
Em I Samuel 10:17 a Bíblia relata a convocação que Samuel fez ao povo De Israel.
Deus tinha uma mensagem para transmitir ao povo acerca de um pedido feito por ele: um rei.
O povo queria um rei e havia rejeitado a liderança de Deus. O povo de Israel queria ser como as outras nações, governadas por um soberano humano.
Antes de dar-lhes o rei Deus relembrou tudo o que já havia feito por seu povo antes:
Eu tirei Israel da terra do Egito. Livrei-o da opressão dos egípcios, de todas as ameaças do governo que tinha tornado a vida de vocês insuportável. Mas agora vocês não querem mais saber de Deus, o mesmo Deus que livrou vocês de todo o tipo de problema.
Agora, vocês dizem: Não! Queremos um rei. Dá-nos um rei!
Pois bem, se é o que vocês querem, é isso que receberão! Apresentem-se perante o Eterno de acordo com as suas tribos e famílias
Samuel organizou as tribos. O povo escolheu a tribo de Benjamin. Da tribo de Benjamim, escolheram a família de Matri e dela escolheram Saul.
Quando Samuel perguntou a Deus onde Saul estava, pois deveria apresenta-lo como rei, Deus disse que ele estava escondido no meio das bagagens.
Saul era alto, imponente e se destacava na multidão por sua aparência, mas se mostrava amedrontado, do contrário não se esconderia.
Quando Deus escolhe alguém Ele dá todo o suporte necessário.
A Bíblia diz que Deus inspirou homens corajosos a seguir Saul.
Embora houvesse oposição, gente que não acreditava em Saul, Deus estava com ele e isso bastava.
Mais instruções ao povo

No capítulo 12 de I Samuel, o profeta fala novamente ao povo.
portanto, aqui está o rei a quem vocês escolheram, aquele que vocês pediram. O Eterno atendeu o desejo de vocês e concedeu um rei a Israel. Se vocês temerem, servirem e obedecerem ao Eterno, sem se rebelar contra o que Ele disser; se vocês e o seu rei a quem escolheram seguirem o Eterno, vocês viverão bem
Deus prometeu que o povo viveria bem se ele o rei a quem tanto pediram simplesmente obedecessem a Ele e não se rebelassem.
Mas o inverso também tinha suas consequências e não eram boas e o povo não era inocente, sabia disso, pois Samuel deixou tudo bem claro.
“Mas , se não obedecerem a Ele e se rebelarem contra o que Ele disser, a situação de vocês será pior que a dos seus antepassados”
Deus mandou chuva para aquele povo logo depois de Samuel pronunciar essas palavras e chuva fora de época, para mostrar o cuidado que tinha com aquele povo e como estava disposto a abençoá-lo.
Mas o que veremos nos próximos capítulos é tanto um povo rebelde quanto um rei orgulhoso.
E Deus vai rejeitar aquele povo e aquele rei.
A mensagem para nós

Todos nós somos ovelhas propensas a nos afastarmos de Deus.
Por causa do pecado que em nós habita, somos facilmente atraídos para longe do nosso criador.
Essa situação de rebeldia, causada por uma desobediência inicial se multiplica em casa ser humano.
Quando o Espírito de Deus vem habitar em nós por meio da nossa fé em Jesus, duas naturezas convivem e lutam diariamente pela nossa atenção.
Uma quer viver segundo os próprios preceitos, a outra quer agradar a Deus.
Quando escolhemos a primeira a vida não flui, porque estamos em desobediência a Deus. Se nEle cremos e o professamos não podemos deixa-lo à margem.
O resultado é que as coisas começam a desandar e assim como o povo de Israel , logo voltamos o nosso olhar e nossas súplicas a Deus e clamamos por ajuda.
Mas, quando as coisas se estabilizam procuramos o nosso próprio rei, que pode ser o nosso ego, por exemplo, a nossa própria sabedoria.
Deus quer que o sirvamos com honestidade e inteireza de coração. Sem artifícios, com amor.
Nós temos um Rei, que cuida de nós, que nos ama apesar do que somos, mas com Ele não se brinca. Ele é paciente, mas não gosta de ser feito de bobo.
Ninguém gosta, não é mesmo!
Volte o seu olhar para Deus, busque conhecê-lo com sinceridade, busque servi-lo com alegria.
Ele nunca muda, mas tem prazer em ser bondoso com aqueles cujo o coração é dEle.
Comente aqui