menina brava

Irai-vos e não pequeis : não guarde mágoa, nem raiva

Share

Irai-vos e não pequeis : não guarde mágoa, nem raiva


A meditação de hoje é sobre a ira. A Bíblia nos diz que a ira não é pecado. É lícito se irar, contudo não devemos dormir irados. Não devemos guardar a ira. Guardar a ira sim é pecado. 

Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. Efésios 4:26

 

A ira conduz ao mal

A Bíblia nos adverte quanto ao produto da ira. A ira conduz à coisas ruins. A ira leva ao mal. Quando estamos sob o poder da ira somos mais propensos a magoar as pessoas que amamos, falando sem pensar, não deixando o momento de cólera  se esvair. Não sou poucos aqueles que tomam decisões cujos frutos são amargos porque as fizeram num momento de ira.

Evite a ira e rejeite a fúria; não se irrite: isso só leva ao mal. Salmos 37:8

Quem mais sofre com a  raiva?

Há uma história popular que fala de dois meninos, colegas de classe. Um deles foi insultado e chegou em casa cheio de raiva, querendo vingança, balbuciando palavras más. Seu pai disse que ele fizesse o seguinte:

“Está vendo aquele lenço branco no varal? Faça de conta que é o seu colega. Agora pegue essas pedras do chão e tente atingi-lo com todas as sua forças. “

O pai deixou o menino ali por um tempo e quando voltou ele estava cansado e todo sujo. Então ele disse ao menino que era exatamente aquilo que acontecia quando guardávamos a ira. Quem ficava sujo era quem a cultivava, mas ao alvo quase sempre não lhe sucedia mal algum.

O lenço tinha poucas manchas de sujeira, mas as mãos do menino estavam cheia de tanta amargura e ódio e o problema não tinha sido resolvido.

Se o garotinho tivesse perdoado o colega, não iria se destruir por dentro , mas ele preferiu guardar a ira. O alvo da ira quase não é afetado por ela, mas quem se ira, produz sentimentos negativos, oxida o corpo, adoece o coração.

Um conselho para hoje: Não se ire, procure a paz. Mas se não puder evitar, não deixe que o sol se ponha sobre a vossa ira. Aprenda a perdoar, além de ficar mais leve você estará obedecendo a Deus.

Lembrando que a ira não é pecado, pecado é guardá-la, remoê-la, alimentá-la. Além de pecado é algo que causa grande mal à nossa saúde.

Palavra do dia: Muito melhor é o homem paciente que o guerreiro, mais vale controlar as emoções e os ímpetos do que conquistar toda uma cidade! Provérbios 16:32

 

2 Comments

  • Reply Suzana junho 10, 2016 at 9:30 am

    Muito boa essa história do menino com o colega. Mostra realmente como é uma pessoa irada. Quem se suja é quem se ira e não a outra pessoa.

    O perdão sempre limpa os nossos corações de toda e qualquer mágoa.

    • Reply Daniele Leite junho 10, 2016 at 10:00 am

      É sim Suzana. Gosto muito dessa história e sempre que fico irada com alguém ou algo lembro dela. Além de ser um ato de obediência, o perdão nos livra de muitos males internos, como a mágoa.
      Abraço!

    Deixe aqui o seu comentário e se tiver um blog deixe também o link para eu poder visitá-lo.