O poder transformador da Palavra

O poder transformador da Palavra

A Bíblia é o livro mais vendido do mundo, com cerca de 3.9 bilhões de cópias espalhadas por todo o planeta, traduzida em mais de dois mil idiomas e dialetos . Praticamente todos conhecem a Bíblia, mas alguns desconhecem a poder transformador da Palavra de Deus, que está longe de ser um livro comum, mas um livro capaz de mudar a vida de quem o leva a sério.

É necessário mergulhar

homem mergulhando

É importante conhecer a Bíblia, mas Deus deseja que transbordemos no conhecimento de sua Palavra a fim de que o nosso relacionamento com Ele se aprofunde . À medida que nos aprofundamos no conhecimento da Palavra de Deus, nos tornamos mais parecidos com Ele, e temos a chance de conhecer como Deus se relacionava com  Israel, o seu povo e os altos e baixos dessa nação que ora buscava a Deus e ora esquecia dele. Vemos como Deus amou esse povo , mesmo muitas vezes tendo sido ignorado por ele e só sendo buscado nos momentos de aflição. Não é muito diferente nos dias de hoje.

Os benefícios  de se aplicar à leitura da Bíblia

moça lendo a bíblia

Veja alguns benefícios de se aplicar na leitura diária da Palavra de Deus.:

Alegria e regozijo :  ‘Achando-se as tuas palavras, logo as comi, e a tua palavra foi para mim o gozo e alegria do meu coração; porque pelo teu nome sou chamado, ó Senhor Deus dos Exércitos. ” Jeremias 15:16

Uma ferramenta para a batalha espiritual :  Jesus venceu a tentação no deserto pela Palavra de Deus. Mateus 4:1-11

Êxito espiritual : “Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido. ” Josué 1:8

Correção: A Bíblia é útil para nos guiar pelo caminho correto e para nos corrigir se estivermos trilhando caminhos errados. “E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; ” 2 Timóteo 3:15,16

Sabedoria : Através da leitura da Bíblia podermos obter sabedoria . “Provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel; Para se conhecer a sabedoria e a instrução; para se entenderem, as palavras da prudência.” Provérbios 1:1,2

: De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. Romanos 10:17

Alguns cuidados

soberba , pavão

Aprender a Bíblia apenas com o propósito de aumentar o conhecimento pode levar à soberba espiritual , a um coração tão cheio de si que considera os outros inferiores e isso é mau aos olhos de Deus.

Ora, no tocante às coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que todos temos ciência. A ciência incha, mas o amor edifica.
1 Coríntios 8:1

Mesmo que tenhamos conhecimento em qualquer área, seja da Bíblia, seja de algum outro assunto, jamais devemos usar essa habilidade para humilhar as pessoas . Devemos ler a Bíblia com humildade e permitir que o Espirito de Deus fale ao nosso coração e nos ajude a navegar pelas intempéries da vida. Com Cristo seremos mais fortes. Por mais que Ele não esteja presente fisicamente entre nós, Ele nos deixou o seu Santo Espírito e todo aquele que nele crê pode desfrutar dessa companhia transformadora.

Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome;
João 1:12

Deus deseja adoradores e não doutores

Deus não quer teóricos e doutores em Teologia, ainda que isso não seja ruim,  mas antes de procurar ser P.h.D em Bíblia, procuremos ter corações contritos, que anseiam por sua presença, que vivem uma vida dependente de seus cuidados e que procuram agradá-lo e hora-lo com suas vidas. Não percamos a humildade.

O mundo já tem idiotas demais e isso também dentro das igrejas. Pessoas cheias de si, inchadas do conhecimento de Deus, decoradores ávidos de versículos bíblicos com a língua ferina para acusar e julgar usando a Palavra, mas contudo distantes de Deus.

Não sejamos cristãos teóricos, que acumulam serviços, doutrinas e insígnias humanas, sejamos cristãos segundo o coração de Deus, lendo a Palavra e obedecendo-a , a fim de nos tornarmos cada dia mais semelhantes a Jesus, admirados pelo Pai, aqueles em que Ele se compraz.

estudando a bíblia

Gosto muito de um  verso da música Servos, do Grupo Logos, que diz assim:

” Até porque Ele se humilhou e suportou a agonia da cruz, não pra que eu seja um artista ou destaque, mas simplesmente uma luz”.

Comece hoje mesmo a ler a Bíblia, sem preconceitos, sem julgamentos, apenas leia. Procure conhecer a Deus. Deleite-se nesse maravilhoso livro.

Palavra do dia: Não servindo à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus;
Efésios 6:6

 

2 Comments

  • Reply Ananza setembro 4, 2016 at 2:53 pm

    É incrível como conseguimos arrumar tempo para tudo, mas quando penso em ler a Palavra tudo acontece rs… Tenho me policiado quanto à isso e assumindo uma responsabilidade pessoal de comunhão. Ler a Bíblia. pelo menos para mim é um desafio diário. Mas quando começo não dá vontade de parar… Nosso Pai cuida de nós demais da conta né? Rs Um beijo.

    • Reply Daniele Leite setembro 4, 2016 at 6:14 pm

      Cuida sim Ananza, mesmo nós sendo falhos, Ele cuida e puxa nossas orelhas por amor de nós! Também compartilho da mesma dificuldade, mas estou me esforçando muito e pedindo a Deus que me ajude a priorizar. São tantos os afazeres que a acabamos como Marta , dando importância aos trabalhos que precisamos realizar e neglicenciando o mais importante.
      Bjos!

    Deixe aqui o seu comentário e se tiver um blog deixe também o link para eu poder visitá-lo.