COMO A MULHER CRISTÃ DEVE SE VESTIR

Share

COMO A MULHER CRISTÃ DEVE SE VESTIR

Hoje vamos falar de assunto delicado, a vestimenta da mulher cristã. Afinal, como nós, mulheres que professam a fé em Cristo e procuram agradar a Deus, devem se vestir? Será que é só cobrir as ‘vergonhas’ e está tudo tranquilo, ou será que o vestir que agrada a Deus requer outros elementos? Vamos desenvolver esse tema à luz da Bíblia.

No contexto da criação, em Gênesis, ao perceberem que estavam nus, Adão e Eva tentaram fazer suas próprias vestes, mas Deus elaborou outra vestimenta para ambos. Adão e Eva fizeram vestes de figueiras, Deus fez túnicas de pele. Não dá para saber com certeza o porquê de Deus ter tomado tal atitude. Talvez tal roupa não fosse adequada para cobrir a nudez do casal, ou talvez fossem pouco resistentes para o que eles iriam enfrentar no porvir: a expulsão do jardim do Éden. Roupas de figueira não durariam muito no local onde eles agora iriam habitar. Mas o certo é que agora, com os olhos abertos e com o pecado em suas almas, não veriam mais o mundo com aquele olhar de inocência de outrora.

O poder da roupa

As nossas vestimentas têm o poder de suscitar sensações, desejos ou sentimentos como desprezo, desdém. Quem  nunca foi hostilizado por não estar vestido adequadamente para dada ocasião. Eu já. Fui de sandália rasteira para um casamento e fui muito criticada por não ter colocado um salto e não estar com um vestido deslumbrante. Mas só um detalhe, o casamento não era meu, eu também não seria madrinha, então optei por ir confortavelmente. Mas há o outro lado da roupa, a sensualidade que ela provoca e evoca. Mulheres usam da roupa para atrair o sexo oposto. Chamar atenção. Muitas vezes acabam atraindo as pessoas erradas porque não souberam utilizar um artifício tão mágico como o vestir para dar pequenas pinceladas de quem são realmente. O modo de vestir comunica muito sobre você e se você não souber falar através da sua roupa pode passar uma imagem totalmente diferente do que você é.

Seja sincera no vestir mas procure agradar a Deus.

Não adianta querer ser algo que você não é. Há meninas que adoram um short bem curtinho, eu particularmente não acho muito interessante para mulheres cristãs e nem para mulher nenhuma rsrs, mas é uma visão minha. Há outras que não abrem mão da minissaia e às vezes é tão curta que mostra mais do que deveria. Será que tais vestimentas agradam a Deus? É esse o questionamento que você deve fazer antes de escolher a sua roupa. Olha que o diz em Gálatas 5:13

Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor. Gálatas 5:13

Somos livre para usar o que quisermos, é fato, mas nem tudo que é nos é permitido, convém.

Ser atraente é errado?

Não. Não é.  Ser atraente nada mais do que ser notado, admirado. Mas há uma grande diferença entre ser atrativa , de forma feminina e ser atrativa de forma sexual. O fato da mulher  ser atraente e se vestir de forma decorosa, feminina, usar maquiagem , cuidar do cabelo e andar perfumada é algo saudável. Não é pecado. Mas a mulher atraente que se veste de maneira vulgar, mostrando mais do que deveria vendendo a si mesma, o seu corpo como mercadoria, como aquilo que tem de mais interessante, ao meu ver não é agradável a Deus. Somos mais que um pedaço de carne, temos mente, intelecto, inteligência e devemos procurar ser admiradas por coisas que não sucumbem aos anos, como a aparência, por exemplo. Podemos andar na moda, adaptando a moda  mas fugindo aquilo que é indecoroso e ‘periguetesco’  e nos amoldando ao padrão bíblico, ao que Deus se agrada.

Como a Bíblia ensina que as mulheres devem se vestir

As mulheres devem se vestir com pudor e modéstia. O que é pudor? Segundo o dicionário Aurélio, pudor é um sentimento de vergonha, de  recato, de castidade. Então mulheres sem pudor, não terão vergonha de mostrar o corpo e de usá-lo para os seus intentos. Mas a Bíblia nos diz que a mulher deve se vestir com trajes honestos, com pudor , tendo prudência e isso significa não sair mostrando o corpo de forma deliberada por aí.

Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos,
1 Timóteo 2:9

E agora, como me vestir?

Primeiro, converse com Deus. Leia a sua Palavra. Se algo te incomodar ao vestir determinada roupa provavelmente é o Espírito de Deus falando com você. Não peque pela dúvida, se duvida, não use. Eu não uso shorts curtinhos, mas uso shorts que ficam na metade da coxa , de preferência frouxos, pois são bem mais comportados e confortáveis. Aprendi com  a personal style Andrea Fialho, numa oficina que ela ministrou no Sebrae que short jeans sempre deve ser frouxo, do contrário faz você parecer uma mulher vulgar. Concordo com ela e muito. Devemos ser mulheres elegantes, bonitas, bem cuidadas mas encaramos a nós mesmas como pessoas e não como objeto de desejo. A sexualidade da mulher e a sua sensualidade natural devem ser guardadas para o seu marido. Esse é o correto.

Sem hipocrisia

Devemos observar bem a maneira como nos vestimos, mas acima disso devemos cultivar um coração sincero diante de Deus, sem hipocrisia. Não adianta se cobrir da cabeça aos pés para agradar pessoas e passar um imagem que não condiz com a realidade. Isso não é desagradável a Deus, pois Deus admira a sinceridade de coração. O legalismo não te torna mais puro, pelo contrário, ele te torna um juiz corrupto, aquele que julga pela aparência, mas está com o coração corrompido. Vista-se de , em primeiro lugar para agradar a Deus.

Já conheci muita gente que se vestia impecavelmente bem coberta, mas o coração estava longe de Deus, assim como já conheci pessoas que eram criticadas por essas outras que só faltavam usar uma burca para parecerem santas e eram pessoas que abençoavam minha vida. Meu conselho é não forçar ser alguém que você não é, vestindo-se para agradar a pessoas, mas devemos sim nos vestir de forma a agradar a Deus.  Ore, e que haja em paz em seu coração nas escolhas daquilo que você veste. Peça sabedoria e não se prenda ao legalismo exacerbado. Em Colossenses 2 Paulo nos fala desse legalismo :

Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como: Não toques, não proves, não manuseies? As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens; As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne.
Colossenses 2:20-23

 

Então, meninas, a medida é prudência, bom senso, modéstia. Se o seu coração estiver em paz diante de Deus para usar a roupa que você quer usar, use. Não esqueça: não saia de casa com dúvida. Pergunte a Deus, ao marido, à mãe… Seja você uma fonte de feminilidade agradável  a Deus e contemplável de forma saudável. E lembre-se de que a sua roupa sempre comunica alguma informação. Como você quer ser reconhecida? Seja honesta no vestir, seja modesta no vestir e vista-se para a glória de Deus.

Tenham um dia abençoado, cheio da graça de Deus.

Palavra do dia: Tens tu fé? Tem-na em ti mesmo diante de Deus. Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova.
Romanos 14:22

2 Comments

  • Reply Princesas Do Rei Abril 21, 2016 at 2:14 am

    Simplesmente amei!!!
    Modéstia e pudor são fundamentais em nossas vestes!
    Somos Princesas, e princesas se vestem como princesas!
    SHOW DE POST!!!
    Que Deus continue te abençoando!
    Beijinhos.

    • Reply Daniele Leite Abril 21, 2016 at 1:49 pm

      É sim , princesas devem se vestir como princesas, princesas de Cristo. Que bom que gostou!! Deus abençoe vc também e sua irmã!!! Bjos!!!

    Deixe aqui o seu comentário e se tiver um blog deixe também o link para eu poder visitá-lo.