rinite alérgica

Rinite alérgica: veja como amenizar o problema

Share

Rinite alérgica: veja como amenizar o problema

Segundo o doutor Dráuzio Varela,  Rinite é uma doença inflamatória das mucosas do nariz. Pode ser alérgica ou não alérgica. Em ambos os casos, os sintomas são parecidos.

As rinites alérgicas são enfermidades crônicas provocadas pelo contato com alérgenos (substâncias que o sistema imune considera estranhas).

Os alérgenos

Os alérgenos podem ser ácaros existentes na poeira doméstica, pelos de animais, fungos, descamação de pele, mofo, pólen, perfume, alguns alimentos, medicamentos, bactérias, vírus, mudanças bruscas de temperatura, etc.

O alérgico não é uma pessoa com o sistema imune deficitário, mas que reagem excessivamente contra agentes que nem sempre são agressivos aos seres humanos.

Quando o alérgico, como eu, tem contato com alguma substância que interpreta como corpo estranha, passa a reagir contra ela (muitas vezes de forma exacerbada) ocasionando o processo alérgico.

Principais alérgenos

 

Poeira, pólen e alguns alimentos são substâncias que podem causar alergia. Aqui no Brasil a poeira domiciliar é o fator de risco mais importante.

Ela é constituída por descamação da pele humana e de animais, por restos de pelos de cães e gatos, restos de barata e outros insetos, fungos, bactérias e por ácaros, organismos microscópicos da família dos aracnídeos. (Dráuzio Varela)

Para tentar amenizar as crises, eu evito criar animais de estimação, principalmente gatos. Os tapetes da minha casa são aspirados periodicamente e quando vou fazer a limpeza da casa sempre utilizo um pano úmido e ao invés de varrer, passo um pano úmido e depois um seco. Para ajudar a secar também utilizo um moip.

Alimentos e hábitos que podem ajudar

 

Para amenizar quando a crise chegar, reduza a ingestão alimentos lácteos, pois eles aumentam a inflamação e a produção de muco.

Prefira bebidas quentes como chás, de preferência s de gengibre e alho. Eu uso muito um chá pronto de gengibre com limão e hibiscus.

Introduza alho e azeite na alimentação, pois o alho tem propriedades bactericidas conferidas pela alicina, substância contida nele; e o azeite é um anti-inflamatório natural. Ingerir bastante suco de frutas cítricas como a acerola e a laranja também é um ótimo remédio

Em tempos de crise

Quando a crise está mais séria e o nariz bem obstruído, faça uma solução salina para lavar as vias aéreas ou se preferir compre já prontas aquelas soluções que vêm com uma válvula de aplicação.

Outra alternativa é aquecer um dente de alho amassado numa frigideira e inalar o vapor que sobe, desobstrui na hora. Massagens nas extremidades laterais do nariz de dentro para fora também  são eficazes para desentupir  as narinas.

Para evitar ácaros, não arrume a  cama

A roupa de cama deve ser trocada de dois em dois dias e nada de arrumar a cama de manhã, pois cientistas que fizeram uma pesquisa na Universidade de Kingston, em Londres mostrou que os ácaros não conseguem sobreviver no ambiente quente e seco encontrado em uma cama desarrumada.

Deixar de arrumar a cama pela manhã pode, na verdade, ajudar a combater os ácaros da poeira doméstica, que podem causar asma e outras alergias, sugere estudo.

 “Nós sabemos que os ácaros só podem sobreviver utilizando água da atmosfera em pequenas glândulas do lado de fora de seu organismo.

Uma coisa simples como deixar a cama sem arrumar durante o dia pode remover a umidade dos lençóis e do colchão, então os ácaros vão ficar desidratados e, eventualmente, morrer”. (Stephen Pretlove, cientista)

 
Espero que esse conteúdo tenha te ajudado. Tenha um dia feliz e abençoado.
Palavra do dia: Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; Efésios 6:2

4 Comments

  • Reply micileide julho 9, 2017 at 12:11 pm

    Eu tenho rinite alérgica e vou dizer o que eu faço para amenizar os efeitos das crise.
    1- não passo a vassoura na casa.passo o pano molhado todos os dias.
    2-quando o nariz entope faço um chá de eu calipto e fico inalando a fumaça.
    3-limpo os moveis apenas com álcool pois o cheiro de alguns produtos também irrita o nariz.
    4- o aspirador de pó é um ótimo aliado para nós alérgicos.
    5-quanto menos coisas que acumule pó na nossa casa, menos crise teremos.

    Espero que seu artigo ajude muitas pessoas, pois eu sei como é difícil viver com rinite e como ajuda esse tipo de post

    Beijos!
    micileide

    • Reply Daniele Leite julho 9, 2017 at 7:51 pm

      Obrigada por compartilhar Micileide. Suas dicas são ótimas! Também lanço mão do aspirador de pó hehe Beijos!

  • Reply Lary Zorzenone agosto 12, 2017 at 8:07 pm

    Oi Dani
    Eu tenho rinite alérgica. É complicado, mas meio que aprendi a conviver com isso. Eu tenho dois cachorros e um gato e nem penso em viver sem eles. Eu tento manter tudo limpinho e em épocas de tempo seco sempre deixo uma vasilha com água e álcool no quarto. Me ajuda bastante.

    Vidas em Preto e Branco

    • Reply Daniele Leite agosto 15, 2017 at 2:29 pm

      Aqui em casa ainda não temos animaizinhos de estimação, optamos por não ter por agora porque não teríamos tempo de cuidar. Mas amamos!Eu tenho um pouco de alergia, mas nada que impeça de ter um animalzinho. Meu maior problema é com poeira, mofo e alguns alimentos.
      Bj!

    Deixe aqui o seu comentário e se tiver um blog deixe também o link para eu poder visitá-lo.