OS BENEFÍCIOS DA UVA

Share

OS BENEFÍCIOS DA UVA

Uvas para mim têm gosto de infância. Eu amava os pequenos caixotes de uva que vinham do interior do estado. Quando eu era criança, comia uva até ficar com a barriga doendo.

É , no Ceará tem plantação de uva também, não é aquela fartura do sul do país, mas também colhemos uvas de boa qualidade.

Em algumas localidades de clima mais ameno essa realidade é antiga. Mas , além de muito saborosas, as uvas são ótimas aliadas para a nossa saúde. Vamos saber do que ela é capaz? Vejamos os benefícios da uva

A uva é  anticancerígena

a uva é rica em flavonoides , antocianinas e estilbenos que são antioxidantes poderosos e estão mais concentrados em uvas de casca escura.

Esses antioxidantes atuam diminuindo o risco de câncer de mama e de próstata. As fibras presentes na casca da uva ajudam a prevenir os carcinomas de intestino grosso.

Na hora de comprar , prefira as uvas orgânicas, é mais caro, mas é melhor comer pouco e bem do que muito e cheio de veneno.

A uva é boa para o coração

Os antioxidantes presentes na uva atuam de forma a impedir e reverter o feito da arteriosclerose, condição em que as artérias ficam enrijecidas, devido ao acúmulo de placas de gordura, o que pode levar a uma série de consequências ruins como o AVC , por exemplo.

O resveratrol, polifenol presente na uva, ajuda a diminuir o colesterol ruim e aumentar o bom colesterol impedindo a formação das placas ateromatosas que levam à arteriosclerose.

Só para entender melhor: Se os nossos vasos sanguíneos ficam estão cheios de gordura e essa gordura se acumula , esta pode acabar endurecendo e impedindo o sangue de fluir como deveria.

Com o vaso obstruído pode ocorrer um acidente vascular cerebral por falta de oxigenação, o chamado AVC isquêmico.

Balanço hídrico

A uva também ajuda a equilibrar o balanço hídrico, ou seja, a quantidade de líquido que entra e sai do nosso corpo. A transpiração, por exemplo, faz que eliminemos muitas toxinas , mas também acaba fazendo com que percamos sais minerais que são importantes para a nossa saúde.

A uva é rica em potássio e pouco sódio e vai agir estimulando o organismo a liminar o excesso de toxinas, sem que com isso você precise suar muito a camisa. Mas isso não quer dizer que agora é só beber suco de uva e não fazer exercícios, nada disso.

 

Reduz a circunferência abdominal

Uma pesquisa realizada pela doutora em Biotecnologia Caroline Dani, e pela doutora em Bioquímica Cláudia Funchal, em 2010 no Instituto Universitário Metodista IPA, de Porto Alegre, comprovou que o suco de uva (tinto) possui a capacidade de reduzir a gordura abdominal.

Os testes, feito em roedores, comprovaram que , aqueles que eram alimentados apenas com ração e água, tinham, além de maior gordura abdominal, gotículas de gordura no fígado em maior quantidade, ao contrário dos que bebiam suco de uva, que apresentaram proporções bem inferiores de gordura.

Regula a glicemia

A uva contém carboidratos de absorção lenta que ajudam a controlar a glicemia. Quando você ingere carboidratos de absorção rápida, o organismo tem jogar muito insulina para poder captar o açúcar daquele alimento, o que faz os níveis de glicose subirem.

Alimentos como doces e  pães de farinha branca fazem parte do grupo dos carboidratos de alta absorção(carboidratos simples) e não são nada saudáveis se consumidos em excesso.

Os carboidratos de absorção lenta

Os carboidratos de absorção lenta, também conhecidos como carboidratos complexos, tem um estrutura molecular mais robusta e leva mais tempo para ser absorvido, o que demanda liberação menor de glicose na corrente sanguínea. O segredo é equilibrar.

Dependendo do tipo de atividade que estivermos fazendo, pode ser mais interessante ingerir um alimento de carboidrato complexo, como por exemplo, depois de um treino exaustivo na academia. Agora, no caso dos diabéticos e pessoas pré-disposta a diabetes, é interessante moderar a ingestão de carboidratos simples e priorizar os carboidratos complexos

Algumas variedades de uva e como aproveitá-las

Uva escura ou tinta – são as que concentram maior quantidade de antioxidantes. Consuma in natura, em forma de suco integral ou na salada de frutas. Evite os chamados néctares de uva, aqueles sucos industrializados que tem mais açúcar que fruta. Prefira os sucos integrais.

Uva clara – a uva clara é rica em catequinas, que um fitonutriente presentes no cacau, no chá verde e que atua como antioxidante. Esse fitonutriente é ótimo para imunidade. Essa variedade dá para ingerir da mesma forma que a uva tinta. Eu , particularmente , não gosto muito do suco da uva clara, prefiro comer mesmo. Mas amo suco de uva tinta.

Uva passa – É a variedade desidratada da uva e funciona com um prebiótico, ajudando a alimentar as bactérias boas do nosso intestino. Uma forma legal de consumir é entre uma refeição e outra.

Leve numa vasilha para o trabalho para beliscar ou inclua no arroz, na salada, ou na sobremesa. Uma torta de ricota doce com passas é uma boa opção. Depois eu passo a receita.

Dica: não desperdice as sementes. Coma a uva com tudo. As sementes da uva são ricas em vitaminas e ácido linolênico, que fortalece o sistema imune e ajuda a reduzir a gordura corporal, além de ser antioxidante e anti-inflamatório. Sabe aquela mania que o povo tem de comer semente de uva pra dar sorte? Como todo dia , porque não tem nada a ver com sorte, tem a ver com a sabedoria de Deus em criar um alimento tão rico para a nossa saúde.

Gostaram de saber dos benefícios da uva? Eu amei escrever essa postagem e descobrir ainda mais coisas sobre esse alimento tão incrível.

Logo abaixo estão as fontes que utilizei para extrair informações confiáveis para escrever esse post, inclusive um livro que comprei recentemente na Saraiva e virei fã: O livro de receitas da Cozinha Medicinal, publicado originalmente na Grã-Bretanha em 2013, mas disponível para nós pela Publifolha. Quem tiver interesse pode curiar lá na Saraiva e aproveitar a promoção com descontinho bem legal: O LIVRO DE RECEITAS DA COZINHA MEDICINAL

FONTES DE PESQUISA:

FONTES DE CONSULTA: AVINDIMA: jornal da Vitivinicultura e Agricultura Familiar

REAL VERDE: OS BENEFÍCIOS DA SEMENTE DE UVA

CURTIS, SUSAN; THOMAS, PAT; VILINAC, DRAGANA. O livro de receitas da cozinha medicinal. São Paulo: Publifolha, 2014. (Link afiliado)

 

2 Comments

  • Reply isabel borgert Abril 24, 2016 at 2:14 am

    Quantos benefícios não é?
    Gosto demais de uvas, e de vinho então adoro.Quando viajo pro Rio Grande do Sul curto muito os vinhos de lá.
    Na minha região por aqui também tem muita uva e bons vinhos.
    Belíssimo texto, você escreve divinamente!
    bjs e sucesso!!!
    Isabel

    • Reply Daniele Leite Abril 24, 2016 at 4:14 pm

      Obrigada Isabel! Aqui, mesmo com o clima não tão favorável, também cultiva-se uvas de boa qualidade. Vinho já não sou muito fã, mas é ótimo para a saúde.
      Bjs e sucesso pra ti também!!

    Deixe aqui o seu comentário e se tiver um blog deixe também o link para eu poder visitá-lo.