Faz um tempo que comecei essa jornada em busca de uma vida mais natural, contudo me vi cometendo excessos e beirando à neurose.
Eu lia todos os rótulos de forma maluca e saía evitando tanta coisa que cheguei ao ponto de achar que não poderia usar mais nada.
Mais natural, mas sem excessos
Bom, vi que simplesmente usar tudo natural do jeito que eu queria não cabia no meu orçamento, porque as coisas eram muito caras.
Por isso, eu me permiti algumas pouquíssimas exceções e troquei alguns produtos para mais economia.
Eu realmente estava ficando fora de controle e querendo jogar fora protetores solares e outros itens que já tinha aqui em casa por conta da minha nova abordagem de vida.
O que não é natural, mas uso
Meus protetores solares Filtrum e Profuse contém o conservante phenoxyetanol, que é meio controverso.
Comprei um duo de sobrancelhas da Vult que contém parabeno em pouca quantidade e como gosto do efeito decidi manter até achar outra opção.
Os batons da Vult não me causam alergia, portanto é o que estou usando.
Os mais naturais para pele do rosto
Para a pele do rosto uso sabonete Acnase para pele com acne.
A hidratação fica por conta de uma mistura de óleos vegetais (jojoba, girassol) e essenciais (gerânio e lavanda)
Também uso após esse sérum que fabrico em casa, dois cremes com formulação orgânica e vegetal: o Biomas do Sul e o Maria da Selva, ambos da marca Cativa Natureza.
Na região dos olhos e no rosto também aplico óleo de jojoba todos os dias.
Meu esfoliante é feito com açúcar e mel , às vezes com açafrão e café.
Como tônico, já usei o da Nivea esse ano, mas acabou e decidi trocar por hidrolato de melaleuca, que é ótimo para pele oleosa.
Complemento os cuidados com a pele usando máscaras de argila.
Tenho várias cores aqui em casa: verde, amarela, roxa, vermelha , preta, branca e rosa.
Minha maquiagem
Boa parte é também é vegana e com insumos orgânicos em sua maioria.
A exceção são os dois produtos que mencionei aqui: o duo para sobrancelhas e os batons da Vult.
Sinceramente, os batons orgânicos estão caros demais para o meu orçamento ainda. Mais de cinquenta reais num batom não dá.
Pretendo usar, mas no futuro, agora os que cabem no bolso são os da Vult e como não me deram alergia, estou satisfeita.
Uso Primer vegano da cativa Natureza e BB cream da mesma marca.
Já usei o pó compacto da Cativa também mas acabou e decidi apostar no lançamento da marca: o pó solto.
Hidratação corporal
Para hidratar a pele do corpo uso óleo de girassol, coco ou abacate e estou muito satisfeita com o resultado.
Além de gerar uma boa economia, percebo a pele muito mais hidratada e luminosa do que quando usava hidratantes convencionais.
Cuidados naturais com os cabelos
Muito óleo de coco, de abacate , azeite de oliva e óleo de jojoba para hidratar.
Hoje , no meu cabelo uso a linha Maria Natureza da Salon Line( reparação) e as máscaras de hidratação e nutrição da mesma linha e só!
Chega de um monte de produtos em casa. Meu banheiro parecia uma loja.
Equilíbrio sempre
Não adianta nada equilibrar de um lado e desequilibrar de outro.
Faço minha parte no que diz respeito a consumir menos lixo.
Reconheço que tenho produtos demais para o cabelo, mas acredite, já reduzi muito e continuo reduzindo.
Minha meta é simplificar cada vez os cuidados com a pele, cabelos …
Não compro mais como antigamente, (antes eu saia catando tudo que era novidade nas lojas para testar).
Realmente há muitos benefícios em adotar uma perspectiva de vida mais minimalista. Menos é mais!
Palavra do dia: Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mateus 6:19
Isabel BorgertIsa diz
Ola Dani
Confesso que fiquei alucinada pela sua colecao , pelo cuidado e pelo capricho com os produtos.
Post super instrutivo só boas recomendacoes, vou copiar os nomes dos produtos e tentar achar por aqui.
Bjs
Sucesso belo trabalho
Daniele Leite diz
Olá Isa, minha coleção é singela mas é poderosa rsrsrs. os produtos para pele são maioria da Cativa porque respeito e confio nessa marca. Estou preste a completar um ano com ela e te sido uma boa experiência, tanto que comprei algumas maquiagens tambén. Eles são aí de Curitiba, mas também estão aqui em Fortaleza. Bj!
Dayanna Amancio diz
Que bom que em tempos de youtube ainda existam blogs como o seu: leves e com conteúdo ♥
Daniele Leite diz
Que bom também que ainda existem leitoras como você que param para apreciar a leitura de um blog. Gratidão!
Bruna diz
Achei seu blog procurando alternativas de skincare mais naturais e tô olhando tudo, amando as dicas! E como conhecimento é pra se trocar, só uma curiosidade: sou cacheada e era doida para experimentar Salon Line quando assumi os cachos, até ouvir de mais de uma cabeleireira especialista em cachos que os produtos contribuem para deixar o fio hidrofóbico (e além). Comprei mesmo assim pra testar e realmente não me dei muito bem, mas acredito que isso de cabelo é muito relativo, né. Também aboli Revlon e Maybelline por realizarem testes em animais. E não sei se conhece uma marca chamada Almanati, mas o hidratante labial deles é T-U-D-O de mais maravilhoso para quem, como eu, sofre com lábios ressecados. Não é vegano porque tem cera de abelha, mas é orgânico. A única coisa que me salvava era Bepantol, mas esse hidratante chega a ser tão bom quanto e ouso dizer que até melhor. Fiquei doida pra experimentar mais coisas da marca.
Muito bacana seu conteúdo, com certeza acompanharei mais vezes!
Sucesso! Bjs!
Daniele Leite diz
Olá Bruna, seja bem-vinda! Que bom que está gostando do blog.
A única coisa que usei para cachos dessa marca foi um spray, não amei nem detestei. Ainda tenho aqui mas vai para doação. Estou a usar essa linha Maria Natureza pois ouvir falar bem dela e junto com o spray são os primeiros produtos da marca que comprei.
O que vi até agora na pesquisa de ingredientes não me agradou muito, mas como comprei vou seguir usando até ter dinheiro para comprar algo mais natural de verdade. Estou desconfiada de que a linha Maria Natureza pode ser daquelas Greenwashing, que se faz de verde, mas é cheia de química nociva, sabe? Mas vou pesquisar e e depois publico a tese (risos) aqui.
Não sabia desse detalhe da Revlon e da Maybelline, preciso ficar mais atenta a essas questões. Não aprecio os testes em animais, embora eu não seja vegana. O Bepantol só não uso porque até onde sei possui óleo mineral e esse não hidrata, apenas lubrifica a pele evitando a perda de água. Já ouvi falar da Almanati, mas ainda não comprei nada da marca. É tanto produto que deixa a gente confusa né?
Obrigada pela visita, pelo comentário e pelos votos de sucesso! Volte sempre hehe Bjs!
Natasha Arruda diz
Os óleos essenciais são uma mão na roda! Sugiro utilizar também a babosa, ela é boa pro cabelo, para a pele e você ainda pode planta la em um vaso bem bonito para decorar na sua casa.
Daniele Leite diz
Olá Natasha, amo babosa. Tenho um pezinho aqui em casa e uso no cabelo e na pele , mas com dó (risos) acho tão linda para arrancar as folhas , mas de fato é uma fonte de juventude para o cabelo e para a pele.
Leticia Wetzel diz
Olá, Dani!! Ando nesta mesma busca: desconstruir o que nos ensinaram que precisávamos fazer para “ser” belas e buscar matéria prima natural que exteriorize a beleza que realmente sou. Para cabelo, troquei todos os cosméticos por: lavagem com bicarbonato, condicionamento com vinagre de maça e hidratação e modelagem com óleo de coco. Como meus cabelos por mais de 40 anos foram “maquiados” com produtos da industria para cabelos secos e cacheados, eles estavam arrasados. Precisei ter paciência para ir eliminando os cabelos danificados (que não pareciam por estarem cobertos sempre com algum produto), mas com o tempo meu cabelo, que como todos nasce naturalmente saudável e lindo, foi podendo viver assim ate seu comprimento total. Quanto a maquiagem, eu as faço em casa para o dia a dia com araruta, cacau em pó puro, canela e pó de mica rosa. Desodorante, eu vario entre óleos com bicarbonato e solução de leite de magnésia com óleo essencial. As coisas foram indo…avançaram para produtos de limpeza da casa e um montão de outras coisas, o que resultou que hoje vou ao supermercado comprar papel higiênico, vinagre e macarrão…o resto é feira! Foi tanta desconstrução, que me senti tola com tudo que usava anteriormente sem ter sido minha escolha…apenas segui o fluxo! Creio que tudo está ai para usarmos, mas ter consciência e fazer nossas próprias escolhas deve ser sempre nosso caminho.
Daniele Leite diz
Eu também me senti assim, Letícia. Eu comprava muita coisa sem pensar mais a fundo sobre elas. Já tive tantos produtos para cabelo no meu armário que não conseguia dizer ao certo o que possuía. Maquiagem então, nem se fala. Eu comprava para testar, porque é isso que a indústria apregoa e a gente vai seguindo o fluxo como você mesma disse. O fato é que precisamos de muito pouco. Eu sou grata a Deus por hoje estar em outra estrada de consumo, mais consciente, responsável comigo e com o planeta, coma criação de Deus, estrada essa da2ual não desejo sair. Abraço! Seu comentário me deixou muito feliz!