Hoje vou falar sobre o Lactosil, que nada mais é que a enzima lactase em pó em sachês de 2g. Cada caixinha de Lactosil vem com 30 sachês. O preço é meio salgado, custa R$70,00 em média, mas vale muito a pena. Há duas versões do produto, o sachê infantil (4.000 FCC ALU) e o sachê adulto (10.000 FCC ALU).
FCC ALU (Acid Lactase Unit, unidade de atividade enzimática segundo Food Chemical Codes FCC)
Vamos entender um pouco sobre o que é a lactase.
A lactase é uma enzima fabricada pelo nosso intestino. Sua função é quebrar o principal açúcar do leite, a lactose, em porções menores a fim de que seja absorvido pelo nosso organismo.
Quando há ineficiência ou ausência de lactase, esse açúcar não é metabolizado adequadamente, causando fermentação no intestino, gases, dores abdominais difusas, irritação do intestino, eructações, falta de ar e por aí vai. Quem tem o problema sabe como é ruim.
Diversificando sua dieta
Para economizar com a enzima, eu procuro introduzir na minha dieta o máximo de alimentos sem lactose. Meu gastroenterologista me receitou o Piracanjuba Zero lactose, mas como eu tenho problemas com leite que vão além da intolerância à lactose, procuro evitar até os leite que trazem no seu rótulo ZERO lactose.
“Em produtos lácteos fermentados, a lactose é quebrada pelas bactérias produtoras de ácido lático. No iogurte natural, a concentração de lactose é reduzida em 1/3 comparado com o leite (3,4 g/100 gramas) (2). Porém, na fabricação de iogurtes, é possível aumentar a matéria seca adicionando leite em pó ou concentrado de leite. Fazendo isso, a concentração de lactose do iogurte pode variar: iogurte com fruta ou sabor entre 2,9 e 4,2 g/100 g. Em outros produtos lácteos como creme (3), manteiga (4), queijo quark e queijo cottage (5); a concentração de lactose também é reduzida quando comparado com o leite (em g/100g): creme completo, 3,1; meio-creme pasteurizado, 3,3 e UHT, 3,7; creme para café, 3,8; manteiga, 0,6; manteiga com calorias reduzidas, 1,1; manteiga frita, 0; queijo quark, 3,2; queijo quark desnatado, 3,5; e queijo cottage, 2,2.”
(Fonte: http://www.milkpoint.com.br/)
Minha dieta
Minha dieta é composta de muitas verduras, legumes, feijões, ovos e queijos. Não tolero muito o queijo coalho. Os que posso comer sem muito desconforto são o parmesão, gorgonzola e o gouda.
Não tenho o costume de consumir carnes, principalmente bovina me causa algumas reações alérgicas. Tenho que me virar em busca de proteínas de origem vegetal e vou complementando com ovos e queijos. Às vezes como um franguinho para variar. Amo bacon, mas esse é consumido com a máxima moderação possível rsrs.
“O leite de vaca, assim como todos os outros leites de origem animal, contém em média 5 gramas de lactose por cada 100 ml de leite. Assim, um copo de leite (200 ml) contém 10 g de lactose.”
Buscando qualidade de vida num mundo dominado por leite de vaca
Para garantir qualidade de vida, nunca ache que você ficou curado da intolerância. Eu já caí no erro de achar isso. Sei que Deus pode curar qualquer pessoa, mas sei também que esse problema me ensinou a ter muito mais disciplina.
Há casos realmente muito complicados, como os de criancinhas que não podem ingerir outro alimento e que ainda na infância apresentam quadro de intolerância severa.
Os leites são muito caros e famílias muito pobres acabam não tendo condição para adquiri-los. Conheço casos em o governo fornece.
Nós sabemos que há situações muito piores do que a intolerância à lactose, portanto, eu estimulo que você agradeça a Deus e faça a sua parte, evitando o que for possível, comprando o que for possível e compartilhando suas experiências com aqueles que têm o mesmo problema. Isso ajuda muito.
Vejam outras postagens sobre o assunto aqui no blog:
Palavra do dia: Porque em tudo fostes enriquecidos nele, em toda a palavra e em todo o conhecimento
1 Coríntios 1:5
Blog Culinariando Gororobas diz
Uso e recomendo Lactosil.
Anônimo diz
Dani, quando vc sai pra comer pizza, sorvete etc, como vc toma o lactosil?
Lu
Daniele Leite diz
Lu, Com pizza eu não tenho muito problema. Quando os queijos são gordurosos, a lactose fica quase zero, mas se eu comer muito tarde eu polvilho a pizza com a enzima, porque no meu caso eu ainda produzo lactase, mas à medida que o dia passa vai ficando difícil para mim. Por exemplo, se eu comer algo com leite de manhã não sinto nada, mas se isso for no finalzinho da tarde incomoda e se for à noite eu não consigo dormir com a barriga toda inchada. Sorvete é sempre com enzima. Sorvete me dá muito problema então eu costumo não arriscar.
Anônimo diz
Ok, Dani… muito obrigada pela dica… não faz muito tempo q descobri a intolerância. Também não tenho problemas com queijos. Mas sorvetes e doces com leite me causam mal-estar…
Valeu!!
Lu
Daniele Leite diz
Lu, eu dou graças a Deus que poso comer parmesão, não exagero, mas como. Os doces também não me deixam bem. A última vez que exagerei neles confiando que não tinha comido nada com leite o dia inteiro, passei a madrugada com dor de barriga…
Daniele Leite diz
🙂
Unknown diz
Como usar o sachês do Lactosil, mistura na água e bebe, coloca na lingua e ingeri com água ou mistura na comida.Na bula não diz, nem na caixa, estou sem saber, pode ajudar?
Daniele Leite diz
A Aspen, fabricante da enzima Lactosil, eles disse que não recomenda o uso dessa maneira, misturando o pozinho com água, embora alguns médicos digam que pode ser feito. A Anvisa proibiu qualquer uso do Lactosil que não seja único e exclusivo para o preparo de leite.
Que quiser usar dessa maneira, deve usar por conta e assumir os riscos. Na caixa realmente não diz muita coisa. Pra mim funciona polvilhar no alimento, só espero uns minutinhos antes para comer, mas saliento que pode não funcionar pra todo mundo.
Unknown diz
No meu caso tudo faz mal,pizza,leite,queijos,entao 30 min. antes dissolvo um sache com um copo de agua e tomo
Daniele Leite diz
Recentemente falei com a empresa Aspen, fabricante da enzima Lactosil, eles disseram que não recomendam o uso dessa maneira, embora alguns médicos digam que pode ser feito. A Anvisa proibiu qualquer uso do Lactosil que não seja único e exclusivo para o preparo de leite.
Eu sei que funciona jogando o pó sobre os alimentos, porque já testei e deu certo, mas minha intolerância não é muito severa, por isso acho que aqueles que possuem um Intolerância à lactose mais grave, não devem confiar. Eu anda como coisas com leite pela manhã, mas no meio da tarde e da noite se eu comer é se preparar pra não dormir
Unknown diz
Acaba de chegar no mercado Brasileiro os comprimidos Lactosil, mas como as fcias não tem estoque deste produto, vc deve chegar na farmácia e solicitar a compra do produto, normalmente a entrega é no dia seguinte, como qualquer outro medicamento.
Daniele Leite diz
Pelo que pesquisei esse comprimido deve ser usado da mesma forma que os sachês, ou seja, só para o preparo de leite, na verdade nem são comprimidos são tabletes dispersíveis.
Daniele Leite diz
Vou me informar numa farmácia aqui perto de casa se há essa opção, seria muito mais cômodo ter o comprimido para ingerir antes de comer algo com lactose do que utilizar a enzima em pó. Sei que existe o Lacteeze, em tabletes, mas ainda não usei.
Daniele Leite diz
Fiz uma postagem explicando direitinho como utilizar o lactosil: http://danieleleite.com/como-usar-a-enzima-lactase-lactosil/
Ana Cat diz
OI, Vi o comentário sobre não achar comprimidos de lactase. Comprei cápsulas de lactase na loja Mundo Verde no Iguatemi (perto à livraria Saraiva e à Centauro).
Daniele Leite diz
Ana , muito obrigada por compartilhar. Eu vou atrás dessas cápsulas. Depois que a ANVISA proibiu o uso de Lactosil jogando sobre os alimentos prontos e liberou apenas para o preparo de leite, porque pode ser que não funcione 100% da outra maneira, (sem contar que nãoée nada prático) eu estava procurando um outro produto, mas nas farmácias só achava Lactosil dispersível, tipo uns comprimidos, mas depois vi que a maneira de usar era a mesma do pozinho, ou seja, nada prático. Vou atrás desse na Mundo Verde e comprar para testar. Muito obrigada!!!!
andreia diz
boa tarde peço pra manipular a lactase