Eu me deparei com a teoria do seis graus de separação hoje de manhã ao fazer meu devocional com a ajuda de um livrinho em espanhol: “Nuestro Pan Diario”.
O autor do texto devocional, David H. Hoper usa essa teoria para ilustrar como nossas ações têm um largo alcance mesmo que não conheçamos tantas pessoas assim.
De teoria a experimento
Há 80 anos, o autor húngaro Frigyes Karinthy escreveu um conto cujo título era “Cadeias”.
No conto, ao autor apresentava a ideia de que qualquer par de pessoas no mundo estavam vinculadas através de, no máximo, cinco conhecidos.
Fui “catar” o conto na Internet, eis um trecho em espanhol :
Un juego fascinante surgió esta discusión. Uno de nosotros propuso realizar el siguiente experimento para demostrar que la población de la tierra está ahora más cercana que nunca antes.
Hay que seleccionar a una persona de los 1,5 billones de habitantes de la tierra – cualquiera, en cualquier lugar-. La apuesta realizada consistió en tratar de contactar a esta persona a partir de no más de cinco individuos de los cuales solo uno de ellos puede ser un conocido personal.
Por ejemplo “Usted conoce al Señor XY, pídale por favor que se ponga en contacto con el Señor QZ” y así sucesivamente de persona en persona. Cada persona debe preguntar a un amigo de su círculo si conoce al Señor XY y trasmitir el mensaje.
Ler conto na íntegra: http://www.desdeelsurdigital.com.ar/?p=4559
A teoria virou estudo
30 anos depois, em 1967, o professor de Havard, Stanley Milgram , redescobriu a teoria ao realizar um estudo científico.
O psicólogo e estudioso, diz que, no mundo, são necessários no máximo seis laços de amizade para que duas pessoas quaisquer estejam ligadas.
A dinâmica de Deus
Mas ainda há outra dinâmica que faz com nos relacionemos com outras pessoas ao redor do mundo: a sabedoria e providência de Deus que atua através da sua Palavra para realizar a sua vontade.
No texto do meu devocional de hoje , o autor compartilhou um fato.
Há uns anos , ele havia recebido uma carta de homem a quem não conhecia dizendo que havia lido algo que ele escreveu e que tal escrito o havia animado em um momento de esgotamento e profundo desespero.
Logo lembrei de algo que aconteceu comigo. Há alguns dias , recebi um recado via comentário no blog agradecendo por um texto que falou ao coração de alguém.
Não sei onde essa pessoa mora, nunca vi seu rosto, mas Deus usou esse texto e fez de mim um instrumento para escrevê-lo e ser oportunamente relevante para quem o leu naquele momento.
Alguns textos têm passado assim de leitor a leitor e têm cumprido seu papel.
Não menospreze a simplicidade de compartilhar
Pode ser que uma palavra simples, escrita com amor e verdade e que chegue no momento certo possa fazer a diferença para melhor na vida de uma pessoa.
Somos instrumentos, a glória é dEle sempre. Nós escrevemos, falamos ou vivemos dentro de nossas imperfeições, mas Ele usa nossas vidas.
Por isso, devemos nos encher da Palavra a fim de que possamos transmiti-la aos outros da maneira que o Pai se agrada.
Contudo, devemos ter a consciência de que não converteremos ninguém, essa presciência é de Deus, não nossa.
Mas a Palavra de Deus nunca voltará vazia e será utilizada para que se concretizem os propósitos do Pai Eterno aqui na terra.
Para encerrar uma frase que li num livrinho de devocionais:
“Como a flor não pode dizer qual será sua fragrância, nós também não sabemos qual será o tamanho de nossa influência”
Viva para agradar a Deus em primeiro lugar, sem modismos, sem legalismos, sem sentimento de ego inflado ou superioridade.
Somos vasos de barro, todos, do rico ao pobre, do doutor ao leigo.
O que realmente importa nessa vida é temer a Deus e guardar os seus mandamentos e procurar viver um dia de cada vez na dependência do Senhor, orando para que Ele não nos permita cair nas armadilhas do orgulho, do engano e da idolatria.
Deus abençoe seu dia!
Palavra do dia: Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós.João 20:21
Gisley Scott diz
Oie, aguarde um instante enquanto preparamos seu desfile cívico. Nosso time entrará em contato com você em breve. Querida, arrepiei do começo ao fim com esse post!!! Que lembrete maravilhoso! Lembro-me de todas as pessoas que passaram em minha vida através de posts, áudios, vídeos, pregações e como cada um delas foram usadas poderosamente para ministrar ao meu coração em um momento muito definitivo.
Obrigado por ser uma delas e obrigado por lembrar-me de ser essa pessoa também. Ás vezes tenho algo que Deus coloca em meu coração e não tenho senso de urgência para compartilhar, sabe? Sendo que pode ser que tenha alguém,orando por uma resposta, pedindo um sinal, e o post pode ser isso para eles.
Para a sua meditação:
Por cujo motivo te lembro que despertes o dom de Deus que existe em ti pela imposição das minhas mãos.Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação.
2 Timóteo 1:6,7
Daniele Leite diz
Oi Gi, você é uma bênção que Deus me fez encontrar nessa blogosfera. Sou muito grata pela sua vida e por nossa conexão, mesmo que de longe. Você é uma amiga querida. Sei como é esse negócio da gente ficar inquieta com algo que fica matutando na nossa mente para ser compartilhado e Deus usa esses vasos de barro que somos nós para a glória dEle, por isso não devemos nos calar né?
Obrigada pelo versículo, Deus não deu espírito de covardia, mas de ousadia, precisamos sempre nos lembrar disso e não ter medo, contudo ter moderação como o versículo diz. Obrigada mil vezes. Deus abençoe muito sua vida!