desodorante natural

Desodorante natural e hidratante para pele oleosa num só produto!

Desodorante natural e hidratante para pele oleosa num só produto!

Alguns desodorantes industrializados com função antitranspirante ou não, são repletos de substâncias nocivas à nossa saúde.Outros, são potencialmente alergênicos para algumas pessoas( com eu) e causam desde irritação a feridas na região axilar, por isso passei a fazer meu próprio desodorante natural, livre de químicas nocivas e que tem funcionado muito bem.

Fora essas reações alérgicas mais comuns que citei no parágrafo anterior ainda há outros riscos sobre os quais já falei aqui em outra postagem do blog: OS PERIGOS DO DESODORANTE COMUM

Uma misturinha multiuso

desodorante natural

 

Além de servir como desodorante, a misturinha é perfeita para hidratar as mãos e o rosto de quem tem pele oleosa por conta da presença de óleo de coco, que hidrata e do óleo essencial de tangerina que age como controlador da oleosidade.

O óleo de melaleuca, age como bactericida e antifúngico e ajuda na reparação tecidual, ou seja, ótimo para peles com cicatrizes de acne. O óleo de melaleuca também combate o odor corporal.

óleos essenciais

O óleo de coco previne contra infecções fúngicas e bacterianas, além de ser um poderoso hidratante.

óleo de coco

O leite de magnésia diminui a oleosidade da pele, deixando aquela sensação aveludada e ainda atua como clareador, ou seja, a região das axilas fica bem mais branquinha. Ele ainda é antisséptico, adstringente e ameniza a acne.

A receitinha

Para preparar o seu desodorante multiuso você  vai precisar dos  seguintes ingredientes:

12 colheres (sopa) de leite de magnésia

2 colheres (sopa) de óleo de coco

12 gotas de óleo essencial de tangerina

6 gotas de óleo essencial de melaleuca

Modo de preparar: coloque as duas colheres de óleo de coco num frasco de sua preferência, acrescente os óleos essenciais e por último o leite de magnésia. Agite bem até obter um mistura homogênea (cerca de dois minutinhos), esse tempo é muito importante para que os óleos sejam diluídos. Sempre agite antes de usar.

Informações importantes

Essa receita de desodorante natural não impede a transpiração, uma vez que se trata de um produto cuja finalidade é evitar os odores da transpiração, ou seja, não é um antitranspirante.

Se for usar esse produto como hidratante, evite a área dos olhos, pois é uma região sensível e pode ressecar. Não se exponha ao sol  após o uso do produto no rosto, mesmo com uso de protetor solar.

Não use esse produto se tiver alergia aos componentes dessa receita. Eu, apesar de ser alérgica a muita coisa não tive problemas com nenhum dos ingredientes.

Mulheres grávidas devem evitar qualquer óleo essencial durante o primeiro trimestre de gravidez, portanto é só fazer a receita sem o os óleos essenciais.

Como funciona esse desodorante?

O leite de magnésia ajuda a manter a pele sequinha e possui efeito clareador, além de segurar um pouco a transpiração, mas não por impedi-la e sim por absorver o suor.

O óleo de coco e o óleo de melaleuca atuam como antibactericidas, impedindo que as bactérias que se alimentam do suor matem sua fome e causem mau cheiro. O óleo de coco também deixa a pele da região axilar mais macia e hidratada.

Prazo de validade

Como o óleo de coco degrada mais rápido eu não faço uma quantidade grande de produto. Em regiões mais frias esse desodorante vai durar em média três a quatro meses, mas moramos num país tropical e eu moro numa cidade pra lá de quente: Fortaleza. Por isso recomendo que não guarde o produto por mais de dois meses e isso se você utilizar os óleos essenciais.

Sem óleos essenciais não ultrapasse a validade do óleo de coco, que é de 45 dias.

Produtos utilizados e onde encontrar

Todos os óleos essenciais ( Bioessência) que usei podem ser encontrados na Loja Natue:Óleos essenciais . O óleo de coco eu comprei na loja Mundo Verde. O leite de magnésia você encontra em qualquer farmácia.

Gostou da receitinha? Compartilhe com seus amigos que amam produtos naturais. Tenho certeza que eles vão amar! Grande abraço!

Palavra do dia: Não te desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao teu pescoço; escreve-as na tábua do teu coração.
Provérbios 3:3

Licença Creative Commons
O trabalho Receita de desodorante natural de Daniele Leite está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

4 Comments

  • Reply Gabriele fevereiro 14, 2017 at 3:13 pm

    Que bacana Dani, amei!

    Beijos!

  • Reply isabelborgert fevereiro 17, 2017 at 1:56 am

    Esta tua receitinha maravilhosa me fez lembrar uma essência que comprei na Amazônia que só trouxe duas embalagens pois não sabia ser tão maravilhosa. e não encontrei mais. Vou testar esta sua dica..
    Continue com teus posts tão ,informativos e necessários nos quais a gente só aprende..
    Isso é muito bom.
    Excelente sexta feira.
    bjão

    • Reply Daniele Leite fevereiro 18, 2017 at 3:54 pm

      Obrigada Isabel! espero que goste do desodorante. Eu uso há um bom tempo e funciona direitinho. O melhor é que não irrita a pele.
      Ótimo fim de semana. Beijos!

    Deixe aqui o seu comentário e se tiver um blog deixe também o link para eu poder visitá-lo.