
Realizar um sonho… foi o que pensei ao comprar meu primeiro computador da Dell Brasil, mas, na verdade, se tornou um pesadelo.
Em menos de um ano: troca de placa, bateria e teclado.
O sonho? Ter um notebook (Inspiron 5482 2-in-1)com tela touch, 2 em 1 com placa dedicada, SSD (muito mais rápido) e assim melhorar a minha produtividade.
Mas durante um bom tempo tive só aborrecimentos. Na época da pandemia, lá estava eu recebendo técnicos em casa, pois o equipamento ainda estava na garantia e graças a Deus por isso.
Porque quando saiu da garantia, o atendimento que já não era muito primoroso (pois eles demoram demais, é muita burocracia) ficou ainda pior.
A Dell Brasil era referência para mim no que diz respeito a computadores. Ouvia pessoas falando sobre quanto tempo tinham seus notebooks e como eles funcionavam tão bem depois de alguns anos.
Mas aquilo não era uma realidade para mim. No primeiro ano foram muitos defeitos. Muitas ligações para o suporte.
O que mudou depois da garantia expirada
Após a garantia expirar, a bateria, que já havia sido trocada, não funcionava mais. Nem mesmo ligado à tomada eu conseguia usar o notebook.
Liguei para a Dell Brasil para fazer a cotação do serviço. Os preços absurdamente caros.
A bateria custou mais de seiscentos reais com a mão de obra. Tudo feito por telefone. Fui bem atendida nessa etapa.
Deixe meu notebook na autorizada da Dell na minha cidade, uma empresa da IBM, no dia 15 de setembro. Disseram-me que o prazo era de até 10 dias e quando ficasse pronto a Dell entraria em contato por e-mail ou telefone.
Dia 19/09 eles me ligaram. Pensei que seria para buscar o notebook. Ledo engano.
Disseram que encontraram um defeito no teclado e perguntaram se eu queria consertar. Disse que sim e paguei mais R$217,00 pelo serviço.
Pensei, agora vão consertar, e lá se vão quase novecentos reais…mas…
O problema de logística da Dell
No dia 22 de setembro recebi outra ligação da Dell Brasil alegando um problema de logística.
Disseram que eu poderia buscar meu notebook na autorizada ou escolher a opção de envio pelos Correios.
Fui buscar. Pelos Correios, além de demorar mais, poderia chegar avariado.
Recebi assim, enroladinho com plástico. Até então não desembalei. Deixarei para fazer isso quando (e se) o técnico vier.

Assim que eu tivesse com o equipamento em mãos, deveria responder a um e-mail, colocar meus dados e esperar a ligação do técnico.
Perdi as conta de quantas vezes respondi e-mails semelhantes com meus dados, tanto, que salvei a resposta para só colar.
Assim que peguei o notebook, respondi ao e-mail. Isso foi dia 22 de setembro.
Abriram outro chamado
Eles não cumpriram o primeiro chamado, cujo prazo era de dez dias, então abriram um segundo no dia 22 de setembro. No e-mail que enviaram apontaram 4 dias úteis para a ligação do técnico.
Liguei novamente, foram grossos. Um atendente simplesmente me passou para outra pessoa sem nada falar.
Na data da publicação desse post: 26 de setembro, ainda não recebi ligação nenhuma.
Deixei até um atendimento pré-agendado no Procon, pois não confio mais nessa empresa. Se cancelaram uma vez, quem garante que não o farão novamente?
Agora é esperar
Espero editar esse post dizendo que eles realizaram o serviço, que não me atenderam mal e que posso finalmente editar meu próximo livro.
Se fosse só escrever, eu o faria no celular, mas uso o InDesign para diagramar meus livros e uns tantos outros programas da Adobe para editar fotos e afins.
Estou há 16 dias sem fazer algo que amo, com meus projetos atrasados e bem chateada com a Dell Brasil e seu atendimento moroso e beirando ao descaso.
Graças a Deus posso fazer terapia, porque minha cabecinha atípica fica bem ansiosa com situações assim.
Eu sei, há coisas muito piores. Mas eu precisava escrever esse post. Fazer isso também funciona como um calmante para mim.
E não só isso, mas esse post serve como fonte de informação do que alguém pode encontrar ao comprar da Dell.
Com certeza o usuário com algum suporte premium não passa por isso. Mas a classe trabalhadora também merece respeito. Até gosto da marca, mas está difícil…
E é isso. Vamos ver o que a Dell dirá.
Atualizando
Os técnicos vieram consertar meu notebook no dia 02 de outubro. Dois seres humanos maravilhosos.
Ainda sigo chateada com a Dell. O atendimento deles é muito demorado e cheio de incoerências.
Mas deixo meu elogio aos técnicos.
Comente aqui