
A igreja de Atos 2 e o princípio da unidade
Quando falamos de igrejas cristãs hoje em dia fica difícil dizer o que é o que, não é mesmo? Há tanta divisão, tantos modismos para atender aos interesses e gosto humanos que muitas igrejas esqueceram o conceito simples da igreja de Atos 2.
Características da igreja que tinha grande força
- Tinha a mesma visão;
- Tinham o mesmo objetivo;
- Oravam juntos;
- Viviam em harmonia;
- Cuidavam uns dos outros;
- Atendia as necessidades uns dos outros;
- Viviam uma vida de fé
Tudo isso pode ser resumido em uma palavra: UNIDADE. A igreja de Atos 2 era uma igreja unida num só propósito. Isso fazia dela uma igreja de poder.
O princípio do enfraquecimento
Quando a igreja começou a se dividir em várias outras, com diferentes opiniões, formas de agir e administrar, o poder da igreja começou a enfraquecer. A falta de concórdia fez com que a igreja, outrora forte e unida, desse lugar a inúmeros grupos que esqueceram de obedecer a Deus e começaram a criar as suas próprias regras.
Deus nos chamou à comunhão, não à divisão. Mas a igreja de Corinto, por exemplo, estava tão dividida, que alguns se denominavam de Paulo, outro de Apolo e os mais “espirituais” diziam ser e Cristo. Mas o fato é que todos ali estavam longe de estarem sob a autoridade de Cristo, pois para tal precisariam obedecê-lo e para isso deveriam viver em unidade.
Acaso Cristo, o Messias, está dividido? Foi Paulo crucificado em favor de vocês? Foram vocês batizados em nome de Paulo? I Coríntios 12:13
Paulo estava falando para os coríntios que olhassem para Cristo e não uns para os outros. Quando olharmos para os homens enxergaremos imperfeições, pois não há um ser humano perfeito.
O pastor da sua igreja é imperfeito e você também é, eu também sou, mas Cristo, que é perfeito morreu em favor de todo aquele que crê. Por isso, ao invés de vivermos buscando a perfeição dos outros, deveríamos estar mais preocupados em obedecer a Deus e sermos pacificadores dentro da igreja na qual Deus nos colocou.
Não encoraje a divisão, mas a unidade
Ao notar qualquer sinal de divisão e discórdia, não encoraje tal atitude. Divisão e discórdia no seio da igreja não procede de Deus, mas do inimigo. Nós precisamos viver em harmonia uns com os outros. Isso não significa apoiar o erro. Se irmão está errado , ore por ele, admoeste em amor, mas não chegue julgando e usando palavras não temperadas, porque nós não somos melhores que ninguém e estamos sujeitos aos mesmos erros.
Devemos perseguir a paz com os nossos irmãos. A Bíblia nos orienta a ir além e se for possível ter paz com todos:
Se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens. Romanos 12.18
Quando a centelha da divisão quiser fazer fogueira no seu coração, apague-a com uma boa dose de paz.
Palavra do dia: Oh, como é bom, como é agradável para irmãos unidos viverem juntos.
Salmos 133:1
Comente aqui