos. O povo fez isso e sofreu  consequências amargas.

Podemos aprender também que nada do que façamos fará com que Deus nos ame mais, pois Ele nos ama apesar do que fazemos. Um exemplo disso é o povo de Israel, que mesmo depois de tudo o que fez contra Deus, ainda foi alvo do seu amor.

Palavra do dia: Quem é sábio, para que entenda estas coisas? Quem é prudente, para que as saiba? Porque os caminhos do Senhor são retos, e os justos andarão neles, mas os transgressores neles cairão.
Oséias 14:9

 

4 Comments

  • Reply Princesas Do Rei agosto 1, 2016 at 8:21 pm

    Amamos! Gostamos de ler post assim: com coerência e verdade! O livro de Oséias é um livro de amor: O amor de Deus para com a sua noiva! Mesmo um povo cometendo tanta maldade, praticando inúmeros atos de pecados, Deus usou Oséias para demostrar o seu amor por Israel. E trazendo para os dias atuais, Deus continua o mesmo, Ele ama, mas ALERTA! Cabe a nós divulgar esse amor, e orar para que haja arrependimento! Linda reflexão! Lindo post!!! Beijos princesa!

    • Reply Daniele Leite agosto 2, 2016 at 1:02 am

      Obrigada meninas!! e a suma desse livro é essa mesmo: Deus nos ama apesar do que fazemos!
      Bjos!

  • Reply Gabriele agosto 2, 2016 at 11:41 am

    Independente do que venhamos a fazer, (embora existam consequências) , Deus continua nos amando.

    Que jamais esqueçamos de tudo o que Deus fez por nós, nem nunca venhamos tomar a direção sem a vontade dEle!

    Excelente palavra Dani :* ♥

    • Reply Daniele Leite agosto 2, 2016 at 8:00 pm

      É sim, Gabi. Deus não vai deixar sem punição, mas também não deixará de nos amar!
      Tudo deve ser feito sempre buscando a direção de Deus!
      bjos!

    Deixe aqui o seu comentário e se tiver um blog deixe também o link para eu poder visitá-lo.