mai amor

Menos tralhas físicas e mentais, mais amor e Deus

Share

Menos tralhas físicas e mentais, mais amor e Deus

Uma das minhas metas para esse 2017 é  buscar uma vida mais limpa, sem tantas tralhas e isso não apenas no que se refere à tralhas físicas, mas mentais também.

Nós perdemos muito tempo com coisas inúteis, com pensamentos que não nos levam à alegria e com pessoas que não querem nosso bem ou simplesmente não se interessam por nós e tudo isso oxida nossa alma, levando a estados de entristecimento.

Paulo, em Filipenses 4: 8 nos orienta a pensarmos em tudo o que é bom, puro e amável:

“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.”
Filipenses 4:8

Nesse quesito ser minimalista não é a ordem e sim o contrário, devemos superabundar em pensamentos proveitosos e não pensar em desfechos ruins, mas encher a nossa mente de coisas boas, até porque Deus não possui planos ruins para nossa vida, Ele sempre quer o melhor para o seus filhos:

Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei.  E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração. Jeremias 29:11-13

Do seu coração procede a fonte da vida, cuide bem dele

menina feliz

A depressão já é considerada o mal do século. Nunca se viu tanta gente infeliz como nos dias em que vivemos. O excesso de informação, os apelos publicitários para o consumo e a exaltação do “ter” em detrimento do “ser” possuem papel determinante nesse tipo de condição. A solução? Mudança de mente.

Desejo é diferente de necessidade

Precisamos entender que não necessitamos de muitas coisas, embora desejemos muitas coisas. Ser grato a Deus pelo que já temos é um grande passo na conquista de um coração saudável e é uma atitude que faz com que Deus nos abençoe, pois mostra que somos felizes com o que Ele nos deu.

Realize do jeito certo

Isso não significa que agora você se conformará com uma vida medíocre e sem realizações. Deus quer que realizemos coisas importantes  e grandes para a sua glória, mas Ele não quer que façamos do desejo de ter coisas e conquistar algo aquilo que dominará o nosso coração.

Ele deseja ser o centro de nossas atenções, aquele que move nossas ações e não apenas alguém que procuramos quando estamos precisando.

Alguns desejos não são ruins, mas o desejo errado adoece

Nem todo desejo é ruim, mas há desejos que são incoerentes, como o desejo de querer colher sem ter semeado. É aí onde mora a inveja. A inveja deprime. A falta de gratidão adoece o coração e o coração sadio, como diz a Bíblia, é a vida da carne, mas a inveja é a podridão dos ossos:

O sentimento sadio é vida para o corpo, mas a inveja é podridão para os ossos. Provérbios 14:30

Pessoas ingratas sempre vão achar um jeito de reclamar da vida. Nada estará bom. Consequentemente serão sempre tristes, invejosas, desejosas de ter, mas sem ânimo para trabalhar, batalhar e conquistar. Viverão dos sonhos alheios e se afundarão cada vez mais no desejo de ser como outros. Não sabendo amar a si mesmas, terão dificuldade de amar outras pessoas.

Ame a Deus sobre todas as coisas

Amar a Deus sobre todas as coisas é o primeiro grande mandamento, o segundo é amar ao próximo como a si mesmo e isso pressupõe amor próprio, pois só conseguirei amar ao próximo da forma correta se amo a mim mesmo da forma correta.

Hoje há muitas pessoas que se odeiam. Só alguém que não se ama consegue estragar a sua vida com escolhas ruins, colocando em risco a vida que Deus deu de presente. Alguém que não se ama não é capaz de dar o seu melhor aos outros, pois não o faz a si mesmo.

Bom, mas há uma diferença bem interessante em dar o seu melhor aos outros, fazer o bem e ser feito de idiota. Uma coisa é ajudar seu semelhante naquilo que lhe falta, outra bem diferente é fazer o trabalho de alguém que possui capacidade de plena de realizá-lo mas não o faz por não querer. Falei disso em outro texto aqui no Blog: “Ser bom não é ser besta”

Viva de forma leve, porém intensa

mais amor

 

Para seguir a vida de forma leve e de maneira que agrade a Deus, procure sempre conversar com Ele tanto nas questões mais cruciais como nas mais simples, naquilo em que tiver dúvida, no que perturbar seu coração. Lance sobre Ele toda a sua ansiedade :

Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.
Filipenses 4:6,7

Procure amigos verdadeiros

amigas

Não tenha medo de ficar sem amigos por cortar algumas pessoas que envenenam a sua alma e não correspondem em uma medida parecida ao seu coração. Tenha por perto pessoas de confiança, que não tem medo de compartilhar a vida com você e que você sente segurança em fazer o mesmo.

Colegas e amigos

Colegas são uma coisa bem diferente de amigos. Colegas falam sobre coisas do trabalho, da faculdade… amigos fazem planos, dividem a vida, oram uns pelos outros, alegram-se com suas alegrias e choram com você, além de não se importarem em escutar a mesma história, trezentas vezes, se for possível, só para que você acalme o coração.

Escrevi uma reflexão esse dias depois de eu ter tentado separar essas duas categorias de pessoas: amigos e colegas. Isso estava me tirando o sono.

Eu considerava, mas não era considerada

Depois que vi que algumas pessoas que eu considerava bastante e inclusive me chamavam de amigas, só me procuravam para pedir coisas , favores e eu ficava sabendo da vida dessas pessoas por terceiros, pois nada compartilhavam comigo, resolvi pedir a Deus que me ajudasse a separar as coisas e a a entender quem realmente é amigo. O resultado foi um texto que me ajudou a ficar mais leve com essa questão que me afligia: Não chame de amigo que você trata como colega

Saiba que Deus , seu melhor amigo , sempre estará com você e lhe dará as instruções necessárias para uma vida feliz. Peça a Ele que mostre a você amigos com os quais você possa conversar, contar e compartilhar a vida.

Mais amor, menos tralhas, mais Deus

Para viver uma vida leve é preciso se desapegar de sentimentos ruins, de pessoas más , de coisas em excesso , mas é preciso, acima de tudo, encher a sua vida de Deus. É o meu desejo para mim e para você: que sejamos tão plenos do Espírito de Deus que nada venha roubar a nossa paz.

 Palavra do dia: E o Deus de paz seja com todos vós. Amém. Romanos 15:33

 

12 Comments

  • Reply isabelborgert Fevereiro 21, 2017 at 11:44 am

    Bom dia Dani
    Analisando seu post observei como se encaixam na minha vida.
    Concordo absolutamente com todas as suas reflexões,tenho procurado também, ficar mais leve em relação a tudo, aliar-me ao estritamente necessário e creia tenho me sentido muito melhor também,.
    Sabe que machuca muito ficarmos envolvidos com coisas que não nos acrescentam nada,..
    Tenho procurado me dedicar também ao que me faz bem e distante do que remete a inveja, depreciação , peso.Não tem sido fácil porque a maioria das pessoas só querem sugar nossas energias,Enfim tenho aprendido muito “tenho sangrado” muito mas tenho me sentido menos invadida.
    Amei seu post vou imprimir e colar onde eu possa ler todos os dias.
    Bjs e excelente semana.!
    Isabel

    • Reply Daniele Leite Fevereiro 21, 2017 at 3:37 pm

      A maioria das pessoas gosta de sugar a gente e já passei muito aperto por conta disso. Pessoas que considerava ao extremo na verdade nem se importavam comigo. Era aquela coisa da gente considerar como amigão, mas não passar de um coleguinha para a outra parte. Hoje tenho mais cuidado, pois não quero machucar meu coração. Eu sempre esperei muito das pessoas, hoje só espero em Deus e peço sempre que Ele mostre quem são aqueles com os quais estou convivendo. Ele tem me revelado e assim posso caminhar segura nas mãos dEle. Grande abraço!! Ótima semana !!!

  • Reply Evelyn Fevereiro 21, 2017 at 11:47 am

    NOSSA QUE TEXTO! Amei , amei e amei! Você disse tudo!
    Que possamos colocar em prática tudo que aqui foi escrito para termos uma vida mais leve! <3
    Amei seu blog!

    http://www.evelynsouza.com

    • Reply Daniele Leite Fevereiro 21, 2017 at 3:28 pm

      Obrigada Evelyn !! Fico feliz que tenha gostado!! Bj!

  • Reply Plínio Batista Fevereiro 21, 2017 at 12:19 pm

    Que texto lindo, tudo que você falou é de extrema importância. Devemos amar a Deus antes de qualquer coisa, Ele é a base, Ele é a vida, nós achecheguemos a Ele a cada dia.

    http://www.ocristaocriativo.com

    • Reply Daniele Leite Fevereiro 21, 2017 at 3:27 pm

      Deus é o alicerce sobre o qual devemos edificar as nossas vidas. Com Ele estamos seguros!

  • Reply Cleidi Alkimim Fevereiro 21, 2017 at 4:45 pm

    Daniele amo seus textos, mas esse tocou-me profundamente. A um tempo percebi a mesma coisa que você em relação a amizades. E sofria muito porque considerava uma amizade que era na realidade coleguismo. Foi difícil aprender que nem toda convivência nos acrescenta, por isso procurei me aproximar das pessoas que me traziam mais perto de Deus. Percebi então que essas são amizades mais duradoura, pois aquele que ama a cristo amara ao seu próximo e ajudara mutuamente a crescer em graça.
    Parabén pelo post! Beijos <3

    sorriameninaoficial.blogspot.com.br

    • Reply Daniele Leite Fevereiro 22, 2017 at 1:29 pm

      Que bom Cleidi, fico feliz.
      O meu maior problema era diferenciar a questão do coleguismo e amizade. Continuo tendo colegas, na boa, mas sem esperar nada deles, afinal são apenas relações de trabalho, contatos…
      Até mesmo dentro da igreja não podemos dizer que todos os irmão são amigos, porque não são. Vamos ter amigos, colegas, conhecidos, apesar de sermos irmãos.
      Ainda dentro da categoria amigos, vamos ter aquelas pessoas que nos consideram , mas que não vemos com frequência, mas ainda assim estão conosco, falamos por whatsapp e estamos sempre em contato. E haverá aquele que manteremos contatos mais estreitos, os melhores amigos.
      O que tirei de lição de tudo isso é que devemos proteger o nosso coração, isso nós fazemos quando pedimos a Deus que nos mostre que são aqueles em que podemos confiar, com quem podemos desabafar, dividir conquistas, que ao meu ver é a situação que revela com maior notoriedade aqueles que são de fato nossos amigos, porque esses se alegrarão junto conosco, uma vez que os falsos amigos ficarão cheios de inveja.
      Beijos!!

  • Reply Gisley Scott Março 3, 2017 at 3:17 pm

    O desejo de querer colher sem ter semeado.

    Primeiramente, parabéns por esse post que está recheado de Cristianismo e não Igrejismo( se é que eu me faço entender). Gostei muito a maneira como você abordou, que o desejo em si não é o problema, mas saciá-lo de forma ilegítima ou de com a perspectiva errada acarreta muitas frustrações. Aos evangélicos que acham que o Senhor só tem interesse em satisfazer as nossas necessidades, não conhecem a preciosa promessa descrita em Salmo 145:16-19. A palavra desejo aparece 2x nesse intervalo.

    Aos evangélicos adeptos do falso conceito da prosperidade, Jesus não é Papai Noel. Prosperidade bíblica está ligado com o que a pessoa pode ser confiada,um conceito nada popular nas igrejas porque implica que a pessoa é responsável pela sua vida espiritual, pelas escolhas que faz e as consequências. Quando a pessoa é fiel no pouco, aí Deus vai dando mais, como José do Egito.

    Você tocou no ponto da depressão e eu acho, que em alguns casos, ela é presente em uma cultura onde o senso do ” eu mereço a qualquer custo” é promovido diariamente. Nos EUA isso é chamado de entitlement. A pessoa quer sacar o que não depositou.

    Quando você fecha o post com as associações, isso conta muito pois há um tempo atrás eu tinha associações com pessoas que fermentavam essa idéia do mereço a todo custo, mesmo sem ter dado um prego na barra de sabão, mas ficou muito pesado pra mim e as conversas já não cabiam mais pois eu resolvi mudar e sair desse vitimismo.

    Beijos e mais uma vez PARABÉNS PELO EXCELENTE MATERIAL!!!

    http://vivendolaforanoseua.blogspot.com/

    • Reply Daniele Leite Março 5, 2017 at 1:48 am

      Muito obrigada Gisley. Eu tenho repensado muita coisa ultimamente. repensei amizades, hábitos…
      Essa cultura de sacar o que não depositou eu vejo muito não somente na questão do comodismo em não querer se esforçar na vida, como na questão dos relacionamentos, nas amizades por aqui.

      Sabe aquela coisa de querer sempre ser servido e para para servir? Há uma hora que cansamos , porque também há momentos em que precisamos ser ouvidos e não apenas ouvir.
      Também ficou pesado para mim e resolvi cortar algumas relações para não pecar contra Deus murmurando e também para preservar minha sanidade mental, pois pessoas negativas e acomodadas nos contaminam.
      Super beijo!! Obrigada!!!

  • Reply Princesas Do Rei Março 8, 2017 at 5:48 pm

    Uau, que texto forte!!! Lindo mesmo!
    Já “quebramos ” tanto a “cara” quando confiamos muito em pessoas que não eram e nunca foram nossas amigas, temos pedido a Deus que nos ajude a amar o próximo, a cuidar e viver os momentos que nos são oportunos. Deus quer isso de nós, que vivamos em comunhão, mas que venhamos a aprender a separar as coisas, e Deus nos ensinado. E esse post veio mais uma vez como auxilio de Deus para nós.
    Lindo e edificante! Que Deus continue te usando sempre! <3

    • Reply Daniele Leite Março 9, 2017 at 2:27 pm

      Eu também meninas e tanto que decidi dar um basta. Não vou tratar mal e nem deixar de amar, mas não quero mais é ficar fazendo papel de boba. Quero ser prudente como diz o livro de Provérbios e quero entregar nas mãos de Deus cada pessoa que Ele colocar no meu caminho, mas compartilhar a minha vida, o meu tempo, projetos e planos, só com Ele mesmo e com os mais chegados porque do contrário sofremos.
      Fico muito feliz por esse texto ter edificado a sua vida, e pensar que já ouvi que o que faço é besteira e isso de alguém bem querido. É duro, mas amo que faço e se Deus permitir que eu continue fazendo, não quero largar. Deus seja louvado e que Ele abençoe todas nós!! Super abraço!

    Deixe aqui o seu comentário e se tiver um blog deixe também o link para eu poder visitá-lo.