Por que consumir mais ovos? Veja o poder desse alimento

Share

Por que consumir mais ovos? Veja o poder desse alimento

Ovos são uma excelente fonte de proteína e proteína e qualidade. Contêm também vitamina D, vitaminas do complexo B e antioxidantes como a luteína e zeaxantina, que protegem os olhos da degeneração macular relacionada à idade.

Nem todo mundo gosta de comer ovos, mas há diversas formas de se introduzir o alimento na dieta, seja através de um bolinho, omelete, panquecas…

Fonte de aminoácidos importantes

Ovos contêm triptofano e tirosina. A tirosina melhora o humor, a concentração e fornece mais energia ao organismo.  Um dos maiores benefícios desse aminoácido  é a redução do nível de estresse.

O triptofano , por sua vez, é precursor da serotonina, o hormônio do bem estar e tem relação direta com o comportamento alimentar, a fadiga e o sono. Ajuda a reduzir a ansiedade e faz a gente dormir melhor.

Bom para conservar dentes e ossos saudáveis

O ovo é rico em fósforo e este quando combinado à vitamina D que também está presente no ovo, supre o organismo com o necessário para fortalecer ossos e dentes.

Ótimo para o cérebro

Ovos têm colina e outras vitaminas do complexo B, alem de gorduras mono e poli-insaturadas que são necessárias para a saúde do sistema nervoso. Há estudos que ligam a colina ao bom funcionamento da memória.

Um café rico em proteínas, portanto, principalmente a proveniente dos ovos, melhora o desempenho metal ao longo do dia.

Qual tipo de ovo escolher?

Prefira os ovos orgânicos e caipiras, pois estes contém quantidades maiores e vitamina A, ômega 3, além de menos gordura.

O ovos de codorna são mais ricos em fósforo que os outros tipos e também contém ácido fólico. O ovo de pata é rico em ferro e também possui ácido fólico, colina e ômega 3. O ovo de galinha é que possui menos colesterol e ainda contém vitamina D e vitaminas do complexo B.

O meu café da manhã

ovos no pão

No meu café da manhã, depois da água com gotinhas de limão, o ovo é quase sempre um dos primeiros alimentos que consumo. Faço cozido e acrescento uma pitadinha de sal. Depois disso começo a comer outras coisas como banana com granola, iogurte de kefir, alguns biscoitos ou panquecas com mel , tapioca… Não como isso tudo de uma vez e todo dia, vou intercalando hehe.

E aí  animado para incluir um “ovinho” no cardápio? Com todos esse benefícios, mesmo que você não seja fã, acho que vale a pena não é mesmo?

Palavra do dia: Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo. Gálatas 3:27

4 Comments

  • Reply isabelborgert Janeiro 26, 2017 at 11:33 am

    Já amei este post dos ovos, sou fã incondicional deste alimento.
    Não sabia de tantas propriedades, que no meu caso é bem importante pois estou na fase que estou mais carente de vitaminas..
    Muitas vezes deixo de comer arroz e feijão e como vários ovos , acho bom demais.
    Beijos parabéns pelas informações tão importantes.

    • Reply Daniele Leite Janeiro 27, 2017 at 5:25 pm

      É bom demais sim! bom para a pele, para os ossos, para o cabelo, para praticamente tudo! Também amo!
      Beijos!

  • Reply Gabriele Janeiro 30, 2017 at 7:01 pm

    Ótimo saber, pois agora estou de dieta e ovo não sai do meu cardápio! hahah
    Vamos ver como me saio nesse projeto fitness, ahhah >.<

    Beijo!

    • Reply Daniele Leite Janeiro 30, 2017 at 9:22 pm

      Eu tê conseguindo levar bem o meu projeto fitness, confesso que às vezes como umas besteirinhas, mas nesses dias pedalo até derreter rsrs

    Deixe aqui o seu comentário e se tiver um blog deixe também o link para eu poder visitá-lo.