Boaz e Rute

A história de Boaz e Rute e os propósitos de Deus

Share

A história de Boaz e Rute e os propósitos de Deus

Estive meditando essa semana sobre o Livro de Rute e em como o Senhor conduziu sua vida. Rute é um exemplo de mulher a ser seguido e um exemplo da provisão do Senhor na vida de quem o serve.

Quero destacar alguns pontos que me chamaram atenção nesse livro no que diz respeito a providência de Deus na vida de Rute. Mas antes vamos ver como se deu toda a história. 

Como tudo começou

A aventura começa numa busca para melhores condições de vida, pois naqueles dias em que julgavam os juízes, aconteceu fome na terra.

O Pai da família, a mãe e os dois filhos decidiram ir para o lugar que Deus havia proibido, Moabe (a figura do mundo). Tudo de ruim aconteceu na vida de Noemi, ela perde o marido Elimeleque, um pouco mais tarde perde também seus dois filhos Malom e Quiliom, que haviam se casado com mulheres moabitas.

Noemi ouviu dizer que Deus havia se lembrado de seu povo, dando-lhe pão, e decide voltar para Belém de Judá. Ela conversa com suas noras e as abençoa para voltarem para suas famílias, mas elas choram, pois querem seguir a sogra, mas só Rute decide ir com Noemi, dizendo: aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus.

Deus usa a vida de Rute para abençoar Noemi: Ela rebusca espigas nas terras de Boaz.Este era parente do marido de Noemi, sendo o resgatador, ou seja, aquele que poderia  legalmente suscitar descendência para Noemi em nome do falecido Elimeleque.

A serva Rute

Rute expressa belamente a sua decisão de servir a Deus nas seguintes palavras:

“Aonde quer que fores, irei eu, e onde quer que pernoitares, pernoitarei eu.Teu povo será o meu povo, e teu Deus, o meu Deus. Onde quer que morreres, morrerei eu e ali serei enterrada. Assim me faça Deus e assim lhe acrescente mais, se outra coisa senão a morte fizer separação entre mim e ti.” (1:15-17)


Rute chama atenção de Boaz 

Embora a lei de Deus lhe conceda o direito de respigar, Rute demonstra sua humildade, pedindo permissão para trabalhar no campo. (Lev. 19:9, 10) Concede-se-lhe prontamente a permissão, e Boaz lhe diz que respigue somente em seu campo com suas moças. Conta-lhe que ouviu sobre sua conduta leal para com Noemi e a encoraja com as palavras: “Deus recompense teu modo de agir e haja para ti um salário perfeito da parte de Deus, o Deus de Israel, debaixo de cujas asas vieste refugiar-te.” (Rute 2:12)

Para tudo há um propósito

E as vizinhas lhe deram um nome, dizendo: A Noemi nasceu um filho. E deram-lhe o nome de Obede. Este é o pai de Jessé, pai de Davi.(Rute4:17)

Rute gerou Obede, que mais tarde geraria Jessé, que mais tarde geraria Davi, que foi rei em Israel, homem segundo o coração de Deus.

Deus tinha um propósito na união de Boaz e Rute. Uma das coisas que podemos perceber , pela graça de Deus, ao ler este livro é que Deus preparou todo o cenário para o encontro de Boaz e Rute e até as adversidades ocorridas na vida de Rute antes de conhecer Boaz foram permitidas para o cumprimento do propósito de Deus.

Para as que ainda buscam

Deixem ser notadas por seu bom proceder

Se você ainda está na busca por  um servo de Deus , observe vida de Rute. Boaz a notou entre tantas, porque Deus assim o quis. Vejo muitas meninas hoje querendo usar outros artifícios para atrair a pessoa correta. Os artifícios errados atrairão as pessoas erradas e causarão sofrimentos. É melhor esperar um pouco e receber de Deus alguém especial do que se apressar e acabar caindo nas ciladas do diabo. 

Não se submetam a abusos

Boaz a tratou com benevolência e se preocupou com ela. Não aceite quem lhe maltrata ou ainda é rude com você. A bênção do Senhor não traz dor alguma.

Um namoro onde a sua identidade deve ser sacrificada não é uma bênção. Deus a fez completa e cheia de qualidades, se quem está ao seu lado quer apaga-las e o pior ainda compete com você, com certeza não será um bom marido, será um tirano. A submissão nada tem a ver com escravidão ou obediência cega.

Seja humilde e aja com sabedoria

Rute se portou com humildade, submissa ao Senhor e às orientações de sua sogra. Ela soube ouvir.Rute era serva do Deus Altíssimo e foi por sua vontade que tudo aconteceu. 

Peçamos Sabedoria a Deus para orar como convém. Oremos sempre segundo a vontade de Deus e não consoante a nossa.Preparemo-nos.Busquemos em primeiro lugar servir Àquele que pode nos dar todas as coisas, confiando que o melhor virá no tempo oportuno, o tempo de Deus.

Palavra do dia: Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis.
Provérbios 31:10

2 Comments

  • Reply Samela Alves junho 20, 2017 at 2:18 pm

    Texto maravilhoso, a história de Rute é uma inspiração a todos nós.
    http://www.diferentesou.com.br

    • Reply Daniele Leite junho 23, 2017 at 1:55 am

      É sim Samela, aprendo muito sempre que leio sobre ela e como Deus a guiou, cuidou e a usou para abençoar outros.
      Bj!

    Deixe aqui o seu comentário e se tiver um blog deixe também o link para eu poder visitá-lo.