Semana passada eu estava escrevendo algumas impressões no meu caderninho, após ter lido o texto de Êxodo 31: 1-11.
Pedi humildemente que Deus me falasse ao coração através de sua Palavra.
Ficou martelando forte na minha cabeça aquela frase que nós sempre escutamos: “Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos”.
Acredito nela, mas acredito também que Deus escolhe aqueles que já possuem alguma habilidade e multiplica essa habilidade.
Olhe o que diz o versículo 6 de Êxodo 31:
E eis que eu tenho posto com ele a Aoliabe, o filho de Aisamaque, da tribo de Dã, e tenho dado sabedoria ao coração de todos aqueles que são hábeis, para que façam tudo o que te tenho ordenado. Êxodo 31:6
Note que Deus diz que tinha dado sabedoria ao coração daqueles que já eram hábeis, ou seja, já havia ali um dom natural, mas eles tinham que saber como usar, aperfeiçoar!
Esse aperfeiçoamento foi dado a eles por Deus.
Um propósito
Um segundo ponto a observar é que toda essa sabedoria que Deus deu Bezalel e Aoliabe foi com um propósito específico: Fazer todas as coisas que Ele tinha ordenado.
O que estava em pauta aqui era a construção de um lugar de adoração a Deus e tudo tinha que seguir as diretrizes do Eterno.
Deus capacitou aqueles homens para o serviço dele. Para a sua glória.
Todos nós que professamos o nome de Cristo, somos dele embaixadores aqui nessa terra.
A maioria das vezes nós nos desviamos do nosso principal propósito que é viver para a glória de Deus, buscando seu reino, servindo-o.
Faça o seu melhor para a glória de Deus
Não é errado querermos ser prósperos e bem sucedidos nessa terra, é nossa obrigação como filhos de Deus fazer o nosso melhor.
Mas devemos fazer esse melhor para a glória de Deus.
Quando colocamos isso no nosso coração Ele nos abençoa.
Mas quando damos vazão aos nossos desejos egoístas nada temos:
“Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres” (Tiago 4.3).
A motivação correta para nós deve ser a glória de Deus.
Quando buscamos agradá-lo em primeiro lugar em tudo o que fazemos, as coisas fluem.
Quando pensamos no seu reino ao iniciarmos qualquer projeto nosso, buscando a sua glória, as coisas fluem.
Veja bem , isso não significa ser displicente e achar que não terá que se esforçar na vida e que buscar o reino de Deus é viver enfurnado dentro de um igreja 24 horas por dia.
Isso significa ser o melhor no que você faz para a glória de Deus.
Significa ser honesto nas suas palavras, promessas e no seu trabalho.
Significa obedecer a Deus em primeiro lugar, antes de tudo.
Quando somos hábeis ou não em algo e Deus nos chama para um serviço ele nos capacita e não devemos desperdiçar essa capacitação, pois ela vem dos céus. É um privilégio.
Nem todos serão pastores, nem todos evangelistas ou missionários. Mas podemos impactar pelo exemplo naquilo que Deus nos chamou a fazer.
Se não obedecermos, se não dermos o nosso melhor, Deus derramará sua inspiração em outro que esteja disposto a obedecer. Esses, ele colocará como cabeças.
Os que, estão na fé, mas se recusam a viver uma vida abundante, obedecendo a Deus, ficarão estagnados, sem crescimento. Serão posto por caudas.
A glória é de Deus
“Não aceite a glória de Deus depois de Ele ter usado a sua vida”. Li essa frase no livro “Vivendo acima da mediocridade” de Charles Swindoll.
O nosso momento mais vulnerável é depois de uma grande vitória.
Quando Deus o puser em lugares altos, não se esqueça como chegou lá, de quem lhe capacitou!
Dê glória a Deus sem cessar!
Palavra do dia: Não pergunteis, pois, que haveis de comer, ou que haveis de beber, e não andeis inquietos. Porque as nações do mundo buscam todas essas coisas; mas vosso Pai sabe que precisais delas. Lucas 12:29,30
Luciana Feminino Felix diz
Lindo texto Dani, esse tem sido minha preocupação por muito tempo, a direçao que temho tomado na minha vida e se isso é pra gloria de Deus. Em dias em que os desejos por coisas desse mundo estão aflorados, precisamos nos debruçar sobre a Palavra e descobrirmos qual a nossa missao, o que Deus tem reservado para nós. Muito bom!
Daniele Leite diz
Verdade Lu, a gente se desvia muito fácil do verdadeiro propósito, por isso a necessidade de vigiar sempre. Que Deus nos abençoe!