O seres humanos dizem amar a liberdade, mas a maioria o faz sem responsabilidade. Confundem liberdade com libertinagem e odeiam a disciplina ou qualquer coisa que se assemelhe a ela. Se enxergassem além do senso comum, veriam que a disciplina é um presente , para evitar que a vida desabe ou que venhamos a cair em situações embaraçosas.
“Quem odeia a disciplina e se mostra cada vez mais teimoso, num dia inesperado, verá a sua vida desabar, mas será tarde demais para receber ajuda” Provérbios 29:1 (Versão A Mensagem)
Problemas e disciplina
Essa semana comecei a ler um livro novo, aproveitando a promoção do Kindle Unlimited (estou pagando R$1,99 e vai ficar esse preço por três meses) chamado “Criatividade no trabalho e na vida” e me chamou basante atenção um exemplo que ele dá e que me remeteu à ideia de disciplina:
” quem detesta problemas deve ter apenas um pouco de paciência: daqui a alguns anos – que passam depressa – ele não terá mais problema algum… É claro, que até lá, até a ‘solução final’ que nos espera a todos, terá que arcar na vida, com o peso de todos os problemas que não consegue resolver – de forma surpreendente e e inédita – pois o fato de não gostar de problemas não significam que os problemas não gostem dele, não o adorem, como adoram qualquer um de nós, ” (Criatividade no Trabalho e na Vida, Roberto mena Barreto)
Muita gente leva a vida de qualquer jeito, sem nenhuma responsabilidade , sem nenhuma disciplina e quando esta surge no meio do caminho, ignoram-na, como se ceder a ela fosse um ato de ser quadrado, certinho, coisa que o mundo não valoriza.
Quando estava lendo o versículo de Provérbios que citei no início do post , logo liguei ao trecho do livro, pois para encarar um problema é preciso ter disciplina e os que não a possuem costumam ou levar uma vida louca, sem responsabilidade com nada; ou uma vida medíocre, sem muitas realizações.
Um exemplo
Vamos supor que o problema que você tenha seja com dinheiro, se não tiver a disciplina de gastar menos do que o que ganha acabará mal, endividado e com dor de cabeça. Mas se quiser bancar o bonzão , que usa tudo de mais novo que surge no mercado e ser notado por uma pessoa que “tem dinheiro”, viverá pequenos momentos de glória, atraindo a admiração de alguns que pensam que que você é uma pessoa bem de vida.
Todos nós conhecemos pessoas assim e a justificativa delas é que não sabem como será o amanhã, então o melhor é gastar tudo hoje. Realmente não sabemos como será o amanhã, mas podemos confiar nossas vidas a Deus e pedir que Ele nos proteja do mal. Deus não é mal como nós somos e sua Palavra nos diz que se pedirmos pão, ele não nos dará uma serpente:
E qual o pai de entre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, também, se lhe pedir peixe, lhe dará por peixe uma serpente? Lucas 11:11
Mas se vivermos uma vida indisciplinada e leviana, não podemos esperar coisa boas. Pois se o sal não serve de nada, se não salga , só serve para ser pisado pelos homens:
“Vós sois o sal da terra; mas se o sal se tornar insípido, (sem sabor), com que se há de restaurar-lhe o sabor? para nada mais presta, senão para ser lançado fora, e ser pisado pelos homens”, (Mateus 5:13).
Disciplina e liberdade
Por mais que muitos encarem a disciplina como prisão, na verdade disciplina é liberdade, como diz a canção da década de 80, de uma banda famosa naquela época.
A disciplina liberta quando você por exemplo, precisa passar num concurso e estuda todos os dias religiosamente, para conseguir a aprovação. Onde está a liberdade? na aprovação, no cargo tão sonhado. A liberdade vem do resultado que você alcança após ser disciplinado.
A disciplina é um “estar preso por vontade”, a vontade de mudar , a vontade de crescer, a vontade de desfazer de um hábito ruim. Olhando por esse ponto de vista, a disciplina jamais pode ser encarada como um problema.
Ignorar a disciplina pode sair muito caro. Pode levar a uma vida de fracassos, talvez uma vida intensa por alguns poucos anos, mas vazia. Reflita hoje sobre isso. Você tem sonhos? Problemas? Acho que todos nós temos, mas como está encarando tudo isso? Lembre-se: disciplina é liberdade!
Palavra do dia: “Quem anda com os sábios será sábio, mas quem anda com os tolos acabará mal.” (Provérbios 13:20)
Deixe um comentário