UMECTAÇÃO COM ÓLEO DE COCO: COMO EU FAÇO?

Share

UMECTAÇÃO COM ÓLEO DE COCO: COMO EU FAÇO?

Hoje vou compartilhar com vocês todo o processo da minha umectação com óleo de coco. Os produtos que uso para preparar os fios para umectação e também os passos pós-umectação. Essa receitinha tem funcionado muito bem para os meus cabelos e espero que possa ser de grande valia para vocês também. Vamos lá?

 

Passo 01: preparação dos cabelos

Antes da umectação com óleo de coco , gosto de fazer uma desintoxicação nos meus fios para estarem bem limpinhos, a fim de absorver bem o óleo. Durante a semana acabo usando alguns produtos com silicone, dos quais pretendo me livrar, mas infelizmente a maioria dos leave-ins que conheço contém silicone na fórmula e os protetores térmicos também.

Faço esse Detox com a linha Detox Capilar da Acqua Flora, que é composta por um shampoo purificante a base de algas marinhas e um fluido capilar. Você pode conferir a resenha dos produtos aqui: RESENHA LINHA DETOX ACQUA FLORA.

Lavo os cabelos duas vezes, mas com pouco shampoo e aplico o fluido deixando agir por alguns minutinhos. Enxáguo bem e deixo os cabelos secarem naturalmente.

Passo 02: umectação

Lá para as 22:00 h os cabelos já estão bem sequinhos e então começa o ritual de umectação. Passo o óleo de coco em cada mecha dos meus cabelos, com muita calma e massageio bem. Aplico uma quantidade bem generosa na raiz dos cabelos e vou massageando mecha por mecha. É um processo de paciência, mas como tenho pouco cabelo demora menos de 10 minutos. Durmo com os cabelos nadando no óleo de coco. Você pode estar usando uma touquinha ou uma meia calça velha como touca para envolver os fios durante o sono. Não reparem a foto, estou com cara de bolacha, porque tinha acabado de acordar, mas queria mostrar pra vocês como deve ficar o cabelo na umectação. Tem que passar o óleo sem pena, mas claro, sem desperdício. 2 colheres de sopa é q quantidade que uso no meu cabelo e dá certinho. Aconselho que você tenha o seu kit umectação : um pincel, tipo aqueles usados para pintar cabelo, uma vasilha, que geralmente compramos junto com o pincel e uma touca confortável para envolver o cabelo na hora de dormir. Ah, uma obervação importante: prefira os óleos de coco extra-virgens, que não refinados.

umectação 02

Passo 03: Lavagem

Amanheceu o dia e é hora de lavar a cabeleira para finalizar o processo da umectação. Eu troquei de shampoo recentemente e passei a usar o da Linha Nutrição da Acqua Flora. Depois eu faço a resenha e dou mais detalhes dessa linha aqui no blog, se Deus quiser.

Bom, mas voltando ao processo final da umectação, eu lavo o cabelo, também duas vezes, com pouco shampoo e em seguida apenas condiciono levemente, aplicando condicionador do meio do cabelo até as pontas. O meu cabelo é cacheado e já foi bem mais cacheado. Não é enrolado da raiz, mas é cacheadão. O que tenho observado é que os cachos estão bem mais largos desde que comecei a usar o óleo de coco. Faz cinco meses (quase seis) que parei com escova progressiva e graças a Deus não estou com aquele cabelo mirradinho.  Estou deixando crescer porque cacheado mesmo ele só fica legal quando está bem grande, enquanto ele não chega na cintura, haja chapinha e também eu amo um cabelo lisinho, mas progressiva nem pensar. Essa é a minha foto com o cabelo que deixei secar naturalmente. Detalhe: eu penteei seco:

umectação 04

Passo 04: Chapinha

Você não precisa fazer o passo 04, mas eu sempre aproveito que o cabelo está bem hidratado, resistente e condicionado para fazer minha chapinha. Eu não uso secador, ou se uso não uso a chapinha. Sempre opto por uma forma de calor apenas para ser aplicada aos fios, a fim de evitar estraga-los. Deixo o cabelo secar naturalmente e passo a chapinha apenas uma vez em cada mecha e graças a Deus é o suficiente para deixar do jeito que gosto. Eu uso a chapinha I. Steamer , da Conair. É uma chapinha a vapor e promete estragar menos os fios e estou comprovando isso na prática. Tô pensando seriamente em gravar um vídeo mostrando como ela funciona. É só a coragem bater rsrs. Outra observação, como eu fiz mechas nos fios, ainda há algumas partes ressecadas no meu cabelo, mas que , aos poucos estão desaparecendo. Não esqueçam de aplicar um leave-in. Eu usei um que tenho aqui em casa da Acqua Flora, mas o meu preferido é o Uniq One da Wella, mas ele tá caro demais.

As fotos depois da chapinha:

escova 3 escova 4

escova 5

escova 7

Lista dos produtos utilizados:

Shampoo Detox Acqua Flora (link afiliado)

Fluido Detox Acqua Flora

Óleo de coco extra-virgem Copra

Shampoo Nutrição Celular Acqua Flora

Condicionador Nutrição Celular Acqua Flora

Bom meninas, espero que tenham gostado da postagem. O cenário está meio improvisado, mas feito com muito carinho. Qualquer dúvida sobre a umectação é só deixar um comentário.  Tenham um dia abençoado, cheia da graça de Deus.

Palavra do dia: Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós.
Mateus 7:1,2

4 Comments

  • Reply Danielle S. Maio 5, 2016 at 4:21 am

    CHOCADA em como o cabelo fica lindo e brilhoso! Morro de medo de passar tanto óleo assim no meu cabelo e ele ficar pingando, mas com seu post me animei e vou testar! 🙂

    Um beijo! ♥

    • Reply Daniele Leite Maio 5, 2016 at 11:46 am

      Olá Dani, minha xará rs, olha que nem dá pra ver o brilho todo na foto. A iluminação tava muito forte e as fotos não saíram bem do jeito que eu queria, mas o negócio é poderoso. Eu tenho cabelo cacheado, mas na maioria das vezes prefiro ele liso ou com ondas bem grandes e óleo tem ajudado a mantê-lo assim porque faz uma hidratação bem profunda. Beijo!!!

  • Reply Isabel Borgert Maio 8, 2016 at 9:59 pm

    Gosto muito de saber sobre coisinhas diferentes para hidratar os cabelos, quando viajo sofro muito com
    ressecamento, principalmente quando lavo muito devido calor.
    Vou experimentar tambem.
    Bjão boa semana!!

    • Reply Daniele Leite Maio 9, 2016 at 1:20 pm

      Isabel é um milagre o que o óleo de coco faz. Eu lembro que quando era criança via uma tinha minha fazendo umectação no cabelo de uma prima. Na época eu achava nojento rsrs, mas hoje vejo porque o cabelo dela era tão lindo. Deu deixou tanta coisa boa na natureza pra gente usar e é impressionante como as modas antigas voltam, como o óleo de coco. Amo e não largo mais!Bjos e ótima semana!

    Deixe aqui o seu comentário e se tiver um blog deixe também o link para eu poder visitá-lo.