Pele perfeita? Não, mas o melhor que puder

Share

Pele perfeita? Não, mas o melhor que puder

Pele perfeita? Existe? Acho que não! Embora algumas mulheres tenham nascido privilegiadas e até hoje não saibam o que é uma espinha no rosto, o fato é que outras mazelas aparecem.

A moça da pele lisinha feito pele de bebê acaba sofrendo com olheiras ou com pele ressecada , o que faz as rugas aparecerem mais rápido. Quem tem pele oleosa , contudo, só vai saber o que são rugas bem mais tarde, mas padece com espinhas , cravinhos e outros contratempos que assombram esse tipo de pele (eu).

A pele perfeita

Bom, eu não quero que você fique obcecada em perseguir e pele perfeita, porque esse é um status que poucas mulheres conseguem alcançar. A pele perfeita ou é fruto da genética (algumas pessoas são verdadeiramente agraciadas) ou ainda de tratamentos estéticos caríssimos.

A maioria das modelos e atrizes famosas que vemos nas capas de revistas ou em sites da internet não têm a pele perfeita, embora aparentem ter. Eles apenas se beneficiam da oportunidade de terem bons profissionais de maquiagem à disposição e também de técnicas de iluminação que escondem imperfeições. Acredito que , se nós conhecêssemos algumas delas pessoalmente, iríamos nos surpreender (ou nos assustar rsrs).

Bom, eu quero que você tenha a melhor pele possível e para melhorar o estado atual da sua pele, nada como cuidados básicos que virem hábitos e sejam repetidos a fim de que você conquiste uma pele mais bonita.

Há passos que cada uma de nós pode seguir para garantir que nossa pele esteja em ótimo estado e nesse post quero passar o que tenho feito e quais são essas etapas. Então, a pele perfeita? Não, mas pele melhor, melhorada! Com certeza!

Um pouco da minha pele (das espinhas e o que me fizeram sofrer)

Minha pele é oleosa , mas nem sempre sofri com espinhas. As malditas só vieram a aparecer quando eu tinha por volta de 22 anos e fizeram um verdadeiro estrago na minha pele. Tenho pequenas cicatrizes até hoje e já sofri a ponto de não querer sair de casa com aquelas monstras horrorosas na minha face.

No trabalho, certa vez, uma colega ressuscitou uma foto antiga  e mostrou para quem estava na sala nesse dia. Eu estava com a cara cheia de espinhas e foi bem ruim ter visto aquilo ali , sendo que o estado atual da minha pele estava bom naquele momento. A tal colega riu, num tom jocoso , sabe.

Aquilo me doeu, mas acredito que foi obra do inimigo mesmo. Por que, respondam-me : – o que faz uma pessoa catar uma foto sua no meio de tantas que foram tiradas no seu local de trabalho e ter o prazer de exibir para os demais e ainda rir? Não sei os motivos, mas achei muito maldoso da parte dela.

Isso eu mencionei só para vocês terem ideia do que eu passava. Era ruim sim. Não me sentia bonita, me sentia terrivelmente horrorosa com todas aquelas coisas no meu rosto. Mas o jogo virou depois que eu comecei a cuidar melhor da minha pele.

No meu caderninho de oração eu pedia a Deus para me livrar daquilo. Deus me deu sabedoria para conhecer melhor o meu corpo e numa mistura de dieta específica (cortando alimentos que me davam alergia) e produtos e limpeza, esfoliação e hidratação, fui recuperando a autoestima.

 

Antes de começar

A primeira coisa que você precisa saber antes de começar a cuidar da sua pele é qual o seu tipo de pele. Já falei sobre esse assunto aqui no Blog nesse post: Tipos de pele: descubra o seu. Há quatro tipos básicos de pele:

  • Normal;
  • Seca;
  • Mista;
  • Oleosa

E quanto à acne?

A acne é uma condição e você pode ter espinhas independentemente do seu tipo de pele. Muitas mulheres que possuem a pele linda acabam experimentando o terror da acne e das manchas durante a gravidez por exemplo. Desequilíbrios hormonais são um dos grandes culpados também pelo surgimento de acne em mulheres adultas, pro exemplo.

Criando a sua rotina de cuidados com a pele.

A minha rotina de cuidados é simples. Lavo o  rosto pela manhã com um sabonete líquido , aplico um sérum clareador, um cremezinho para área dos olhos e protetor solar. Os passos que você deve seguir precisam incluir limpeza, hidratação e proteção solar no mínimo. Vou listar aqui a sequência correta para aplicação de cada produto.

1 – Limpeza

A limpeza deve ser feita usando um produto específico para o seu tipo de pele, afim de não ressecá-la. Quem nunca lavou o rosto e sentiu aquela sensação de pele super limpa a ponto de repuxar? Saiba que isso é péssimo, pois mostra que sua pele ressecou. Um bom sabonete para a sua pele vai deixá-la limpa sem repuxar, sem ressecamento.

No momento eu estou usando o gel fluido de limpeza facial Chá branco da marca Korres. O produto é indicado para todos os tipos de pele e possui extrato de chá branco, rico em polifenóis, que são antioxidantes. Minha pele fica limpa sem ressecar.

2 – Tonificação

O tônico é importante  para remover algum restinho de sujeira que por acaso tenha ficado após a limpeza com sabonete. Além disso, o tônico equilibra o pH natural da pele. O meus tônicos preferidos são o Deep Clean da Neutrogena e o Tônico de Romã da Korres.

3 – Sérum

Os séruns sempre têm a textura mais fininha e vão ser melhor absorvidos se aplicados antes dos cremes de hidratação. Aliás os séruns ajudam a potencializar os efeitos dos cremes. No momento estou usando o sérum clareador Wild Rose, com óleo de Rosa Mosqueta. Já falei dele aqui no Blog também: Sérum clareador Rosa Mosqueta.

textura-sérum-clareador-korres

4 – Hidratação

Escolha um bom creme de hidratação, de acordo com os eu tipo de pele. A hidratação feita da maneira correta recupera propriedades naturais da pele, pois a mesma tende a perder água com o passar do tempo. Sem a hidratação correta, nossa pele fica propensa às temíveis rugas além de ficar sem viço, opaca. Você pode optar por usar apenas o sérum pela manhã e deixar o creme de hidratação como passo para sua rotina de cuidados à noite.

Eu uso o creme de hidratação da linha Castanha Arcadia, da Korres. Indicado para mulheres que estão com 35 anos ou mais.

produtos korres

Não esqueça de hidratar também de dentro para fora, bebendo bastante água todos os dias.

5 – A área dos olhos

A área dos olhos, por ser um região onde a pele é muito fininha merece cuidados especiais. Geralmente os cremes para essa região são mais fluidos, para facilitar a absorção. Por isso é interessante investir em produtos específicos para a área dos olhos. Eu estou usando o creme antirrugas para á área dos olhos da linha Castanha Arcadia da Korres.

6- Proteção solar sempre

O último passo e muito importante é passar um bom protetor solar. Esteja atenta também à iluminação artificial. Seis horas de exposição de luz artificial equivalem a 1 horas de exposição solar, portanto, se você trabalha em ambientes fechados com iluminação artificial intensa, não esqueça o protetor.

Só para deixar claro que apesar de eu citar aqui vários produtos da Korres, esse post não é Publi. Conheci a marca esse ano eme identifique muito com a proposta dela, de comercializar produtos com ingredientes naturais. Gostei demais dos efeitos que tem proporcionado na minha pele, por isso uso sim uma boa parte dos produtos e amo a marca.

Cuidados adicionais

Entre os cuidados adicionais que tenho com a minha pele estão a esfoliação e a nutrição com máscaras específicas. Uso também uma máscara secativa para controle de oleosidade feita em casa à base e argila verde (Veja como fazer aqui) e uma outra máscara secativa à base de extrato de Romã, da linha Pomegrante da Korres .

máscara-facial-korres

Logo abaixo você confere os vídeos que fiz mostrando como fazer a máscara de argila (na época eu usei uma colher de metal, mas você deve usar uma colher de plástico) e também como uso a máscara secativa da Korres:

Gostou das dicas? Espero que sim! Aproveite e se inscreva no meu canal do Youtube:

Palavra do dia: Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. Apocalipse 3:20

 

 

 

 

 

2 Comments

  • Reply Isa novembro 3, 2017 at 10:43 am

    Bom dia Dani
    Como é agradável ler dicas tão detalhadas.
    Manter a pele com bom aspecto hidratada sem estar oleosa é muito bom.O teu passo a passo é muito bom.A Korres está bem famosa ultimamente, estou só esperando meus produtinho acabarem para começar usar .
    Excelente post.
    Boa sexta-feira.
    Bjs

    • Reply Daniele Leite novembro 4, 2017 at 12:38 pm

      Eu viciei na Korres e isso porque tenho visto resultado. Aquele sérum para manchas que publiquei a resenha aqui já tá fazendo efeito nas manchas escuras. Tô bem agradecida por poder usar esses produtos. Ótima semana pra ti! bju!

    Deixe aqui o seu comentário e se tiver um blog deixe também o link para eu poder visitá-lo.