
Hoje eu quero falar sobre companhias, sobre amizade, companheirismo, sobre perdão e outras coisas que estão ligadas aos relacionamentos que tecemos com pessoas.
No decorrer dessa vida que Deus nos dá hemos de ter muitas oportunidades de conhecer pessoas, de estreitar laços, de crescer, amadurecer com com elas.
Mas o contrário também é verdade. Dependendo das companhias que você escolha para andar com você, caminhará para trás ate cair no precipício.
A Bíblia diz: “As más conversações corrompem os bons costumes” I Co 15:33.
Vamos analisar o versículo com mais detalhes. Costumes aqui podem ser entendidos, de acordo com a Nova Versão Internacional do Inglês, por caráter:
“Do not be misled: “Bad company corrupts good character” I Co 15:33
Deter-se em conversas más, na companhia de pessoas que nada têm a acrescentar podem fazer com que nós nos desviemos do caminho correto ou ainda que atraiamos tribulação para nossas vidas.
Mas o que é uma má companhia?
Más companhias não simplesmente aquelas pessoas que convidam você para fazer coisas ilícitas.
Nós temos uma visão geralmente pequena do que seria um má companhia e costumamos enquadrá-la naquela caixinha de pessoas que não trabalham, não estudam e gostam de farras.
Essas pessoas são péssimas companhias, não há como negar, mas não para por aí. Há coisas muito mais sutis que aceitamos porque parece que temos medo de buscar outras amizades e de evoluir.
Uma pessoa que põe você para baixo é uma má companhia
Quem nunca se prendeu a uma amizade que só o coloca para baixo? Tenho certeza que se você não foi o protagonista de uma história assim pode ter visto alguém se colocou numa situação dessas.
São aquelas amizades que o outro lado está sempre criticando, sempre dizendo que tudo o que você não é bom, encontrando defeito em tudo.
Você tem consciência de não é perfeito, mas sabe que a pessoa está exagerando, só que começa a acreditar , depois de um tempo que aquilo é verdade e passa a achar tudo o que faz uma droga.
Fica desmotivado, sem ânimo, abatido e depois quem sabe começa até a fazer terapia e tomar anti-depressivo por uma coisa que se resolveria se você estivesse cercados de pessoas que possuem uma energia mais do bem.
Pessoas que não fazem questão de ter responsabilidades são uma má companhia
Jordam B. Perteson, em seu livro 12 regras para a vida afirma que para cada indivíduo que é motivado a realizar, há outro que é indolente.
Ou seja, para cada pessoa ativa há uma pessoa preguiçosa, acomodada. Pessoas assim confundem gratidão pelo que tem com falta de iniciativa.
Acham que se qualificar melhor profissionalmente e crescer na carreira e na vida e consequentemente glorificarem a Deus com seu trabalho é algo errado.
Quem anda com esse tipo de gente absorve sua mentalidade tacanha e depois passa para a esfera das próximas más companhias que vou falar: os invejosos
Pessoas invejosas são uma péssima companhia
Pessoas invejosas são aquelas que que têm raiva do que você tem. Aqueles que desejam o que você tem são cobiçosos, mas o invejoso vai além , ele cobiça e odeia o fato de você ter.
Não precisa ser algo material, o invejoso odeia o fato de você conseguir estar em forma, o fato de você conseguir ler dois livros por mês, por exemplo.
Ele odeia quem tem tudo o que ele não consegue fazer ou porque é indolente e deseja tudo de mão beijada, ou porque é um mau caráter de carteirinha.
Pessoas que não amam a si mesmas são uma má companhia
Pessoas que são plenas de autodesprezo, que vivem com autoestima no ralo e não buscam ajuda para resolver , mesmo quando essa ajuda é oferecida, são uma péssima companhia.
Pessoas assim têm uma opinião negativa sobre o próprio valor e estão sempre se achando incapazes, feias, sem graça.
Têm raiva de Deus e do mundo por serem assim e principalmente raiva delas mesmas. Esse tipo de pessoa, que não se ama, não pode amar ninguém.
Quase sempre amizade com pessoas assim é um suga suga sem fim, onde você nunca encontrará um ouvido para escutá-lo , mas sempre será exigido quando não puder fazê-lo.
Pessoas que não amam a Deus são uma má companhia
Para mim essa é categoria mais importante das más companhias. Podemos ter muitos conhecidos, mas poucos amigos e esses poucos amigos, se você professa a fé cristã como eu, devem ser pessoas que amam a Deus.
Quando eu digo amar a Deus não me refiro apenas às pessoas que estão dentro da sua igreja, pois acredite , nem todo mundo que está na igreja pode ser de fato alguém que ama a Deus.
Uma pessoa que ama a Deus é uma pessoa que obedece os seus mandamentos. É uma pessoa que procura agradar a Deus.
Alguns versículos para meditarmos
-
Jeová está longe dos perversos, Mas ouve a oração dos justos. Provérbios 15:29 (Aparta-te do homem perverso; não ande com gente ruim);
-
Observe a formiga, preguiçoso, reflita nos caminhos dela e seja sábio! Provérbio 6:6 (Vai ter com a formiga ó preguiçoso; não seja indolente);
-
Amarás o teu próximo como a ti mesmo Marcos 12:31 ( e se não se amar, vai amar como? Ame a si mesmo)
- Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Salmos 1:1( não fique cercado de gente má e arruaceira);
- Sede, pois, prudentes como as serpentes, mas simples como as pombas. Mateus 10:16
Por que sermos prudentes como a serpente?
Bom se você observar o comportamento das serpentes verá quão cautelosa elas são.
Você não vai ver uma serpente dando sopa por aí. Ela oferece perigo, mas não se expõe facilmente a ele. É observadora e prevenida.
E as pombas? Bom, tirando uma série de doenças que elas podem transmitir rsrs, não fazem mal a ninguém diretamente. São inofensivas e ingênuas.
Você deve buscar o equilíbrio entre essas duas características se quiser viver de forma tranquila. Não pode ser ingênuo demais e deve ser cuidadoso, observador, não achando que todo mundo é bonzinho.
“O prudente prevê o mal, e esconde-se; mas os simples passam e acabam pagando.”Provérbios 22.3
Mas eu não tenho que ajudar todo mundo?
Bom, nós temos uma tendência estranha de acharmos que estaremos sendo más pessoas se não oferecermos a nossa companhia constante a pessoas que não querem nada com a vida.
Você pode oferecer ajuda, pode indicar as ferramentas, mas acredite: você não mudará o irresponsável fazendo tudo por ele.
O tolo cruza os braços e destrói a própria vida. Eclesiastes 4:5
Você também não mudará o comportamento do invejoso repartindo suas coisas com ele( você criará um buraco negro isso sim), sendo que o mesmo possui as mesmas ferramentas que você para trabalhar e comprar o que deseja ou precisa, mas é indolente.
Não me refiro aqui às pessoas que não têm nada mesmo, que moram nas ruas, que estão passando por reais dificuldades e não invejam, elas necessitam.
Nós devemos ajudar quem precisa, tanto materialmente como espiritualmente.
O que não devemos é fazer papel de bestas, virar escravo de gente mala.
O que más companhias podem nos trazer
Vimos que más companhias podem nos trazer uma vida derrotada, desanimada, sem crescimento e que desagrada a Deus.
Isso não quer dizer que não devamos ajudar quem precisa , mas algumas pessoas simplesmente não querem ser ajudadas e ajudar não significa ser amigo. Amizade é outra coisa.
Devemos escolher bem nossas companhias e andar com pessoas que amem a Deus, que busquem crescimento, que não sejam indolentes, presunçosas, invejosas.
Devemos evitar aqueles que reclamam o tempo inteiro e gastam o seu tempo odiando quem trabalha e conquista alguma coisa. Cerque-se de gente que constrói e não que destrói.
Entregue a Deus pessoas assim, acredite em mim você não pode consertá-las, só quem pode é Deus mesmo.
Tenha um excelente domingo!
Palavra do dia: Mantenha-se longe do tolo, pois você não achará conhecimento no que ele falar. Provérbios 14:7
Menina, você falou algo que foi O DIVISOR DE ÁGUAS nesse post : Pessoas que NÃO AMAM A DEUS. Existe uma grande diferença entre uma pessoa amar a Deus, colocá-lo em primeiro plano, consultá-lo antes de tomar uma decisão e simplesmente frequentar culto. Nem todo mundo que diz ser cristão ama a Deus.
Pessoas que não se amam é a mordida do vampiro. Nada satisfaz. Você pode fazer 10 coisas certas, mas 1 errada e ela esquece tudo de bom que você faz. Adorei como você expôs que má companhias vão muito além do conceito de más influências.
Beijo, bonita !!!
http://www.vivendolaforanoseua.blogspot.com
Você falou bem , Gisley, sobre as pessoas que não se amam. Esse negócio de a gene fazer 10 coisas certas, mas uma errada e ser crucificada por isso é a mais pura verdade e sofri na pele. Depois fiquei refletindo sobre pessoas tóxicas e sobre como ajudá-las não significa se envenenar junto. Deus tem me proporcionado experiências dolorosas para me moldar. Não tem sido fácil , mas Ele tem me ensinado e hoje estou mais serena e tranquila. Abraço!
Olá
Cheguei a conclusão que você está coberta de razão e graças a Deus dei um jeito nesta parte da minha vida : as amizades ( nunca fui muito feliz com amizades). A maioria das pessoas que se aproximaram de mim não foram boas companhias ( não que eu seja um primor de amiga, tenho defeitos também).Mas é muito triste chegar a conclusão de que pessoas com as quais convivemos permanecem ao nosso lado por interesses, por inveja , por gostar de andar nas nossas costas, mas infelizmente isso sempre aconteceu comigo.
Mas chegou a hora que fui radical, cortei todas , hoje estou bem mais tranquila.Retirei tudo o que não era bom.
Grande abraço
Somos duas rsrs. Também sempre problemas pelo fato de parecer vulnerável sabe, de achar que as pessoas todas são legais. Isso acaba atraindo gente que gosta de tirar proveito. Com diz Jordan B. Peterson em seu livro 12 regras para a vida, partir do pressuposto de que todos são bonzinhos é um convite ao abuso, porque atrairemos exatamente pessoas que gostam de se aproveitar da boa vontade alheia. Temos sim que ser gentis, pois cada um enfrenta uma batalha, mas devemos estar de olhos abertos para evitar desgastes com gente má.
Fico feliz que você esteja mais tranquila, tem horas que ou a gente corta ou adoece.
Grande abraço!