OS BENEFÍCIOS DO ESPINAFRE

Share

Conheça os benefícios do espinafre

 

Quando ouço falar de espinafre é inevitável não me lembrar do Popeye e suas aventuras. No desenho animado ele dava super força ao personagem e na vida real é  cheio de nutrientes importantes, como o cálcio, que fortalece os ossos. Mas há muito mais nesse alimento. Vamos conhecer os benefícios do espinafre?

O espinafre confere proteção óssea

Rico em vitamina K, um importante para manter os ossos saudáveis e prevenir fraturas ósseas, basta uma porção de  espinafre por dia para conseguir o benefício. Você pode usar espinafre picado no arroz por exemplo, uma xícara é o suficiente.

O espinafre é anticancerígeno

Vários estudos comprovados afirmam que o espinafre é capaz de ajudar a reduzir o desenvolvimento de alguns cânceres. Os vegetais verdes são ricos em glucosinolatos, responsáveis pela cor verde. Esses glucosinolatos possuem efeito anticancerígenos. Legumes e folhas verdes são ricos em ácido fólico e clorofila. O ácido fólico protege contra o câncer de pâncreas por exemplo.

O espinafre é um anti-inflamatório natural

É um alimento superconcentrado em antioxidantes como a neoxantina e a violaxantina (também utilizada como corante- E161e) com potencial anti-inflamatório excelente

O espinafre é bom para o coração

O espinafre contém vitamina C e betacaroteno que trabalham juntinhos para evitar a oxidação do LDL, o colesterol ruim. É sabido que o LDL oxidado pode ocasionar a formação de placas ateromatosas nas artérias e isso pode culminar em infartos e acidentes vasculares isquêmicos (quando as artérias ficam tão estreitas por causa de gordura acumulada que o sangue não passa).

Dicas para aproveitar o espinafre ao máximo

Incremente sua salada com espinafre ou ainda acrescente espinafre picado no arroz junto com cenoura ralada. Eu gosto de fazer assim e  fica uma delícia. Outra dica é apostar nas combinações de sucos. Uma receita super simples é bater 1/2 xícara de espinafre cru com um limão espremido e um copo de suco de laranja. Outra dica é uma receitinha de suflê de espinafre que já fiz e foi o maior sucesso. Você pode acessá-la aqui e se quiser pode baixar em PDF para imprimir : RECEITA DE SUFLÊ DE ESPINAFRE

Referências:

KHAYAT, David. A verdadeira dieta Anticâncer, São Paulo: Lua de Papel, 2012.

KOBORI, Cintia Nanci et al. Composição e estabilidade de carotenoides em alimentos. 2010.

Gostaram das dicas? Espero que sim. Tenham um dia abençoado, cheio da graça de Deus.

Palavra do dia: Não é bom ter respeito à pessoa do ímpio para derribar o justo em juízo. Provérbios 18:5

2 Comments

  • Reply Alice Cavalcante Maio 13, 2016 at 11:21 pm

    Daniele, faltou escrever 1 coisa sobre o espinafre.
    É delicioso. 🙂
    Adorei

    • Reply Daniele Leite Maio 13, 2016 at 11:42 pm

      É sim Alice, só me lembro dos suflês, que não duram nadinha na minha frente, rsrs amo!!!

    Deixe aqui o seu comentário e se tiver um blog deixe também o link para eu poder visitá-lo.