OS BENEFÍCIOS DA AMEIXA SECA PARA A NOSSA SAÚDE

Share

OS BENEFÍCIOS DA AMEIXA SECA PARA A NOSSA SAÚDE

 

Os primeiros registros de sua utilização datam entre os anos 23 e 79 da era cristã. Acredita-se, contudo que as ameixas já eram aproveitadas desde a antiguidade.

Você sabia que no Egito antigo, as ameixas desidratadas eram comumente enterradas com os mortos, com o intuito de lhes garantir o sustento do outro lado da vida? Coisas dos egípcios. Não acredito, mas é bom conhecer os fatos históricos.

Isso prova o grande potencial nutritivo dessa fruta. Os antigos gregos e romanos, valiam-se das propriedades laxativas da ameixa.

A ameixa seca tem as mesmas substâncias antioxidantes da fresca, com exceção de um flavonoide chamado antocianina, que é destruído durante o processo de desidratação.

Ainda assim, alguns estudos indicam que a capacidade antioxidante da ameixa seca é maior do que a da fresca, pois processo de desidratação produz novos compostos fenólicos são produzidos.

 

BENEFÍCIOS DO CONSUMO DA AMEIXA SECA

 
 Fonte da tabela nutricional: http://www.tuasaude.com/beneficios-da-ameixa-seca/
 

Estimula o bom funcionamento intestinal;

Antioxidante;

Capaz de diminuir a taxa de colesterol no sangue e os fatores de risco do câncer de cólon.

Fonte de vitaminas A, B2, potássio e fibra; (possui mais fibras do qualquer outra fruta, hortaliça ou legume).

Melhora a circulação sanguínea por conter antioxidantes;

Combate as doenças cardiovasculares por ter rutina e vitamina C que mantêm os vasos sanguíneos saudáveis;

Diminui o apetite pois é rica em fibras, o que prolonga a sensação de saciedade;

Tem função Detox, pois contém pectina, um tipo de fibra que ajuda a remover do corpo metais pesados tóxicos como o chumbo ou mercúrio. (Chumbo e mercúrio podem vir escondidos principalmente em peixes)

 

COMO EU USO

A ameixa seca aqui em casa é consumida em forma de suco, vitaminas e sobremesas, além também de ser consumida pura mesmo, como qualquer outra fruta. 

Costumo deixar poucas ameixas de molho durante à noite em um copo de água, para que pela manhã estejam prontinhas para o consumo. A água do molho não deve ser desperdiçada.

Se for fazer um suco aproveite-a, se não for, beba-a, ela é rica em nutrientes. Outra forma de consumir é através de uma sobremesa que já ensinei a fazer aqui no blog: O manjar branco com calda de ameixa. Mas lembrando que essa sobremesa é rica em açúcares, portanto é algo para se fazer num fim semana e não para consumir todos os dias.

 

ATENÇÃO AO CONSUMO EXAGERADO

Vimos que os benefícios da ameixa são inúmeros, mas como diz aquele velho ditado, ‘Tudo demais é veneno’ e ameixa demais também pode fazer mal ao organismo. Isso porque a fruta contém grande quantidade de oxalato, uma substância que, se for consumida em excesso pode levar à formação de cristais na urina, o que pode culminar em um cálculo renal, a famosa pedra no rim.

CONCLUSÃO

Fonte de fibras, de antioxidantes, versátil, pois pode até ser utilizada em sobremesas saborosas como o manjar branco; tem o poder de desintoxicar o seu organismo… muito benefícios numa frutinha tão pequena. Vale a pena incluir a ameixa no seu cardápio. Se você não gosta do sabor, faça um esforço. Comer uma ameixa seca no café da manhã já é o suficiente para começar a usufruir de todos os benefícios que ela pode te trazer. Aqui em casa não falta.

 

REFERÊNCIAS

GARCIA, Hector. Conheça os benefícios da ameixa seca para a sua saúde. Doutíssima, 2015. Disponível em: http://doutissima.com.br/2015/01/01/conheca-os-beneficios-da-ameixa-seca-para-sua-saude-14671173/Acesso maio 2015.
PEREIRA, Inês Silva. Açúcar, Hiperinsulinismo e patologias adjacentes. 2014.
LEITE, Simone Correa; BARATTO, Indiomara Indiomara; SILVA, Rosangela. Consumo de cálcio e risco de osteoporose em uma população de idosos. RBONE-Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento, v. 8, n. 48, 2014.
LACERDA, Fábio Vieira; PACHECO, Marcos Tadeu T. A ação das fibras alimentares na prevenção da constipação intestinal. Universidade do Vale do Paraíba, 2006.
GOMES, José Carlos; BELLATO, Carlos Roberto. u Karla Silva FERREIRA. Braz. J. Food Technol, v. 4, p. 123-130, 2001.

Palavra do dia: Assim diz o SENHOR: O céu é o meu trono, e a terra o escabelo dos meus pés; que casa me edificaríeis vós? E qual seria o lugar do meu descanso?
Isaías 66:1

.

 

No Comments

Deixe aqui o seu comentário e se tiver um blog deixe também o link para eu poder visitá-lo.